Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0037.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/28/02 22:04:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Fabulosa antipatia!

Ocorreriam 3 missas para acabar com a briga, mas só depois do processo...

Conta o pesquisador Francisco De Marchi, em Curiosas notícias da Santos de 1894, (publicada no jornal A Tribuna de Santos em 26/7/1985) que no ano de 1894 - em que foi fundada a Tribuna do Povo, antecessora daquele jornal - registraram-se episódios de alta relevância na cidade, que recém-saía de uma grande epidemia de febre amarela, que matara 4.510 pessoas nos três anos anteriores, o equivalente a 15% da população da cidade, então inferior a 30 mil pessoas. Entre os fatos curiosos, relata o pesquisador:

Antipatia providencial

Salvador Xeres foi um comerciante esperto, espécie de Midas, doido por transformar tudo em ouro. Anotem como resolveu tornar rendosa a antipatia que lhe votara um desafeto, expressa por declaração inserida em Secção Especial, de O Diário de Santos:

Em 1938, a inflação já tinha corroído

grande parte do valor da moeda...

"João Zemonich entendeu de amolar minha paciência publicando um protesto que não tem valor algum. Pela minha parte retribuo ao sr. Zemonich com o seguinte contra-protesto: Em primeiro lugar vou requerer indenização por perdas e danos que avalio em 1:000$000 (mil contos de réis); em 2º, pelo abalo de meu crédito de negociante, velho e conceituado nesta Praça, dois mil contos; em 3º, vou propor ação criminal pelas injúrias contra mim assacadas, pedindo também à autoridade a deportação de Zemonich, como elemento perturbador do comércio pacífico de Santos; em 4º lugar, vou mandar rezar três missas para que Deus ilumine a Zemonich, restituindo-lhe a antiga simpatia pela minha pessoa, bem entendido, depois de ter ganho todas as demandas que pretendo propor etc.".

Observe-se que a "pedida" de Zeres ia alto, até os cornos da Lua! Para simples ilustração do que ele iria exigir, é suficiente referirmos que a receita do Município - orçada para 1895 - não superava a casa dos mil e quatrocentos contos de réis!

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais