Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107w1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/09/10 11:34:23
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (23-b)

Leva para a página anterior
Inaugurado em 14 de dezembro de 1960, o Cine Indaiá seria extinto a partir de 2004, com a demolição do prédio no início de 2007. Nesta notícia do jornal santista A Tribuna registrou, em 31 de agosto de 2004, foi registrado - na primeira página e na página B-4, o empreendimento que seria iniciado no lugar do antigo cinema, então já subdividido em cines Indaiá 1 e 2:


CONFIRMAÇÃO de um novo empreendimento na Av. Ana Costa faz com que os cines Indaiá 1 e 2 tenham destino indefinido

Foto: Marcelo Justo, publicada na primeira página, com a matéria original

 

IMPASSE

Cines Indaiá 1 e 2 estão ameaçados

A venda do imóvel que abriga as salas deixa o destino dos cinemas indefinido

 

Da Reportagem

Está confirmado. Foi realmente vendido o prédio do Hotel Indaiá, na esquina da Av. Ana Costa e Rua Luís de Faria, onde estão localizados os cines Indaiá 1 e 2. Até o final do ano, os novos proprietários devem definir a utilização que darão ao imóvel. Assim, a situação dos cinemas, por enquanto, está indefinida.

A informação vem do escritório de advocacia que ultima a negociação. Pedindo para não ter divulgado o seu nome e mantendo em sigilo o grupo que adquiriu o prédio, o advogado que regulariza a documentação garante que o empreendimento continuará servindo ao turismo e ao entretenimento: "No momento, estou regularizando a documentação para, entre o final de setembro e o início de outubro, assinar a escritura".

O advogado também adianta que o grupo está investindo na Cidade. "Até o final do ano nada será definido em relação ao que vai funcionar no prédio. Sei que as pessoas estão preocupadas com os cines Indaiá, mas logo que possível vamos entrar em contato com Toninho Campos para uma conversa".

 

A Cinemas de Santos tem recorrido à Justiça para renovar aluguel

 

Toninho Campos, responsável pela programação e marketing da Cinemas de Santos (que administra os dois cines Indaiá), diz que não recebeu confirmação sobre a venda do prédio: "A nossa empresa tem um contrato de participação com a LCA (Luiz Carlos Azevedo) e tem recorrido à Justiça para garantir a renovação do aluguel das salas. Há oito anos estou na Justiça com ação renovatória de aluguel. Por duas vezes, obtive ganho, mas agora não sei em que pé as coisas vão ficar".

Por causa desse impasse, Toninho disse que não pôde reformar as duas salas: "Como reformar algo que não é meu e ainda por cima brigando com o proprietário?". Se realmente não houver acordo entre a Cinemas de Santos e os novos proprietários, contará apenas com as cinco salas da Empresa Cine Roxy Ltda.

A quinta sala, construída com recursos do BNDS, foi inaugurada recentemente e conta com 417 lugares: "Ela fica na mesma posição que o antigo Roxy, possuindo uma tela de 175, metros e som no teto. Para o espectador, a impressão é de que está usando fone de ouvido".

Mais do que um empresário, Toninho é um apaixonado pela arte do cinema e está sempre buscando inovar para tornar suas salas o mais modernas possíveis. Isso tem garantido a ele um bom retorno de platéia: "Os donos de cinemas pelo Brasil ficam de olho nos nossos números, pois temos feito mais público do que outros empreendimentos com mais sala do que a Gonzaga Cinemas. O filme Colateral, por exemplo, nos deu o maior público da região".


Grupo que comprou o imóvel diz que o empreendimento servirá ao turismo e ao entretenimento

Foto: Marcelo Justo, publicada com a matéria

Hotel - Eduardo Conde Bandeira, secretário de Turismo, diz que tem informação de que o prédio será reformado e transformado em um hotel quatro estrelas: "Acho isso ótimo, pois significa investimento em nossa Cidade e geração de mais empregos. Quanto ao destino dos cinemas, já não sei o que acontecerá".

O secretário torce para que o imóvel onde funcionavam os cines Iporanga também dê lugar a um hotel: "Temos um grande centro de convenções e quanto melhor a nossa rede hoteleira, mais incentivo teremos para o turismo de negócios, com realização de congressos. Isso significa grandes negócios, dinheiro e um movimento intenso na Cidade".


Quinta sala do Roxy tem 417 lugares e tela de 17,5 metros

Foto: Marcelo Justo, publicada com a matéria

A respeito, o Diário Oficial de Santos registrou, na edição de 24 de agosto de 2005, página 4:


O cinema será demolido para ampliação das instalações do hotel

Foto: Marcelo Saitta, publicada com a matéria

Fams preserva imagens e história do Cine Indaiá

Um prédio residencial de alto luxo, com 35 andares – o mais alto de Santos - será construído em parte da área onde hoje se encontra o Cine Indaiá, que será demolido para ampliar e modernizar as instalações do hotel, cuja construção data de 1954. O imóvel que abriga os dois equipamentos, assim como uma casa da Rua Luiz de Faria, anexa ao cinema, foi adquirido recentemente pela construtora e incorporadora Belomar, do Riviera Grupo, que dessa forma inicia suas atividades no Município.

Para preservar a história do cinema, inaugurado no início da década de 1960 com o épico Os 10 Mandamentos, de Cecil B. DeMille, estrelado por Charlton Heston e Yul Brynner, a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) obteve autorização do grupo para fotografar instalações e máquinas, processo que teve início na tarde de segunda-feira.

Última sessão - A última sessão do Cine Indaiá ocorreu dia 1º, com a aventura Batman Begins, dirigido por Christopher Nolan, com Christian Bale, Morgan Freeman e Michael Caine no elenco.

A demolição da área ocupada pela sala de projeções do Indaiá 1 deverá ser realizada em outubro e concluída em 30 dias. O lançamento do empreendimento pela Belomar está previsto para o início do próximo ano.

Leva para a página seguinte da série