Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0151g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/16/03 12:43:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes/navegação
Grum, o clube dos guindasteiros do porto

Fred Flintstone é seu símbolo. Afinal, mesmo pertencendo ao universo dos desenhos animados, foi o primeiro guindasteiro conhecido no mundo, tendo exercido suas atividades na Idade da Pedra, no lombo de um dinossauro. O clube? é o Grêmio Recreativo União dos Motoreiros (Grum), que foi destacado nesta matéria do Jornal do Porto de Santos, publicado em abril de 1984 pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp):

Imagem publicada com a matéria

Grum

A famosa figura rabugenta de desenho animado, Fred Flintstone, o primeiro guindasteiro que a história do homem tem conhecimento - o personagem trabalha numa pedreira na Idade da Pedra e seu guindaste é um dinossauro -, é o símbolo folclórico do Grêmio Recreativo União dos Motoreiros (Grum), o mais novo clube fundado no cais. Nasceu oficialmente no ano passado (N.E.: 1983), em março, para agrupar os 400 motoristas de guindastes da Companhia que antes estavam espalhados nas agremiações de outras categorias.

Os integrantes do jovem clube reúnem os cinco postos de motoreiros: posto 1 - Saboó; posto 2 - armazém 7/8; posto 3 - armazém 15; posto 4 - ao lado do armazém frigorífico; e posto 5 - Tecon. Demorou para ser criado justamente pela distância que dificulta o contato entre os trabalhadores de cada posto localizado. Mas nasceu.

Antigamente seus integrantes jogavam pelas categorias de funcionários do Departamento Pessoal, e a maioria tem mais de 30 anos de idade - portanto, veteranos em futebol. Foram os campeões do Codespão (N.E.: jogos olímpicos internos dessa empresa portuária) do ano passado e do Campeonato dos Portuários.

A agremiação começou a nascer no 1º Codespão, quando jogaram separados o 3 Quadro (nome de origem do clube) e a subestação 9 (classificação que já não existe mais, substituída pela designação de posto, depois que fizeram a transferência da subordinação dos motoreiros à Estação Elétrica para o Tráfego). Ganharam uma classificação muito abaixo do que poderiam render se estivessem agrupados. Passaram a se reunir para acabar com essa separação e tornaram-se fortes no futebol veterano.

Saque e bola - O Grum tem uma diretoria formada mais para efeito de representatividade, porque fundamentalmente funciona com uma equipe de colaboradores com representantes em cada posto. "Somos o clube do saque/bola. O que nós queremos é bola no pé e muita vitória", diz Odair Rodrigues Pimentel, o presidente. A agremiação não tem pretensões de agora aumentar o patrimônio. O trabalho da diretoria está em fortalecer a união dos motoreiros em torno dos campeonatos e estimular o espírito folclórico de seus componentes.

Destacam-se como bons violeiros e poetas da faixa do cais, como o Paulinho Preto que compôs um samba, música oficial do clube. Com orgulho, divulgam o Lamento Portuário, do Grum:

Alvorada no cais parece passarela
um desfile de lingada, caminhão, vagão, galera
nas noitadas se repetem esses cenários
com centenas de operários
respirando o pó do chão
e as lanças do guindaste
parecem porta-estandarte
fazendo evolução

Odair quis prestar esta homenagem ao colega Paulinho, que tanta alegria dava à categoria e que faleceu. A homenagem não ficará só aí. O clube pretende instituir um torneio ao compositor. Dentro das promoções, o Grum realiza bingos, jogos de snooker, buraco, sueca e dominó. No futebol, tão logo consigam as traves com seus patrocinadores, a Agenave, com o Benedito da Rocha que é quem lhes fornece todo material esportivo, iniciam o Torneio da Amizade às segundas-feiras, no lado direito do Canal 4. O torneio será disputado durante o ano inteiro, menos nas épocas de férias.

Eles não têm sede, mas não estão muito preocupados com isso. Funcionam na sala da chefia dos guindasteiros, onde o secretário-geral, Luiz Kecioris, trabalha. O restante da diretoria é composto pelo Wilson Batista, vice-presidente; Antônio Carlos Gomes, diretor de esportes; e João Carlos Cruz, diretor social. Os colaboradores de cada posto são: posto 1 - Salmo, Dalto, Fernandinho, Nivaldo, César, Índio; posto 2 - Milton, Zenon; posto 3 - Pimentel (o presidente), Renato, Simonal, Carrapa, Macal, Martins; posto 4 - Juarez, Nunes, Salgado, Machado, David, Vadeco, Manteiga; e, no Tecon - Ademar e Odair.

Para este ano, no III Codespão, lorde Rato já preparou o samba/grito de guerra do Grum. Eles prometem agitar as arquibancadas com muita festa e vitórias. "Somos o clube dos 11 jogadores, bola e garra. Com nóis ninguém pode", brincam os dirigentes Odair e Luiz, do "saque bola" - Grum.