Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/28/07 21:39:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (22)

Leva para a página anterior
Relativamente discreta, em comparação com o início de funcionamento de outros cinemas santistas, a inauguração do Cine Roxy ocorreu em 15 de março de 1934, com a apresentação do filme Cântico dos Cânticos, assim anunciada no jornal santista A Tribuna, em página inteira (página 10), nessa mesma data:
 


Imagem: reprodução da página 10 de A Tribuna de 15/3/1934




Imagens: detalhes da página 10 de A Tribuna de 15/3/1934

No dia seguinte, uma sexta-feira, 16 de março de 1934, o mesmo jornal santista A Tribuna publicou (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da página 10 de A Tribuna de 15/3/1934

A inauguração do Cine Roxy, ontem, com o Cântico dos Cânticos

Perante grande assistência, foi inaugurado, ontem, conforme vínhamos noticiando, o confortável Cine Roxy, localizado à Avenida Ana Costa, proximidades do Gonzaga.

Serviu para a inauguração de mais essa moderna casa de diversões o belo filme Cântico dos Cânticos, interpretado por Marlene Dietrich, ao lado de um pugilo de artistas de renome na cinematografia moderna.

A vasta platéia do Roxy, artisticamente enfeitada com flores naturais, oferecia agradável aspecto, tendo a película exibida agradado sobremodo ao público, que encheu literalmente as duas sessões.

A sala do Cine Roxy é iluminada gradualmente pelo sistema indireto, estando os focos luminosos, em número de 1.200, encaixados engenhosamente nas paredes e no forro, a exemplo do que está sendo adotado nos centros de diversões das grandes metrópoles, possuindo a vantagem de não prejudicar os órgãos visuais dos espectadores.

A lotação do Roxy é de 1.270 poltronas, medindo a platéia 41 metros de comprimento, 9 de altura e 18 de largura.

A sala de espera é, também, vistosa, guarnecida, como se acha, de custosos espelhos de cristal, mapples estofadas etc.

A parte higiênica mereceu dos construtores do Cine Roxy especial cuidado. Assim é que a aeração do ambiente, isto é, da sala de espetáculos, é feita pelo processo mais moderno da física, por meio de aparelhos internos e externos de aspiração e expiração.

Por esse sistema, o ar viciado é expulso pelos respiradouros colocados na parte superior do edifício, dando lugar à constante invasão de ar fresco e puro no ambiente, por meio dos respiradouros colocados no piso.

O piso é todo de azulejos artísticos, cobertos com riquíssimos tapetes.

Castigada - Uma das belezas de Hollywood - Helen Twelvetrees - muito mais do que os seus dotes físicos, tem no filme Castigada ensejo de exibir suas qualidades de artista consumada.

Na próxima segunda-feira, os fãs terão oportunidade de apreciar, na tela do Cine Roxy, cenas de empolgante dramaticidade, com Helen Twelvetrees, ao lado de Bruce Cabot, figura de justo relevo no cast deste filme.

Leva para a página seguinte da série