Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0030f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/14/06 10:31:49
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TÚNEIS SECRETOS
Um túnel na Av. Visconde de São Leopoldo

Em 2003, o lendário túnel dos padres voltou ao noticiário
Leva para a página anterior
Durante a realização de obras na rede de abastecimento de água na Avenida Visconde de São Leopoldo, em 24/3/2003, foi encontrado um túnel desconhecido, e aventou-se a possibilidade de explorá-lo com a participação de arquitetos, arqueólogos e outros pesquisadores da história santista. Esta foi a notícia divulgada na edição de 28/3/2003 do Diário Oficial de Santos:
Buraco será novamente aberto na presença de técnicos da Fundação Arquivo e Memória 
Foto: Anderson Bianchi/Decom/PMS 

Túnel da Visconde de S. Leopoldo será reaberto hoje

O túnel descoberto na última segunda-feira, por trabalhadores da Sabesp, que realizavam um serviço de água, em frente ao número 335 da Avenida Visconde de São Leopoldo, será reaberto hoje, às 9 horas. A escavação será feita por uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Também estarão presentes técnicos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS), que avaliarão do que se trata, historicamente, a descoberta.

De acordo com os técnicos que o encontraram, o túnel é bastante grande e tem cerca de dois metros de diâmetro. Entre as hipóteses levantadas para a origem do achado é que se trate de uma antiga galeria pluvial ou até mesmo de um rio canalizado. A estrutura é de pedra e está na direção entre o Mosteiro de São Bento e a Igreja do Valongo.

Os trabalhos foram acompanhados pela imprensa, inclusive a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo de Televisão, que noticiou, no jornal local noturno (às 19h02), com estas imagens:

No dia 29/3/2003, o mesmo Diário Oficial de Santos publicou nova informação:

Escavação na Visconde de São Leopoldo é adiada
Foto: Anderson Bianchi/Decom/PMS 

A escavação do local onde, na última segunda-feira, trabalhadores da Sabesp encontraram um possível túnel foi adiada. O trabalho de reabertura do lugar - em frente ao número 335 da Av. Visconde de São Leopoldo - estava marcado para a manhã de ontem, mas foi suspenso a pedido da coordenadora do Instituto de Pesquisas Arqueológicas (Iparq), da Unisantos, Eliete Pitágoras. Na presença de equipes da Seosp, Fundaçao Arquivo e Memória de Santos (Fams) e Sabesp, a coordenadora argumentou que uma abertura precipitada não estaria de acordo com os procedimentos corretos de um estudo arqueológico.

Para Eliete, o suposto túnel não seria mais do que uma antiga tubulação. "É quase certo que não seja um túnel, como as pessoas querem acreditar. Mesmo assim, há um valor histórico que não se pode desprezar. Entretanto, em arqueologia, não podemos apenas supor, temos que entender mais a fundo o que pode ser essa descoberta, para depois desenvolver o trabalho no local".

Os trabalhos de escavação estão suspensos por tempo indeterminado para que o Iparq realize um trabalho de mapeamento da área com base em plantas e outros registros do Centro Histórico e da área próxima ao achado.

Leva para a página seguinte da série