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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/10/02 21:15:38
Edição 108 - MAI/2002 

Mercado

Sûr - Thyssen Sûr - ThyssenKrupp: 
uma trajetória de sucesso

O diferencial está na equipe formada por pessoas comprometidas com os ideais da empresa, alicerçados na satisfação do cliente

"A mudança da imagem corporativa da Thyssen Sûr representa o amadurecimento da empresa nesta fase de internacionalização, após a fusão com a ThyssenKrupp”. A avaliação é de Walter Aumond, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade em Serviços, e um dos mais respeitados colaboradores da empresa, cuja trajetória ele acompanha há anos sempre com um olhar crítico e atento. Na essência, completa ele, “estamos concretizando este processo histórico e cultural com o propósito de inserção da empresa no mercado mundial”.

Quais são as conseqüências práticas deste processo? “O foco estratégico da empresa – alicerçado na excelência em serviços e na satisfação dos clientes – continua sendo a mola mestra que faz a empresa pulsar. Só que agora direcionado para uma visão de mercado mais ampla”, destaca Walter.

O antigo logoA explicação, segundo ele, está na própria história da empresa, com suas crenças e valores que fazem parte da sua cultura. “Da pequena fábrica de relógios de ponto fundada em 1945, no Rio Grande do Sul, até a multinacional de hoje, muita coisa mudou, mas, na essência, a empresa ainda cultiva os mesmos princípios enraizados na sua história”, afirma.

Em busca de produtividade e qualidade, a empresa possui a marca da criatividade, da determinação e da capacidade permanente para enfrentar desafios e superá-los.
“Foi com esse espírito que a Sûr, de uma pequena empresa artesanal que produzia de dois a três elevadores por mês, chegou ao final da década de 90 com a imagem de uma empresa moderna, que descentraliza decisões em unidades de negócios, além de apostar no planejamento estratégico, na gestão participativa e na distribuição de resultados”, conclui.

Novos desafios - O mesmo espírito empreendedor prevaleceu quando a empresa decidiu firmar uma “aliança estratégica” com a ThyssenKrupp, em resposta aos novos desafios impostos pela economia globalizada. “Hoje, passados dois anos e meio, podemos afirmar que o processo de fusão foi vantajoso para clientes, funcionários e fornecedores”, afirma Paulo Ronei Reali, diretor comercial e de Mercadologia.

Em 2001, a empresa fechou o ano com faturamento de R$ 200 milhões e 31% de participação no mercado. A produção acompanhou o crescimento e alcançou 3 mil elevadores/ano. O êxito alcançado impulsionou a ThyssenKrupp a dar mais um passo para consolidar sua atuação na América Latina. No final de 2001, a multinacional alemã adquiriu as operações da Kone no Brasil, Argentina e Venezuela.

Para Paulo, a empresa sai ainda mais fortalecida deste processo. “Ampliamos nossa atuação na área de serviços e fortalecemos nossa participação no mercado. Neste sentido, a mudança da razão social para ThyssenKrupp Elevadores, além do alinhamento com a matriz da Alemanha, faz-se necessária com o propósito de integrar os negócios no setor de elevadores, escadas e esteiras rolantes e fingers para aeroportos no mercado nacional”.

Os negócios na área de elevadores, um dos negócios centrais da controladora ThyssenKrupp, representam 3,5 bilhões de euros em vendas/ano. Com este desempenho, a ThyssenKrupp Elevadores está entre as três líderes mundiais do setor e aposta no mercado latino-americano para alcançar a liderança mundial.

Nossa nova marca
(comunicado divulgado pelo grupo)
Alceu Paz de Albuquerque, diretor-superintendente da ThyssenKrupp ElevadoresComunicamos a todos os nossos clientes que estamos mudando o nome da nossa empresa de Thyssen Sûr Elevadores e Tecnologia para ThyssenKrupp Elevadores. Esta decisão tem como objetivo unificar a imagem corporativa do Grupo ThyssenKrupp, holding de origem alemã que atua em diferentes setores da economia mundial e controla o capital desta empresa.

Processo semelhante foi realizado em outras empresas da Europa e demais países onde o Grupo está presente. Em especial, aqui no Brasil, esta mudança também se faz necessária após a aquisição das operações da Kone, no final de 2001, com o propósito de integrar os negócios no setor de elevação – elevadores, escadas, esteiras rolantes e passarelas para aeroportos – no mercado nacional.

Na prática, estamos juntando esforços com o objetivo de melhor atender os nossos clientes. Neste sentido, a ThyssenKrupp Elevadores já nasce com grandes desafios pela frente. Mas, com uma vantagem: já traz de herança, além do nome mundialmente conhecido, o reconhecimento do mercado conquistado pela atuação diferenciada junto aos nossos clientes, onde buscamos sempre oferecer a excelência em produtos e serviços. Por tudo isso, estamos otimistas e certos de que podemos contar com a sua compreensão e colaboração.

Da nossa parte, reafirmamos o compromisso em cada vez mais aprimorar nossa atuação, com a mesma equipe, os mesmos princípios e valores que fizeram da Thyssen Sûr Elevadores, nos últimos dois anos e meio, uma das maiores empresas do seu setor.