Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0123e.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/03 19:39:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - KRIKRI
(5) Macho? Fêmea? Foca?

Leva para a página anterior

No dia 14/7/1977, outra reviravolta: surge a possibilidade do mamífero ser fêmea, não macho como se afirmava desde sua captura. Talvez, nem mesmo ser foca. O então futuro editor de Novo Milênio registrou nessa data, no Cidade de Santos:

A foca do Aquário pode ser uma fêmea

Apesar das declarações iniciais de que a foca recentemente doada ao Aquário Municipal seria macho, funcionários do Aquário aventuraram ontem a possibilidade de que o animal seja fêmea, explicando que normalmente se sabe o sexo desses animais após certo tempo, pela forma como se movimentam dentro do tanque.

Esses funcionários lembraram ainda que o animal poderia não ser uma foca, embora acreditem que seja um tipo gigante existente no pólo Sul. Além disso, pessoas que participaram da captura lembraram que, além da foca capturada, existia uma outra que, entretanto, não conseguiram pegar. Ainda não foi feita a classificação do animal, embora já tenha ido ao Aquário um técnico do Instituto de Pesca para essa finalidade.

Enquanto isso, continuam chegando cartas para participar do concurso "Escolha o Nome da Foca", que foi transformado em eleição do nome popular do mamífero, após a criticada decisão do prefeito santista de impor como nome oficial a denominação Farofeiro, lembrando uma campanha por ele promovida para afugentar da cidade os turistas que fazem piqueniques na orla da praia.

São estas as sugestões enviadas ontem para a eleição, que terminará amanhã à noite, quando uma comissão de membros do Cidade de Santos e especialistas em zoologia e animais marinhos fará a escolha do melhor nome:

Imigrante - sem justificativa (Célia Machado);

Fofinho - "por ser ele muito delicado e o nome também" (Luiz Alberto da Silva);

Fliper - "pois o próprio nome já diz - aventureira - e assim que acho que essa foca é macho" (Stella Maria de Bulhões Gonçalves)

Paulo Cesar - "em homenagem ao afilhado do Almirante Heleno Nunes" (Amando Nunes dos Santos - Cubatão).

O jornalista Francisco Vicente Aloise sugere Um estranho no ninho, "já que praticamente ela se encontra num ambiente diverso do seu original. Sugiro ainda o nome de O Ilustre Desconhecido ou Pomposo Solitário".

José Pedrosa envia sugestão de que a foca se chame Cabralino, e justifica: "em busca de novas terras para o enriquecimento de seu país, o corajoso e inteligente navegador português, Pedro Álvares Cabral, saiu mar afora e aportou na Bahia no dia 21 de abril de 1500. Assim também, não como ser humano e o mesmo propósito, é claro, Cabralino singrou mares distantes, em busca de refúgio e águas tranqüilas, para a reprodução de sua bela espécie, acostando em águas brasileiras até Guarujá, no dia 6 de julho de 1977. Em receptividades, homenagearam-no; e a banda tocou... É uma foca portuguesa com certeza.../Com certeza é uma foca portuguesa..."

Mais histórias de bastidores da política, na página 2 da edição de 15/7/1977 do jornal Cidade de Santos:

Vieira e a foca - Recebemos do ex-arenista João Carlos Vieira a seguinte correspondência: "Fato lamentável ocorreu em nossa turística cidade, quando do lançamento do recente concurso para a escolha do nome da foca, nova atração do Aquário Municipal.

"Apesar do povo ter aderido, e em geral as crianças, para o simpático concurso, tiveram o desprazer de serem colhidos pelo veto do sr. Prefeito Municipal, que fez prevalecer a sua sugestão, vingando o nome odiado pelos nossos poucos turistas - Farofeiro.

"O comportamento da autoridade municipal não chegou a causar espanto, visto estar acostumado a nomear e ser nomeado. O certo seria que a escolha se processasse em clima autenticamente democrático e não de forma totalitária como infelizmente se fez.

