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Edição 153 - AGO/2006
CONSTRUÇÃO

Termag/TGG: complexo conclui armazém

Obras são desenvolvidas sem prejudicar as operações portuárias

As obras do complexo portuário do Terminal Marítimo de Guarujá (Termag) e do Terminal Graneleiro de Guarujá (TGG), na margem esquerda do Estuário do Porto de Santos, no Município de Guarujá, estão se desenvolvendo em ritmo acelerado. Uma das novidades é a conclusão de um dos dois novos armazéns graneleiros do TGG, com capacidade de 120.000 t. Entre as obras em execução, destaque para as novas vias de acesso rodoviário e ferroviário, uma pêra ferroviária dotada de duas moegas ferroviárias e pátio de manobras, duas moegas rodoviárias, novas redes de água e esgoto, eletricidade, iluminação, circuito de lógica.

Envolvendo investimento de R$ 440 milhões, as obras são realizadas sem prejudicar as operações portuárias. Os serviços são executados pela Constran S.A., por meio de parcerias com empresas especializadas do setor. Uma dessas parceiras é a Come Fogo Sistemas contra Incêndio, que está implantando os sistemas de prevenção e combate a incêndio, consistindo em sistemas de hidrantes, canhões monitores, alarme de incêndio inteligente, extintores etc. Conforme destacou o diretor da Come Fogo, engenheiro Paulo Henrique, os sistemas estão dentro de elevados padrões de engenharia e tecnologia.

Outra parceira da Constran é a Transmaq Locação de Máquinas e Equipamentos. As escavadeiras hidráulicas locadas pela empresa fizeram toda a escavação básica do terreno, preparando-o para as obras civis, enquanto um guindaste com capacidade para 70 t é utilizado na construção e montagem das paredes pré-moldadas em concreto dos novos armazéns.


Um dos dois novos armazéns do TGG está concluído
Foto: Henry Cesar Daltoé


Termag - Na área do Termag foi construído um novo pátio de enxofre com capacidade de 80.000 t em lugar do antigo de 40.000 t em fase de desativação. 
Também foi ampliado o Armazém 6 para o dobro da capacidade de estocagem antiga e que, juntamente com outros dois, um deles já em obra, atingirão conjuntamente a capacidade de estoque de 240.000 t. O píer foi ampliado para 220 metros de comprimento e 24 metros de largura, permitindo a atracação de navios de até 75.000 dwt.

Estão em andamento as seguintes obras: novas vias de acesso interligando o terminal à Avenida Santos Dumont e à Rodovia Piaçaguera; instalações de água, esgoto, drenagem, elétrica, lógica, atracadouro para lanchas, escritório, casa de compressores, tanque e elevatória para fertilizantes, duas tulhas geminadas dotadas de car puller, para carregamento ferroviário, e uma pêra ferroviária com cinco vias, operacionalmente a ser compartilhada com o TGG, para acesso/saída, manobra e pátio transitório de composições ferroviárias.


Preparação da área com escavadeiras hidráulicas
Foto: Henry Cesar Daltoé


TGG - No TGG, além dos dois armazéns graneleiros, estão em execução duas moegas ferroviárias e duas moegas rodoviárias, para a recepção de soja em grão e em farelo. O píer está sendo requalificado com reforço das fundações existentes e com ampliação de novas áreas. Sobre a plataforma central do píer estão sendo erguidas quatro torres pescantes que atingirão a altura de 45 m acima do nível do mar. Isto significa que na operação simultânea com os dois armazéns e os quatro descarregadores a capacidade chegará a 6.000 t/h. Outro destaque do complexo portuário é a pêra ferroviária.


Instalação do sistema de combate a incêndio
Foto: Henry Cesar Daltoé