Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed154c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/27/06 10:15:11
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 154 - SET/2006
CIDADE

Praia Grande quer turistas argentinos

Intercâmbio poderá beneficiar Região Metropolitana

Praia Grande recepcionou em setembro/2006 uma comitiva da Província de San Luis, na Argentina, visando estabelecer um intercâmbio com interesse em diferentes áreas. Para isso, o prefeito Alberto Mourão determinou a criação de uma comissão que estudará a forma de participação do Poder Público e da iniciativa privada. Os argentinos já sinalizaram a disposição de formatar pacotes turísticos divulgar em Praia Grande e região. "Nós contamos com produtos diferenciados para oferecer", afirmou Carlos Lassalle, chefe do subprograma de fomento aos investimentos turísticos e planificação, difusão e organização de eventos da Província.


San Luis possui região montanhosa, propícia ao ecoturismo
Foto: divulgação


Lassale explicou que San Luis, cuja Capital tem o mesmo nome, localiza-se em uma região montanhosa, propícia ao ecoturismo. A Província foi colonizada pelos espanhóis desde 1594 e está no centro geográfico da Argentina, exatamente entre Buenos Aires e Santiago do Chile. Além da arquitetura colonial, a região oferece a cultura dos estancieros dos pampas e sítios arqueológicos e paleontológicos. Já Praia Grande, entre outros atrativos naturais, disponibiliza praias, está incluída no Roteiro dos Fortes, com a Fortaleza de Itaipu, e oferece um fácil acesso aos demais Municípios da Baixada Santista.

Os contatos com os argentinos tiveram início após visita do empresário Gonzalo Varas à Cidade durante o 3° Salão Regional do Turismo, em agosto passado. No mesmo mês, o secretário de Turismo de Praia Grande, José Alonso Júnior, esteve na Província.

Atualmente, para um puntano (como é chamado o morador da Província) vir para o Estado de São Paulo, ele necessita viajar para Santiago do Chile ou Buenos Aires, de onde embarca em vôo para Guarulhos. Também existem vôos com conexão até a Província de Mendoza, vizinha a San Luis. A expectativa, contudo, é a criação de linha direta para a Capital San Luis, o que facilitaria o fluxo de turistas, tanto para o Brasil como para a Argentina.


Comitiva reuniu-se com o prefeito Mourão
Foto: Alexandra Giulietti/PMPG


O prefeito Alberto Mourão se comprometeu a desenvolver gestões junto à iniciativa privada para que uma rota aérea ligue São Paulo a San Luis. "Com a infra-estrutura que instalamos em Praia Grande, temos condições de sair do veraneio para o turismo internacional. Há interesses dos dois lados e temos condições de oferecer um acesso barato a nossas praias", afirmou, ao frisar que o objetivo é começar a parceria por Praia Grande, fomentando um intercâmbio que beneficiará toda a Baixada Santista.

Em agosto de 2007, por exemplo, os vencedores da Festa dos Povos de San Luis, que ressalta a cultura puntana, receberão como prêmio a participação na Festa das Tradições, em Praia Grande.

Entre as atividades, os argentinos realizaram um city-tour com o ônibus turístico double-deck, conheceram a Comissão Municipal de Turismo, a estrutura do calçadão da orla, a Avenida dos Sindicatos, um shopping center, almoçaram na Fortaleza do Itaipu, onde foram recepcionados pelo comandante, o tenente-coronel Ricardo Cardoso. Na ocasião, Carlos Lassalle assinou termo de cooperação entre a Província e a Sociedade de Amigos da Fortaleza do Itaipu (Soafi), fundada em 1989 para aproximar a sociedade civil do Exército Brasileiro, presidida por Flávio Boreggio.

Os visitantes também passearam de escuna com saída do Espaço de Lazer Ezio Dall´Acqua, o Portinho. Visitaram a Faculdade do Litoral Sul (Fals), com a qual pretendem estabelecer celebrar intercâmbio de professores e alunos com a Universidade de La Punta, em San Luis. Na visita ao Paço, a comitiva conheceu a Central de Monitoramento. Gustavo Banffi, chefe da Via da Informação de San Luis, informou que os prédios públicos da Província estão conectados. Além de utilizar uma rede de fibra ótica, como é o caso de Praia Grande, o governo provincial conta com o suporte de transmissões Wi-Fi e via satélite, que garantem acesso à Internet e telefonia sem custos adicionais.

A vice-governadora provincial, Blanca Reneé Pereyra, foi recepcionada pela primeira dama Maria Del Carmen Padin Mourão, que apresentou as iniciativas nas áreas de Educação, a estrutura de Saúde da Família, o Programa de Integração e Cidadania (PIC) e outros projetos da Secretaria da Promoção Social. Na oportunidade, Carlos Lassalle assinou Cartas de Intenções com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, cujo titular é o professor José Carlos de Souza; e com a ONG Tribus, dirigida pelo professor João Rogério T. Rolim.


A primeira-dama Maria Del Carmen Mourão 
e a vice-governadora Blanca Reneé Pereyra: iniciativas sociais
Foto: Luiz Carlos Ferraz