Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0156w.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/28/14 22:26:53
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - GREVE! - LIVROS
1964: a perigosa unidade dos trabalhadores

Leva para a página anterior

Centro de importante movimentação de reforma social no Brasil, Santos se tornou conhecida como a Moscou Brasileira, em alusão à capital da Rússia e da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Por isso, foi especialmente visada pelos militares que assumiram o poder em 1964, na esteira de um golpe de direita destinado a "evitar o perigo comunista no Brasil". Intervenção em sindicatos, prisões em massa (até mesmo em um navio-prisão, o Raul Soares), perseguições, intervenção na Prefeitura, transformação do município em área de segurança nacional (com a cassação das lideranças políticas de esquerda), anulando por décadas a vida política, social e cultural da cidade, foram o castigo dado ao protagonismo que a cidade teve nas décadas anteriores.

Essas histórias são contadas, cinquenta anos depois, neste álbum-reportagem lançado em 11 de abril de 2014 pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região (que em suas pesquisas usou também as informações de Novo Milênio), com 52 páginas - clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo PDF correspondente (57,8 MB):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Capa do álbum

 

O lançamento foi assim registrado em página do Sindicato dos Bancários:

14 de abril de 2014
#MemóriaDaLuta
Lançamento da Revista e sessão da Comissão da Verdade são um sucesso

Em 11 de abril de 2014, depois de 50 anos da intervenção no Sindicato dos Bancários de Santos e Região pelos golpistas em 1964, a diretoria realizou uma sessão da Comissão Nacional da Verdade (CNV), na sede do Sindicato, com a presença do coordenador nacional do Grupo de Trabalho dos Trabalhadores da CNV, Sebastião Neto e Ivan Seixas (ex-preso político na Ditadura). Seixas integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos no golpe militar e a Comissão da Verdade/SP.

 

O ato reuniu cerca de 200 pessoas, entre estudantes, representantes de centrais sindicais, aposentados, trabalhadores presos políticos e familiares de perseguidos e presos pela ditadura, militantes de partidos políticos e representantes de movimentos sociais, que assistiram vídeo mostrando depoimentos de trabalhadores e familiares que sofreram com perseguições, prisões e torturas em 1964.

A mesa foi composta pela Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Eneida Koury; Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários e Secretário de Relações Internacionais da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora; Ivan Seixas; Sebastião Neto; Manoel Gabeira, da direção nacional da Intersindical; e Washington Carregosa, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região preso no golpe civil militar de 1964, que narrou como foi preso trabalhando na agência do Banco do Brasil, na rua XV de Novembro, centro de Santos.

Jovens do grupo da Companhia Teatral Arcádia e sua diretora Virgínia Nascimento vieram prestigiar com camisetas da peça teatral "Ditadura - Cárcere de Ideias".

Na ocasião, também foi lançada a revista: A "perigosa" unidade dos trabalhadores na "Moscou Brasileira", que aborda a organização dos trabalhadores no Fórum Sindical de Debates, o Navio Prisão Raul Soares e como a ditadura atingiu a categoria perseguindo-a de 1944 até 1976. Ao final todos cantaram de pé o hino da Internacional socialista.

O Famigerado Golpe Civil Militar faz 50 anos

"É muito importante resgatar a história daqueles que foram os protagonistas da luta de classe. A cidade de Santos foi fundamental nesse período da história, quando havia o Fórum Sindical de Debates, instrumento para a organização dos trabalhadores. É preciso olhar para o passado para construir um futuro mais justo e igualitário", ressaltou Big.

Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região
Postado por: Gustavo Mesquita e Fernando Diegues

 

 


Eneida Koury, secretária geral do Sindicato, faz a abertura do ato

 


Debates evocaram os 50 anos pós-1964

 

Companhia Teatral Arcádia está em cartaz com peça sobre a ditadura

 


Momento de grande emoção entre parentes de presos políticos da Ditadura de 64

Fotos publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série