Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed108k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/10/02 21:15:44
Edição 108 - MAI/2002 

Política

Entrevista: 
vereador Wanderley Maduro dos Reis

Candidato a deputado estadual pelo Partido Verde, o presidente da Câmara de Maduro: preservação do meio-ambiente não deixa a desejar (Foto: Soraya Liguori/Câmara Municipal de Guarujá)Guarujá, Wanderley Maduro dos Reis, afirma que a preservação do meio-ambiente na Região Metropolitana da Baixada Santista ainda deixa a desejar. No âmbito municipal, Maduro é autor da proposta de um Código Municipal para Guarujá e já alinhava uma série de ações de caráter metropolitano. “Em breve, a consciência ecológica da Baixada Santista me dará legitimidade para representar a região na Assembléia Legislativa, onde poderemos realizar projetos não só regionais como para todo o Estado”, confia Maduro.

Perspectiva – O que comemorar na passagem de mais um Dia Mundial do Meio-Ambiente?

Wanderley Maduro – Hoje os ideais ecológicos estão muito mais claros na população. A luta do Partido Verde é vitoriosa em 108 países e, nas eleições de outubro, vamos ampliar nossa bancada nas Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional, dando a voz que a natureza tanto clama.

Perspectiva – Como está a preservação do meio-ambiente em Guarujá?

Maduro – Guarujá não tem um Código Municipal do Meio-Ambiente – que nós já estamos elaborando. Mas, mesmo assim, é uma das cidades que mantêm uma preservação em uma grande área de Mata Atlântica, graças a atitudes do PV com a criação do Parque Ecológico da Serra do Guaraú e o Rabo do Dragão, onde é comum encontrarmos vegetação primária, bem como animais e pássaros nativos da Mata Atlântica. 

Perspectiva – Como tem sido a ação da Prefeitura Municipal?

Maduro – A Diretoria de Meio-Ambiente, numa cidade turística como Guarujá e sendo ilha, deveria ter nível de Secretaria, com muito mais recursos, tanto financeiro quanto pessoal, para manter sob forte fiscalização a utilização de toda a Ilha de Santo Amaro.

Perspectiva – E a ação do Ministério Público? 

Maduro – O MP, por sua função constitucional, muito tem contribuído para a defesa da cidadania, principalmente através da Curadoria do Meio-Ambiente, agindo de forma impiedosa contra aqueles que insistem em destruir o meio-ambiente.

Perspectiva – Como vereador do PV, quais trabalhos tem desenvolvido visando a preservação do meio-ambiente?

Maduro – Já temos a minuta do primeiro Código Municipal do Meio Ambiente, e, no âmbito da Presidência do Legislativo, a Câmara está implantando um sistema de telefonia onde o cidadão, através do 0800-7700643, de qualquer parte do país, graciosamente, poderá alertar as autoridades sobre agressões ao meio-ambiente.

Perspectiva – Como candidato a Deputado Estadual, como encara a preservação do meio-ambiente na Baixada Santista e no Estado de São Paulo?

Maduro – A preservação do meio-ambiente na Baixada Santista está muito a desejar, tendo em vista que a região é rica em empresas poluidoras, inclusive o porto. Some-se aí a falta de educação ambiental, o que contribui para o estado crítico de nossos manguezais e praias. Por isso, trabalhamos para que a Baixada Santista tenha uma forte bancada de deputados estaduais para modificar tal situação.