Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0099b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/31/03 18:35:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ORLA
Santos tem o maior jardim praiano do mundo-2

Muitas espécies de plantas garantem floração o ano inteiro

Leva para a página anterior

No dia 13 de dezembro de 2003, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria:

Protagonistas de um espetáculo na orla

Flores, de espécies e cores diversas, tornam ainda mais exuberante o maior jardim de orla do mundo. Beleza que, muitas vezes, passa despercebida pelas milhares de pessoas que freqüentam a praia diariamente. Por toda parte que se passe, lá estão elas, deixando o caminho mais alegre com um colorido que contagia, tranqüiliza e acaba com qualquer baixo-astral.

COLÍRIO - Mais de 50 espécies de flores e folhagens fazem parte do jardim,
tratado com extremo cuidado
Foto de Walter Mello, publicada com a matéria

Beleza do jardim da orla passa despercebida

Nem todos mostram interesse de parar e admirar o encanto e a variedade de cores

Da Reportagem

Quando vão à praia para tomar sol, nadar, caminhar ou correr, muitos santistas deixam passar despercebida a beleza das flores que enfeitam o jardim da nossa orla.

Por toda parte que se passe, lá estão elas, deixando o caminho mais alegre com um colorido que contagia, tranqüiliza e acaba com qualquer baixo-astral. Para que os 813 canteiros que seguem do José Menino até a Ponta da Praia estejam sempre bonitos, 40 pessoas da Coordenadoria de Parques e Jardins (Coparq), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), trabalham todos os dias, em horário integral.

Entre as tarefas da equipe, que se dedica exclusivamente à praia, estão a limpeza dos canteiros, o corte da grama, poda, adubação, plantio e a produção de mudas.

O gosto que alguns jardineiros demonstram pelo que fazem talvez seja o segredo do viço do jardim, que está incluído no Guiness Book por ser o maior jardim de orla do mundo, com seus 5.314 metros de extensão.

"Eu defino meu trabalho como uma terapia. Lido com as flores, de frente para o mar. Esqueço até das dívidas", afirma João Alves de Mendonça Neto, que há 16 anos trabalha no jardim da orla.

Mendonça Neto chega a fotografar as plantas durante todas suas fases, desde o plantio até quando as flores começam a brotar, e monta murais que exibe com orgulho. "Me sinto honrado em trabalhar aqui. Este jardim está cada vez mais bonito".

Também jardineiro, Voluciano dos Santos, que cuida do jardim da orla desde 1978, afirma com convicção que o trabalho dá mais prazer a cada dia que passa. "Porque o jardim está sempre ficando mais bonito. Como gosto do que faço, sou interessado em me aprimorar e aplicar meus conhecimentos, já que cada planta exige um cuidado diferente", diz Santos.

Mais de 50 espécies de flores e folhagens fazem parte do jardim da orla, sendo que as mais predominantes são os lírios e os biris (conheça algumas nos quadros). Mas há ainda coreopsis, azulzinha, mavavisco, roheo, iresine, boa-noite, abacaxi, entre outras.

De acordo com o coordenador da Coparq, João Luiz Cirilo Fernandes, a tática para fazer com que toda a população cuide do jardim, e não apenas a equipe responsável, é deixá-lo o mais bem cuidado possível. "Se você vê um monte de lixo no chão, não vai ver muita diferença em jogar um papel de bala a mais. Se está tudo muito bonito, a pessoa se sente até constrangida em estragar. E está dando certo. As pessoas elogiam", garante Fernandes.

Segundo ele, que está no cargo há seis anos, um problema que a equipe enfrentava era o dos atletas que insistiam em fazer cooper sobre a grama. "A solução foi colocar canteiros de flores no meio do caminho, desviando o pessoal para a calçada. A situação foi resolvida".

Colorido - Fernandes detalha que a inserção de um número sempre maior de cores no jardim não vem acontecendo por acaso. Novas espécies chegam constantemente. "Antes, o verde predominava. Para acabarmos com o monocronismo, estamos contando com a assessoria do paisagista Oswaldo Casasco, que também capacitou os funcionários com cursos de jardinagem, mudando a forma de trabalho do pessoal".

A espécie Zínia é uma das quais o coordenador cita como das mais recentes. Algumas mudas são cultivadas no Jardim Botânico, mas a maioria cresce ali mesmo, nos canteiros da praia, sob a supervisão dos jardineiros".

Histórico - A idéia de construir o jardim foi do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito, que fez um estudo em 1914 sobre o assunto. Em 1920, alguns jardins começaram a aparecer no Gonzaga e Boqueirão, como explica o coordenador Fernandes.

O primeiro projeto foi elaborado entre 1935 e 1939. "Mas as curvas do jardim foram desenhadas em 1960 pelo agrônomo Armando Martins Clemente. A partir daí surgiram as estátuas e monumentos".

Além das flores e folhagens, ainda estão no jardim 900 árvores de 25 espécies,
predominando o chapéu-de-sol; e 1.096 palmeiras, de 21 espécies.

Os jardineiros João Alves (de boné) e Voluciano chegam a considerar o serviço uma terapia
Foto de Walter Mello publicada com a matéria

SAIBA MAIS

Pessoas interessadas em saber o nome de determinada espécie encontrada no jardim da orla, ou que queiram orientações sobre técnicas para plantio e cultivo de cada uma delas, podem obter as informações na Coordenadoria de Parques e Jardins. A equipe não fornece nem vende mudas de flores. Mais detalhes no telefone 3203-2905 ou à Rua João Fracarolli, s/nº, no Jardim Bom Retiro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Espécies

Fotos de Walter Mello publicadas com a matéria:


LÍRIO - Em tons de amarelo e laranja, a flor é utilizada para ornamentação,
sendo cultivada ao sol. Atinge entre 40 e 50 centímetros de altura
e floresce de duas a três vezes por ano. É originária da Europa


BIRI - Cultivada a pleno sol, a espécie chega a 1,5 metro de altura e floresce durante todo o ano. Originária da América, está no nosso jardim nas tonalidades vermelha, amarela e laranja


BELA-EMÍLIA - Originária da África do Sul, tem entre um e dois metros de altura,
enfeitando o jardim com flores de cor branca-anil-azulada.
As floradas duram longos períodos e são quase perenes


ZÍNIA - Em tons de vermelho, rosa, amarelo e branco,
a flor da zínia tem diferentes formatos e seus galhos chegam a 70 centímetros.
Vinda da América Central, a espécie floresce durante todo o ano


LANTANA - O arbusto, originário das Antilhas, tem florada perene
e mede entre 0,5 e dois metros. Muito visitada por borboletas,
a lantana pode ser encontrada nas cores amarela, branca, laranja e rosa


ESPIRRADEIRA - Com até 3,5 metros de altura, o arbusto é originário do Mediterrâneo.
Suas flores nascem mais na primavera e no verão,
e podem ser brancas, rosas, vermelhas ou amarelas

Leva para a página seguinte da série