Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0074c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/02/08 13:05:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Semafórico funcionava no Monte Serrat (3)

Leva para a página anterior
Ainda existem, embora desguarnecidas, as últimas instalações do Serviço Semafórico de Santos, no alto do Monte Serrat (no último andar do prédio do ex-cassino). O serviço semafórico, entretanto, não se extinguiu. Apenas se modernizou, mudando para a Ponta da Praia. Mas esta matéria, do extinto jornal diário Cidade de Santos, de um sábado, 11 de maio de 1985 (página 9), ainda alcança o serviço em funcionamento no lugar antigo:
 

O serviço é ininterrupto e essencial ao porto
Foto: Antonio Moreira, publicada com a matéria

A atuação marcante do Semafórico

Todas as entidades que estão de alguma forma ligadas às atividades portuárias certamente pelo menos uma vez já precisaram de informações do Serviço Semafórico de Santos. Nenhum navio entra ou sai do porto sem que ele tome conhecimento e, assim que os navios surgem ao largo, o posto de observação instalado no Monte Serrat registra a presença: dia e hora com precisão britânica.

Embora seja uma empresa particular que obteve licença do Ministério da Marinha para operar em 1921, o Semafórico tornou-se uma instituição. Como atua 24 horas, sábados, domingos e feriados inclusive, a Delegacia da Receita Federal passou-lhe a atribuição (através de portaria) de conceder o número de manifesto dos navios que passam pelo porto santista. Esse número é essencial para a documentação que a Receita fornece à embarcação.

Aparentemente, o Serviço é simples: assim que o navio entra na barra, o Semafórico anota o horário exato para fornecer à agência e a todos os interessados (praticagem, Capitania etc.). Lá estão registrados em livros todos os navios que passaram pelo porto de Santos: basta dar a data correta, que a embarcação será localizada. Assim como o nome da agência que a representa em Santos naquela viagem.

Só para ser ter uma idéia da importância desta atividade, há pouco tempo uma armadora estava em litígio com a seguradora. O juiz solicitou então as informações ao Semafórico, que ao dar o dia e a hora em que o navio se encontrava no porto possibilitou que o magistrado constatasse quem estava com a razão. Quem ganhou, o funcionário do Serviço não sabe, mas ele lembra que essa solicitação oficial da Justiça demonstra a credibilidade que tem o Semafórico.

Como começou - O Serviço foi criado pelo sr. Waldemar Dias Martins, em 1921, e ganhou esse nome - Semafórico - porque funcionava através de sinais, que eram balões onde se viam estampadas as bandeiras dos países a que pertenciam os navios. Com o desenvolvimento tecnológico, a popularização do telefone, os balões foram aposentados e o nome permaneceu.

Como a comunicação é o forte do pessoal do Semafórico, eles criaram depois o boletim, distribuído aos assinantes todas as manhãs e onde se encontra todo o movimento de navios: procedência, destino, consignação e o telefone das agências que os representam. Entradas, saídas e as esperadas. O passo seguinte foi a criação do serviço de rádio, que agilizou ainda mais as atividades. Ele entrou em operação em novembro passado e já está operando o sistema de informações do porto por telex também.

Curiosidades - Nesses 64 anos de existência, muita coisa curiosa acontece, mas o pessoal pouco guarda na memória porque as atividades são contínuas e não dá tempo para nada. Mesmo assim, um deles conta que o maior problema que eles encontram diz respeito ao nome dos navios estrangeiros. Esquisitos, como classifica um dos funcionários do Semafórico, mas na verdade não deixam de ostentar nomes feios - pelo menos na forma de pronunciá-los.

Ou então, como aconteceu certa ocasião em que uma pessoa ligou querendo informações sobre um "navio rodoviário". "Se a gente não tivesse prática, acabava fazendo uma tremenda confusão; mas felizmente, numa consulta desse tipo, vale a experiência. E eu logo percebi que se tratava do Autoestrada (do Lloyd)". Coisas como essas acabam quebrando a rotina.

Assim, o pessoal mantém uma familiaridade com o nome dos navios. Eles sabem tudo a respeito e não há possibilidade de engano. Do alto do Monte Serrat ou do posto da Ponta da Praia - de onde têm uma privilegiada visão do que ocorre na entrada do canal, o Serviço Semafórico de Santos executa um serviço de utilidade pública, na medida em que atende não apenas a entidades usuárias do porto, assinantes, mas todos os que necessitam de informações sobre o movimento do Porto.

Leva para a página seguinte da série