"São por essas pequenas coisas que o sr. prefeito se tornou antipático ao povo, apesar de seu esforço para criar uma gentil imagem.

"Não devemos privar, pelo menos as crianças, em escolher nomes de seus ídolos infantis; afinal de contas, todos nós já passamos por esse estágio. Assim, mais uma vez, levamos nossa opinião a V. Sª., na certeza de que se resume no pensamento de toda pessoa de bom senso e, em especial, das crianças. Atenciosamente, João Carlos Vieira".

Vieira e a foca - Aparentemente, a carta do sr. João Vieira, homem de tradições contestatórias (seu pai foi vereador de oposição) nada tem com política, mas a partir daí Vieira se definiu desligado definitivamente da Arena e pronto a assinar, logo mais, ficha do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

FocaMDB - Apesar de a bancada do MDB ter apresentado nestes 5 meses e meio de legislatura quase o dobro de trabalho na Câmara, muita gente está a fim de batizar a foca capturada dias atrás com o nome do partido. Alguns justificam, afirmando que, apesar da maioria no Legislativo, o MDB tem aparecido pouco e, como a foca, apesar de ser a maior atração do Aquário, poucas vezes sai da água para que os freqüentadores daquele logradouro público possam apreciá-la. "Essa foca é igual ao MDB santista, é a vedete mas não parece".

No dia 15/7, prossegue o concurso para a escolha do nome popular, como destaca nessa data o Cidade de Santos:

A foca vem permanecendo deitada na ilhota central do tanque ao ar livre, do Aquário

Foto: Cidade de Santos, 15/7/1977

Foca: mais sugestões de nomes

Enquanto a foca - macho ou fêmea - continua passando bem no Aquário Municipal, apesar de quase não comer os peixes que os tratadores lhe dão, continua o concurso promovido por este jornal para eleição do nome popular do mamífero, com inúmeras cartas chegando diariamente de vários municípios da região.

Como tem feito nos últimos dias, a foca continua deitada na ilhota central do tanque ao ar livre do Aquário, indiferente aos peixes que os tratadores jogam como alimentação (10 e 15 horas), enquanto o leão-marinho Macaé passeia pelo tanque atrás dos peixes, juntamente com as três tartarugas-gigantes que ali existem. Os funcionários acreditam que o corte na boca da foca, produzido quando de sua captura, no início da semana passada, que ainda não está curado, seja a causa do desinteresse pela alimentação. Também ainda não sarou o corte na nadadeira, provocado na mesma ocasião.

Segundo técnicos do Instituto de Pesca, não há em Santos especialistas neste tipo de animal devido à sua raridade, motivo pelo qual ainda não foi feita a classificação da foca.

Sugestões - Embora o prefeito municipal tenha decidido que o animal seria chamado oficialmente de Farofeiro - fato então muito criticado por toda a população, por frustrar o objetivo de um concurso que vinha sendo promovido, sobretudo junto às crianças -, continuam chegando cartas com sugestões para a escolha do nome popular do mamífero. O concurso, promovido por este jornal, será encerrado hoje, podendo as cartas ainda serem enviadas para a redação do CIDADE DE SANTOS, na rua do Comércio, 32, com nome, endereço completo e telefone (se tiver), nome sugerido para a foca e justificativa.

São estas as cartas e sugestões chegadas ontem à redação:

Carvalhinho - "é uma homenagem ao Exmº. Dr. Prefeito de Santos, Sr. Antônio Manoel de Carvalho, que não sei porque é contra esse tipo de concurso" (Haroldo de Souza Filho); o mesmo leitor envia outra sugestão:

Quim - "porque a foca foi encontrada nas proximidades de uma indústria química (Dow Química)". Pelo mesmo motivo, Haroldo sugere a denominação Foquim ("foca mais Química igual Foquim");

Phomonsmar - "Pho de Phocidae - família da foca; Mons - monstro; Mar - marinho" (Franky de Souza);

Coutinho - "é inteligente, mas... é foca... - Observação: se a minha sugestão não for premiada, passem-na, por obséquio, ao A. C. Magalhães - o da Esquina" - sugestão enviada por Hamnoni Mattos (ou anonimato). A sugestão foi entregue ao editor de Esportes, da coluna Futebol de Esquina.

