Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067v.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/07/13 13:10:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio Mix/Kiss FM

Kiss FM: prefixo: ZYU 735 - 90,1 MHz

Leva para a página anterior

Sobre essa emissora santista (mas com concessão para Mongaguá/SP), foi publicada esta matéria no semanário santista Jornal da Orla, edição de 11 e 12 de novembro de 2006:


RÁDIO MIX NO AR - Transmitindo em 90,1 MHz, a Rádio Mix FM
inicia suas atividades na Baixada Santista
Foto: Alex Almeida, publicada com a matéria

COMUNICAÇÃO
Novidade no ar

Apostando no público jovem, a rádio Mix FM começou a transmitir sua programação oficialmente na quarta-feira, dia 8, na frequência 90,1 MHz, após sete meses operando em caráter experimental.

O funcionamento da Mix FM em Santos deve-se à parceria com a rede nacional Mix e o jornalista Pedro Emílio, que adquiriu um canal de FM em Santos, após vencer concorrência pública.


Após operar em caráter experimental...
Foto: Alex Almeida, publicada com a matéria

Segundo ele, o objetivo é trazer para a Baixada Santista a programação de qualidade que fez da Mix FM a emissora voltada ao público jovem que mais cresceu nos últimos anos. "Também planejamos realizar um programa de debates no horário da Voz do Brasil (de segunda a sexta-feira, das 19 h às 20 h), trazendo informações jornalísticas de interesse público", explica.

Segundo o diretor da rede de rádio Mix, Lui Riveglini, a emissora investirá para atender o público jovem. "A emissora será voltada para o público jovem (de 15 a 29 anos) de classes A, B e C. É o que mais cresce, além de ter grande capacidade de consumo", explica.


...a Mix FM começou sua transmissão oficial na Baixada Santista, na freqüência 90,1 MHz
Foto: Alex Almeida, publicada com a matéria

A programação conta com humorísticos e musicais. Os de maior sucesso da rádio Mix são o No Break (duas horas de música sem intervalos comerciais), Chuchu Beleza (humorístico em que o produtor Felipe Xavier interpreta vários personagens); Top Mix (as dez músicas mais pedidas) e Casseta e Planeta (com os comediantes "globais" no comando do programa).

O diretor diz que parte da programação será de caráter nacional e outra parte voltada ao público regional. Ele explica que, a partir de pesquisas, sabe-se que os jovens costumam ouvir as mesmas bandas ou os mesmos tipos de música, independente de sua localização no país. "Geralmente, quando uma banda faz muito sucesso, é em âmbito nacional", completa.

Além dos programas que também são veiculados a nível nacional, a Mix terá programação local, contando com profissionais respeitados como os locutores Marcelo Petito e Sérgio Cordeiro. A emissora conta também com quatro boletins diários sobre o Porto de Santos, produzidos pelo jornalista José Carlos Silvares.


Pedro Emílio: espaço também para o jornalismo
Foto: Alex Almeida, publicada com a matéria

Expansão - Reveglini afirma que a rede Mix ambiciona ser a melhor e maior em comunicação no Brasil. "Ela vem se destacando e expandindo com bastante velocidade", diz. A emissora possui 16 filiais espalhadas em diversas localidades do país, como Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Maceió (AL), Vale do Paraíba, entre outras localidades, e, agora, em Santos. Segundo ele, a Mix é a rede de rádios com o maior faturamento publicitário do Brasil.

A rede de comunicação, que faz parte do grupo econômico que detém também o Colégio Objetivo e a Universidade Paulista (Unip), pretende, ainda, trazer sua emissora de TV para a região. Assim como a rádio, o canal apostará em uma programação de entretenimento, também direcionada ao público jovem.

O diretor da Mix informa que a emissora desenvolverá uma ampla programação durante a temporada, que inclui a realização de atividades esportivas e de lazer em arena na praia. Também está nos planos a realização de shows com artistas consagrados nacional e mesmo internacionalmente.


O diretor da Rede Mix, Lui Riveglini, aposta no público jovem
Foto: Alex Almeida, publicada com a matéria


Logo da Kiss 90.1 FM Litoral, em adesivo para vidros de automóveis, em 2012
Imagem: acervo Novo Milênio

A emissora estreou em maio de 2007, sendo o fato registrado desta forma pelo site TudoRádio.com:

Exclusivo: Mix "estréia" em Santos
Enviado em 23.05
Tópico: São Paulo

Santos – Mais uma emissora da Rede Mix realiza melhorias em seu sinal. Depois de Curitiba e João Pessoa, foi a vez da Baixada Santista receber o som da rede paulista com novidades

A Mix FM 90.3 de Santos (concessão de Mongaguá, litoral sul paulista), já está no ar. A rádio estreou no primeiro semestre de 2006 na frequência 90.1 FM e não atingia grande parte da Baixada Santista (região que compreende os municípios de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão). A emissora operava em uma frequência próxima a sertaneja Tupi, que opera em 89.9 FM de Bertioga. Ambas estavam com suas áreas de cobertura prejudicadas.

