Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:53:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Pensão Paraíso

Olao Rodrigues (*)

Nos idos de 1910, situada no então elegante bairro do Paquetá, a Pensão Paraíso tinha clientes seus o que de melhor havia na sociedade e no alto comércio de Santos.

Adão e Eva, proprietários do estabelecimento, o mantinham rigorosamente limpo, tanto na alimentação feita quanto na acomodação oferecida a seus hóspedes.

Certa noite, a pensão foi tomada de assalto por uma legião de pulgas, possivelmente vindas do porão de antigo prédio vizinho que servia de depósito de velharias do tempo do Império.

Ninguém dormiu, e os protestos surgiram. Um dos pensionistas saiu-se com esta:

"- Ora, ora, Seu Adão! A Pensão Paraíso, até agora um verdadeiro paraíso, um céu-aberto, de repente se transforma em verdadeiro inferno!..."

Respondeu Adão:

"- Perdão, doutor: em inferno, não! Em pulgatório, isto sim, admite-se..."

 (*) Publicado originalmente por Olao Rodrigues no seu Almanaque Santos - 1972, sob o título Miscelânea Calpetuana. Esse título se refere a Calpetus, pseudônimo de João Dias Martins Júnior, o Janjão das piadas, trocadilhos e provérbios humorísticos, fundador do Bloco dos Fidalgos, do Círculo Enigmístico de Santos e responsável por muitos anos pela seção de Charadas e Cruzadas do jornal santista A Tribuna.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais