Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed147g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/23/05 09:58:38
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 147 - Dez/2005

Negócios

Roteiro turístico mostrará as belezas do Pantanal

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) quer apresentar o Pantanal aos turistas do Brasil e do mundo no roteiro turístico de barco entre Cáceres, em Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A paisagem em todo o roteiro revela diferentes cenários, desde fazendas históricas à rica biodiversidade do Pantanal. Na versão fluvial, serão percorridos 684 Km, desde o porto de Cáceres até ao porto de Corumbá. "Os turistas vão descer o rio Paraguai, num roteiro ecológico, histórico e etnoturístico, no qual, por exemplo, vão conhecer os remanescentes dos índios Guatós, na Serra do Amolar", afirma a secretária de Turismo de Mato Grosso, Yêda Assis.


Serão percorridos 684 Km, desde o porto de Cáceres até ao porto de Corumbá
Foto: Divulgação

O trajeto é parte da atividade econômica turística regular para ligar as capitais Cuiabá e Campo Grande, pelo Pantanal. O pacote será composto por pontos turísticos de Cuiabá, contemplação de acervos naturais da rodovia BR-070, que liga a capital mato-grossense a Cáceres, e pontos de visitação em Campo Grande. Na estrada, há a Fazenda Jacobina, que será incorporada à etapa terrestre do roteiro.

Yêda Assis e a diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nildes Brum, já se reuniram para acertar detalhes do roteiro "Travessia Pantaneira". Além da atração citada pela secretária Yêda, o roteiro de barco pelo Pantanal vai passar por fazendas centenárias, como Descalvados, Itaici e Morro Branco. O pacote turístico vai ampliar a atividade dentro de um nicho do segmento que tem encontrado impulso junto a empreendedores: "É também uma alternativa que se complementa à pesca esportiva".

O roteiro de turismo por barco pelo Pantanal tem tradição tanto em Corumbá, quanto em Cáceres. As cidades têm portos onde se encontram ancorados barcos-hotéis, que nos finais-de-semana levam turistas para pescar e apreciar a vegetação e animais típicos do Pantanal.