Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0123b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/03 19:32:17
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - KRIKRI
(2) O concurso do jornal

Leva para a página anterior

O depois editor de Novo Milênio passou a acompanhar o assunto da foca e publicou no dia seguinte (sexta-feira, 8 de julho de 1977), no mesmo jornal Cidade de Santos, o convite à população santista:


O CIDADE DE SANTOS e o Aquário Municipal estão lançando um concurso para escolha do nome (texto e foto publicados no jornal Cidade de Santos em 8/7/1977)

Aquário e CS procuram um nome para a foca

"ESCOLHA O NOME DA FOCA' - é o tema do concurso que o CIDADE DE SANTOS e o Aquário Municipal lançam em conjunto, para escolher o nome do novo mamífero obtido pelo Aquário, encontrado nas proximidades da indústria Dow Química de Guarujá, na manhã de 6 de julho. A nova atração é uma foca-macho com 1,80 metro de comprimento, pesando aproximadamente 250 quilos, e que já está no tanque ao ar livre do Aquário, juntamente com Macaé, o leão-marinho, e três tartarugas gigantes.

Segundo o administrador do Aquário, Arnaldo de Oliveira, o animal está bem de saúde e deverá vir um técnico do Instituto de Pesca classificá-lo. De acordo com as informações do administrador, o animal está resistindo bem à diferença de clima, embora seja característico das águas árticas. Arnaldo de Oliveira explica que possivelmente ele tenha vindo até aqui por meio de correntes marinhas, ou mesmo seguindo algum barco de pesca que lance restos de peixes ao mar. Como as focas aparecem periodicamente na costa brasileira e mesmo uruguaia e argentina, é difícil se determinar sua procedência.

Não está havendo grande problema em sua adaptação ao novo ambiente, e Arnaldo conta que é normal até os primeiros quinze dias o animal não comer, embora esta foca deva demorar menos para começar a se alimentar, em virtude do exemplo dado pelo leão-marinho, que com as tartarugas coabita o tanque. Entre os animais o relacionamento ainda é um pouco tenso, estando ambos um pouco tristes e ressabiados, não se aproximando ainda um do outro.

"Demos um balde inteiro, em vez de meio balde, nos primeiros dias, para ver a reação dela, quanto ela vai comer. Por enquanto ainda não começou, mas quando a fome apertar, ela vai procurar o alimento", conta o administrador do Aquário.

Quem desejar apresentar sugestões de nomes para a foca, poderá enviar envelope contendo nome, endereço completo, telefone se tiver, e o nome da foca, com justificativa. As cartas devem ser entregues na redação deste jornal, à rua do Comércio, 32.

Os nomes serão submetidos a julgamento por uma comissão formada por membros do jornal e pelo administrador do Aquário Municipal, Arnaldo de Oliveira. Até o dia 15 serão aceitas sugestões, ocorrendo no dia 17 de julho o batismo da foca, lembrando-se ser espécime macho. O vencedor participará do batismo dessa nova atração do Aquário.

E as sugestões começaram a aparecer, como Vadinho, lembrando o personagem do filme "Dona Flor e Seus Dois Maridos", King Kong, homenageando outro personagem de filme.

Mas as gozações também começaram: na coluna Quebrando o Sigilo, publicada pelo editor do noticiário policial do jornal, Abissair Rocha, surgia no dia 9/7 a nota: "Há um concurso para escolha do nome da foca capturada em Guarujá e que agora está no Aquário Municipal. Pelo menos nos meios policiais, por unanimidade, o nome escolhido foi Santão. Dizem que a foca é inteligente e escorregadia, tal qual o tira que tem o mesmo apelido".


No Aquário, foca espera um nome (publicado em 11/7/1977 no jornal Cidade de Santos)

Leva para a página seguinte da série