Duas cartas - Helena Moraes Miranda havia escrito uma carta no dia 10, sugerindo o nome Fliper para a foca "porque é o nome de um golfinho ensinado que toda a garotada conhece e adora". Antes que ela enviasse aquela carta, surgiu a notícia de que o prefeito havia dado o nome à foca. Por esse motivo, juntamente com aquela, enviou outra, datada do dia 12, em que diz:

"Minha mãe, por falta de tempo, não pode ainda colocar minha carta no correio, para que eu participasse do concurso para dar um nome à foca do Aquário. Logo hoje que ela ia colocar minha carta, me prometendo que daria tempo ainda, vi no jornal que o prefeito batizou a foca e pôs fim ao concurso. Fiquei muito triste e creio que muitas crianças como eu, também. Não adianta; porém, mesmo assim eu estou pedindo prá mamãe pôr no correio esta nova carta, que fiz prá vocês prá que vejam a primeira que eu fiz com esperança de que o nome que escolhi - Fliper - fosse aceito".

No dia 16 de julho, o editor-chefe do jornal Cidade de Santos publicava duas notas na seção Bastidores do noticiário político:

Prefeito tem preferências - "O que vocês estão fazendo aqui? Eu quero é repórteres políticos. Vou dar um pau no Noé". Foi assim que o prefeito Antonio Manoel de Carvalho recebeu, ontem cedo, dois jornalistas que atendiam ao chamado de um de seus assessores de comunicações. Às dez horas, um dos comunicólogos do Paço acionou os dois jornais da cidade, pois, segundo disse pelo telefone, o alcaide pretendia responder ao vereador Noé de Carvalho (MDB), que falou, anteontem, da possibilidade, em breve, de um dilúvio, prevenindo a autoridade maior do município das enchentes que poderão ocorrer..

Prefeito tem preferências (II) - O prefeito, que parecia estar irritado, aproveitou o encontro com os dois jornalistas, e abrindo a porta de seu Gabinete - que estava em momento de grande reunião, com a luz vermelha acesa - falou sobre o "pau que vai dar no Noé", complementando com desabafos.

Dirigindo-se ao repórter de outro jornal, reclamou de uma matéria que considerou desagradável à sua administração. E voltou a falar de foca, dizendo: "É Farofeiro, e pronto. A menos que queiram dar o nome de Blandy"...

No mesmo dia 16, no mesmo jornal, a notícia:

A foca continua muito visitada no Aquário. E as dúvidas ainda persistem
Foto: Cidade de Santos, 16/7/1977

Hoje, foca terá nome popular

Enquanto o prefeito, indiferente ao apelo popular e às críticas à sua atitude, reafirmava seu firme propósito de chamar a foca do Aquário Municipal de Farofeiro, decidindo ser esse o nome oficial do mamífero recentemente doado àquela unidade pelo grupo de pessoas que o capturou em Guarujá, diversas cartas continuavam chegando para a eleição do nome popular do animal até ontem, prazo final.

As cartas para o concurso - transformado em eleição do nome popular após a intempestiva decisão do prefeito Antonio Manoel de Carvalho de frustrar a participação de adultos e principalmente crianças na escolha do nome - serão hoje julgadas por comissão de membros do CIDADE DE SANTOS e outros ligados ao estudo de animais marinhos, sendo o autor da melhor proposta convidado para o batismo da foca, a se realizar amanhã, no Aquário Municipal.