Os sinais da Mix FM 90.3 e da Tupi FM 89.9 estão melhores em Santos. A Mix pode ser sintonizada com facilidade na região após a mudança. É quarta emissora da Mix que realiza mudanças em termos de sinal. Curitiba (FM 92.9) e João Pessoa (FM 93.7) ampliaram suas áreas de atuação e a matriz paulistana, a Mix FM 106.3 de São Paulo, melhorou a qualidade do sinal da rádio quando mudou o endereço de sua sede. A Mix 90.3 FM tem como concorrentes diretas as estáveis Jovem Pan 2 FM 95.1, 98 A Rádio Rock FM 98.1 e Hits FM 103.7.

Santos também apresenta outra novidade em seu dial. Está no ar em caráter experimental a 100.7 FM, uma concessão educativa que pertence a Fundação Victorio Lanza. mantenedora da Unimonte (Universidade Monte Serrat, de Santos). Segundo o radionauta/colaborador Emilio Sergio Pechini, “a rádio está transmitindo apenas música com uma mistura  que eu nunca tinha visto, ou ouvido, de "brega" (toca Nahim, Ovelha, etc.), MPB (Simone, Ney Matogrosso), e Flashback (Barbra Streisand)."

Por Daniel Starck / colaboração de Emílio Pechini – 23/05/2007
redacao.sp@tudoradio.com

O mesmo site TudoRádio.com registrou, em novembro de 2007, que o contrato entre a rádio do jornalista Pedro Emílio e a rede de rádios Mix FM não foi renovado, e a emissora santista passou a transmitir a rede Kiss FM:

Exclusivo: Mix deixa o litoral paulista. Kiss assume os 90.1
Enviado em 27.11
Tópico: São Paulo

Santos – Mais uma novidade radiofônica para o litoral paulista. A Mix rescinde o contrato com a sua afiliada localizada na Baixada Santista. Kiss assume a nova estação.

Mais informações sobre o rádio do litoral paulista. A Mix FM deixará pela segunda vez a Baixada Santista. A primeira passagem da rádio jovem paulista foi na frequência 98.1 FM em meados de 2002 e agora a rádio opera em 90.1 FM, concessão do município de Mongaguá. Segundo informações locais a Mix deixa o dial litorâneo para a estreia da Kiss FM na baixada (emissora que já está no ar na região).

O contrato entre a 90.1 FM e a Rede Mix foi rescindido ontem, dia 26 de novembro. Segundo informações da própria rede, não havia o interesse de renovar o vinculo entre as duas emissoras. “Considerando as deficiências de cobertura da rádio no litoral, preferimos estudar outras propostas que permitam cobrir com mais eficiência a região do litoral paulista.” afirma a assessoria de imprensa da Rede Mix.

A Mix tinha sérios problemas em relação a cobertura da rádio nos principais municípios da Baixada Santista. O sinal da afiliada era de razoável a ruim em Santos. Durante um curto período de tempo a emissora operou em 90.3 FM, irradiando uma potência satisfatória para atingir toda a região, porém a rádio retornou a operar em 90.1 FM com um sinal fraco nas maiores cidades da baixada.

Quem deseja ouvir a Mix em Santos e região deverá sintonizar a frequência 106.3 FM, estação da matriz da rede. A Mix de São Paulo é captada em vários pontos do litoral paulista, principalmente após o fechamento de uma emissora clandestina de Cubatão que operava em 106.1 FM. Mais informações em breve no Rádio News.

Por Daniel Starck – 27/11/2007
redacao.sp@tudoradio.com

Mais detalhes da mudança foram registrados em 29/11/2007 por TudoRádio.com:

Mix de São Paulo motiva encerramento de afiliada
Enviado em 29.11
Tópico: São Paulo

São Paulo – Cabeça da Rede Mix foi um dos motivos para que o contrato com a 90.1 de Mongaguá não fosse renovado. Emissora anuncia novidade para 2008

Conforme noticiou com exclusividade na última terça-feira (dia 27), a Mix não opera mais na frequência 90.1 FM de Mongaguá, município do litoral sul paulista. Segundo informações da própria rede, a Mix optou pela não renovação do contrato com a rádio litorânea ao levar em consideração alguns pontos. As principais delas foram o sinal fraco da afiliada nas maiores cidades da Baixada Santista e uma possível reestreia da rede em outra frequência em 2008. O sinal da Mix FM 106.3 também contribuiu com a decisão.

Segundo a Mix, a cabeça da rede possui um sinal satisfatório no litoral paulista, cobrindo boa parte da Baixada Santista e inclusive o litoral sul. “O fato de a Mix São Paulo pegar bem em parte do litoral foi uma das razões que nos levaram a decidir pelo fim da afiliação, pois é um modo de manter nossa programação no ar para ser conhecida e reconhecida pelo público” afirma a assessoria de imprensa da rádio.

A Mix de São Paulo será a única opção para quem deseja ouvir a rádio no litoral paulista até o início de 2008. A rede paulista pretende voltar em breve à região de Santos. Segundo a assessoria de imprensa da Mix, a rádio deverá retornar ao dial da Baixada Santista ainda no começo do ano que vem. Já em 90.1 FM a Kiss está operando normalmente, retransmitindo a programação da rádio paulistana, a Kiss FM 102.1.

Por Daniel Starck – 29/11/2007
redacao.sp@tudoradio.com

Ouça (arquivo de Novo Milênio):
Programa: Madrugada Classic Rock, trecho  inicial às 0h01 de 16/7/2010 (arquivo MP3, 75 segundos, 128 kbps, estéreo, 44 KHz, 1,15 MB)

Leva para a página seguinte da série