Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0157b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/29/07 22:56:29
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
A água preferida (2)

Leva para a página anterior
Já em 30 de novembro de 1952 o fornecimento de água aos navios no porto de Santos era focalizado, em uma foto-legenda publicada pelo jornal santista A Tribuna (ortografia atualizada nesta transcrição):
 


Foto publicada com a matéria

PARA DAR DE BEBER AOS NAVIOS FUNDEADOS - O aparelhamento de um porto moderno compreende muitas coisas, mesmo as que o público não julga. Como essa da barca d'água, que vem dar de beber aos navios ancorados. Ancorados, principalmente, porque aos atracados, salvo quando querem suprir-se de água doce de um lado e outro, o fornecimento é feito pela instalação do cais.

No caso do nosso cliché, a barca Pilões, da Cia. Docas, está encostada a um navio atracado, passando-lhe o precioso líquido através de mangueira apropriada. Era esse um dia de canícula, e o navio, cheio de imigrantes, nem estava cheirando bem, e fôra preciso tomar muita água dos dois lados para suavizar a situação naqueles momentos e no prosseguimento da viagem.

A Cia. Docas tinha outra embarcação do gênero, que cedeu ao governo, durante a última guerra. Entretanto, a Pilões, sozinha, vai dando conta do recado no estuário, tanto mais, agora, que não há congestionamento no porto e, em conseqüência, filas de navios fundeados.

Leva para a página seguinte da série