Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0084f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/24/08 23:54:39
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - BOLSA DO CAFÉ
Um palácio para o Rei Café (7)

Leva para a página anterior
A utilização do terceiro andar do prédio da Bolsa de Café de Santos era o assunto em 24 de outubro de 2007 no jornal santista A Tribuna, (páginas 1ª e A-8):
 


BOLSA DE CAFÉ - Com a entrega das chaves do 3º andar, pela Secretaria de Estado da Fazenda, a Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil quer implementar obras e dinamizar os espaços no prédio histórico

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

BOLSA DE CAFÉ
Terceiro andar passará a associação

Setores da Secretaria de Estado da Fazenda ocuparão apenas um pavimento do prédio

Da Redação

A Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil deverá tomar posse, até início de novembro, do terceiro andar do prédio da Bolsa Oficial de Café. A entrega das chaves do espaço será feita após a transferência de setores da Secretaria de Estado da Fazenda para o prédio do órgão estadual localizado na Praça Antônio Telles, também no Centro.

Segundo o diretor regional da Secretaria de Estado da Fazenda, José Adriano Pereira, as chaves do terceiro andar deverão ser entregues nas próximas semanas, após a retirada de alguns equipamentos. "E a sala do térreo será liberada até o final de novembro".

A cessão do espaço foi autorizada pelo Estado no ano passado (N.E.: em 2006). O decreto que oficializou o repasse foi publicado no dia 21 de setembro no Diário Oficial do Estado.

Na ocasião, o diretor de Desenvolvimento da associação, Eduardo Carvalhaes Júnior, afirmou que iria aguardar pela formalização do repasse para dar prosseguimento aos estudos que iriam detalhar o projeto de ocupação.

Conforme Carvalhaes Júnior, o projeto de ocupação está sendo feito. "A idéia é aumentar a área da biblioteca, comunicação e pesquisa. Também vamos ampliar a área para exposições temporárias e palestras".

Além dessas mudanças, o projeto inclui a reativação do antigo auditório e do restaurante do Clube da Bolsa, freqüentado até meados do século passado pela elite do comércio cafeeiro de Santos. Como Carvalhaes explicara quando da publicação da cessão do espaço, a intenção é que a administração do restaurante seja terceirizada, a exemplo do que já ocorre com o café que funciona no térreo do prédio, e a renda seria revertida para a manutenção do museu.

Também está prevista a preservação da sala da presidência e da ante-sala da Bolsa Oficial de Café e Mercadorias de Santos (Clube da Bolsa), dando continuidade ao resgate histórico do edifício.


Projeto inclui a reativação do antigo auditório e do restaurante
Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria

Destaques

Ocupação - O terceiro andar do prédio da Bolsa Oficial do Café era ocupado por departamentos da Secretaria da Fazenda, que também utilizava o segundo andar do imóvel - onde permanecerão em atividade três unidades da Secretaria da Fazenda.

Mais espaço - Com o terceiro andar, a Associação dos Amigos do Museu dos Cafés do Brasil passará a ocupar cerca de 70% do prédio da Bolsa Oficial de Café - atualmente, ela ocupa 46%.

Leva para a página seguinte da série