Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0014a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:51:26
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - FANTASMA
O fantasma do Paquetá (1)

Leva para a página anterior
Verídica ou não, a notícia tomou conta da cidade de Santos, causando rebuliço sobretudo à gente que morava nos bairros do Paquetá e Vila Nova. Conta Olao Rodrigues, em sua Cartilha da História de Santos (1980):
 
Imagem: desenho de Araújo, publicado com o texto

Julho de 1900. Afirmava-se que havia um fantasma no portão do Cemitério do Paquetá, na Rua Dr. Cócrane. Surgia à meia-noite, rondava o local por espaço de meia hora e retirava-se a passos lentos pela Rua Bittencourt. Era mulher, ora trajada de preto, ora de branco. Vinha pelos lados da Rua S. Francisco, quedava-se diante do portão do campo santo, acenava com lenço branco para seu interior e colocava a peça retangular de tecido aos olhos por baixo do véu que lhe cobria a cabeça, como a enxugar uma lágrima.

Foi o grande assunto. Boa parte dos que haviam afluído às imediações do Cemitério do Paquetá jurava de pés juntos haver visto o fantasma, enquanto outras pessoas atribuíam o fato à imaginação, cisma ou superstição. Certo é que as queixas aumentavam na repartição policial, cujo chefe, major Evangelista de Almeida, decidiu dar caça ao fantasma, ordenando que um pelotão de praças da Cavalaria permanecesse durante toda a noite diante do portão do Cemitério, onde o povo acorreu com curiosidade para apreciar o inusitado espetáculo de a Polícia prender uma alma-do-outro-mundo. Nessa noite, porém, o fantasma não se dignou a aparecer.

Em compensação, os cavalarianos deram show à parte, dispersando brutalmente o povo, agredindo-o a chicote e a espada. O jornal A Tribuna, em sua edição de 28 de julho de 1900, ou no dia imediato, lançou enérgica nota de protesto contra tal ato de selvageria da Polícia. Ninguém mais quis ir às imediações do Cemitério do Paquetá, temendo novos golpes de violência dos cavalarianos.

E o fantasma também deu o sumiço...

Leva para a página seguinte da série