Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed153k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/30/06 16:38:37
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 153 - AGO/2006
CONSTRUÇÃO

Santos: Centro Cultural inicia estaqueamento

A Prefeitura de Santos iniciou em agosto de 2006 o estaqueamento e construção dos muros de arrimo do Centro Turístico, Cultural e Esportivo do Morro do São Bento. Os trabalhos são executados pela Erbauen Engenharia, vencedora de concorrência pública, sob a fiscalização do Departamento de Obras, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. A obra custará R$ 1.694.479,12 e utilizará recursos obtidos por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e Fundo Estadual de Apoio às Estâncias Turísticas, vinculado ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

Para iniciar o estaqueamento, foi preciso desmontar as rochas existentes no terreno de 1.253 metros quadrados, o que foi feito com auxílio de compressor com martelete.


Complexo garantirá cultura, esporte e lazer para a comunidade
Foto: Vagner Dantas/Secom-PMS


Conforme o projeto elaborado pela Prodesan, o prédio será construído em três níveis. O térreo, de 400,40 metros quadrados, terá saguão de exposições, administração, cozinha, salas de cursos, sanitários e vestiários. O mezanino servirá para depósitos e sala de som. Já o andar superior, com 1.000 metros quadrados, abrigará uma quadra poliesportiva com arquibancada para 165 lugares, salão social, de exposições e um palco com 52 metros quadrados. Obedecendo às normas de acessibilidade, o centro terá plataforma elevatória e sanitários para portadores de deficiência física e idosos. 

O complexo do Morro do São Bento possibilitará a promoção de eventos culturais, folclóricos, esportivos e de lazer para toda a comunidade, com o objetivo preservar e divulgar as antigas tradições (dança, bordados e doces típicos) dos imigrantes portugueses originários da Ilha da Madeira e que escolheram o local para viver. A idéia do projeto foi desenvolvida em conjunto com associações de moradores, dentre as quais o Rancho Folclórico Madeirense e União das Bordadeiras.


Obras do complexo são executadas pela Erbauen Engenharia
Foto: Vagner Dantas/Secom-PMS