Foram estas as últimas sugestões apresentadas:

Peregrino - porque "ele empreendeu uma peregrinação e veio até Santos, a Terra da Caridade e da Liberdade, e aqui será visitado e admirado carinhosamente tanto pelos da terra como pelos que aqui vierem" (Gerson Antonio Martiniano - São Vicente);

Estrela - "justifico o nome como sendo mais uma luz a brilhar no cenário santista, alegria das crianças e uma imensa contribuição ao Turismo, pelo encanto que ela proporcionará" (Nelson de Castro - Centro de Saúde de Santos);

Marajoara - "uma boa recordação da Ilha de Marajó, onde existiu uma tribo que fabricava belas cerâmicas, o que contribuiu para tornar conhecidas outras atrações que por hora parecem esquecidas pelo turismo nacional. Essa tribo era dos índios Tumucumaques" (Daniel Amorim);

Rusalka - "que quer dizer Beleza do Mar" (Eugenia Antonia Kirchney);

Plutão - "em homenagem a um dos astros de nosso imenso universo. Outra sugestão: chamá-la de seu próprio nome como sendo muito original: a Foca, Phoka" (Giselda Batista - Vicente de Carvalho);

Vieirinha - "por questão de amizade com uma pessoa de meu relacionamento e muito parecida com o referido mamífero, gordinho, robusto e sossegado" (Pedro Fernando Perez - investigador do 2º Distrito Policial);

Paraiba - "na dúvida, se é macho ou fêmea, lembramos aquela música popular brasileira: Paraíba masculina mulher macho sim senhor". O mesmo remetente envia outra sugestão:

Tetéia - "pequeno brinquedo ou coisa com que as crianças se distraem" (João Farah - Cubatão);

Xereta - "pelo que tenho assistido em filmes naturais, trata-se de animal muito curioso e intrometido, daí justificando o apelido de Xereta. Acho que cai certinho para o novo hóspede do Aquário" (Zezinho Correia);

Xuxu - "sabe como eu batizaria a foquinha? Xuxu. Se for macho ou fêmea, chegou na hora certa. É um nome pequenininho e carinhoso de se falar. Desde criança ao mais velho, é o que se ouve no momento. Gostaria de visitá-la e chamá-la Xuxu-u? Meu nome é Ricardo Mesquita Moura, 12 anos";

Sapita - "pois a mesma tem muita semelhança com uma pessoa que eu conheço e que tem esse apelido. Você não acha que é um nome diferente e bastante sugestivo?" (Leila A. de Oliveira - Itariri);

Farofeira - "esta foca nada mais é que uma farofeira, pois estava na beira da praia tentando fazer seu piquenique, porém isso não foi possível devido à genial obra das muitas executadas pelo Digníssimo Prefeito de Santos, proibindo os farofeiros de proporcionarem algumas horas de lazer. Tanto é verdade que a pobre foca já está detida no Quartel General do Aquário. Lugar de Farofeiro é na sua própria casa" (Maria de Souza Alcântara).

Protesto - "Escrevo como protesto à atitude do senhor prefeito, que não se sabe por que procura ser tão antipático ao povo. Gostaria que seu jornal promovesse um concurso, para saber quais as necessidades mais urgentes do povo santista, pois só assim talvez o prefeito tomasse conhecimento. Sou santista de nascimento, eleitora nesta cidade e tenho apartamento aqui, pelo qual pago impostos devidos, como todo cidadão que aqui vive. Morando em São Paulo há 6 anos, onde só encontro amigos e pessoas de bem, fico envergonhada ao saber da atitude do senhor prefeito ao chamar as pessoas que aqui vêm, para passar um dia agradável, depois de semanas de trabalho, de farofeiros, e ainda dar nome a um animal - que afinal não tem culpa de ter ido parar no Aquário Municipal, apesar de boa vontade de quem fez a doação - o mesmo nome".

Esse é um trecho da carta enviada por Liliana Santos Passos, do bairro do Ipiranga, Capital, que continua dizendo: "o prefeito deveria olhar com mais atenção a outros problemas, como o da condução, da limpeza de bueiros e outros, também de importância para o povo. Em vez de ficar chamando os turistas domingueiros de farofeiros, o prefeito deveria, isto sim, dar comodidade a essa gente, construindo sanitários e, já que ele não quer que sujem as praias, deveria dispor de uma área só para esse fim, pois a praia é muito grande e com boa vontade daria para todos, pois estes farofeiros, como diz o senhor prefeito, também são seres humanos e como tal merecem o respeito de todos. Com pesar pela atitude do prefeito, que deveria respeitar para merecer o respeito da população, despeço-me..." No mesmo envelope vem a carta de Ana Maria Santos dos Passos, de 10 anos, que sugere o nome Fofinho, "mas como há dúvida de que a foca seja menina, vou sugerir que dêem o nome de Xereta, porque esta foquinha veio xeretar as praias de Guarujá".

A jornalista Luciana Reda Claro sugere o nome de Pimentinha para a foca, "lembrando o colega que vem acompanhando o assunto e também pelo comportamento normal da foca, semelhante ao personagem de um filme da televisão".

Balanço do concurso - Foram estas as sugestões enviadas à redação do Cidade de Santos, no concurso para escolha do nome da foca do Aquário Municipal, que chega ao final, após movimentar todos os setores - político, esportivo, policial e o público em geral - não só de Santos, mas também de São Vicente, Guarujá, Cubatão, Itariri e São Paulo:

Alberto Roberto, Alcebíades, Atchin, Bagunça, Balanoglossus, Bebê Diabo, Béker, Boa Vinda, Bolota, Bonitão, Brasileirinho, Cabralino, Caçaroba, Carvalhinho, Cascão, Chaplin, Chiquinho, Cláudio Coutinho, Corintiano, Coutinho, Dadá, Dino, Dino Cézar, Dona Xepa, Dow, Dowk, Encontro, Escupira o Monstro Marinho, Estrela, Excelsior, Falcão, Farofeira, Fifo, Fliper (4 sugestões), Flop, Floquinho, Focadélica, Focão, Fóc-Fóc, Fócrates, Fofinho (4 sugestões), Fofoca, Fofura, Foquim, Fréd, Fujão, Geraldão, Gibão, Gilbran, Guarú, Hérnie, Homo, Idi Amim Dada, Imigrante, Intruso, João Bobo, Joca, José Bonifoca, Juliano, King Foca, King-Kong, Krikri, Lord, Lorina, Lorino, Lúcio, Lutz, Mamaliferousbraz, Marajoara, Marco Polo, May Towr, Meningexerxes, Netuno, Odorico, O Ilustre Desconhecido, Otaridae, Papillon, Paraíba, Paulo César, Pedro Di Lara, Peregrino, Phocidae, Phoka, Phomonsmar, Pixinguinha, Pimentinha, Pluft, Plutão, Pomposo Solitário, Pó-pó, Quim, Rane, Rock, Rusalka, Salty, Santão (2 sugestões), Sântar, Sapita, Sexta-feira, Sputnik I, Tetéia, Tremendão, Um Estranho no Ninho, Vadinho, Vieirinha, Xereta (2 sugestões), Xuxu (2 sugestões) e Zezinho.

Pelo telefone - Pouco antes do encerramento, vieram pelo telefone três sugestões para o concurso: Salty - "antes, dava um filme na televisão e o nome da foca do filme era esse" (Anderson de Souza, 11 anos); Bolota - "porque é gordinha e igual à Bolota da revista" (Dorcas Luiz Aloise - Itariri); e Caçaroba - "é parecidíssima com um nissei que conheço" (Maria Lúcia Ferreira - Itariri).

Leva para a página seguinte da série