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HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES - LINHA FÉRREA
No tempo da Maria-Fumaça (4)

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São poucas as imagens ainda disponíveis sobre o transporte ferroviário (depois substituído por bondes) entre a estação de Pitangueiras, onde ficava a vila balneária do Guarujá, e a ligação hidroviária com Santos através do estuário do porto. As fotos a seguir são dos carros de passageiros usados na linha, vários deles depois transferidos para a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ):

 


Composição com dois carros abertos (chegaram a ser quatro na mesma composição)
Foto disponibilizada no site Tramway do Guarujá

 


A mesma imagem, completa, registrada em 1921
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, filho de Luís Bertacin e neto do engenheiro Ettore Bertacin, da Casa Siemens, que dirigiu os trabalhos de eletrificação da ferrovia, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


No pormenor da rara foto acima, um carro aberto de passageiros do Tramway do Guarujá
Foto disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Típica composição de passageiros do Tramway do Guarujá, em um dia de sol, com carros abertos. Note-se o funcionário da linha, devidamente uniformizado, com quepe e gravata
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, filho de Luís Bertacin e neto do engenheiro Ettore Bertacin, da Casa Siemens, que dirigiu os trabalhos de eletrificação da ferrovia, no site Tramway do Guarujá


No detalhe dessa foto acima, outro modelo de carro aberto, possivelmente também vendido à EFCJ
Foto disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Na década de 1980, carros abertos eram usados em Campos do Jordão na EFCJ, com características diferentes, sendo possivelmente uma versão modernizada dos carros abertos usados no Guarujá
Imagem: cartão postal no acervo de Marcello Tálamo, disponibilizado no site Tramway do Guarujá


Composição de quatro carros de passageiros (dois abertos e dois fechados) e locomotiva nº 1 elétrica, do Tramway do Guarujá. Segundo o pesquisador Antônio Gorni, "pela conexão nos fios suspensos parece que a foto foi tirada perto da subestação retificadora da empresa, no KM 4 da ferrovia, em Conceiçãozinha
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, neto do engenheiro Ettore Bertacin, da Casa Siemens, que dirigiu os trabalhos de eletrificação da ferrovia, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


No detalhe da foto acima: o Tramway do Guarujá teve pelo menos três tipos de carros de passageiros fechados, sendo um de teto liso (sem lanternim) e dois com lanternim (teto com sobreelevação). Possivelmente seja o carro nº 1, pois número, logo da ferrovia e qualidade do vagão parecem feitos em bronze, enquanto nos vagões restantes essas informações eram pintadas na lateral.
Foto enviada por Otávio Bertacin (neto do construtor da linha férrea, Ettore Brtacin) a Antônio Gorni, e disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Em janeiro de 2008, esta foto mostra a boa conservação do carro na EFCJ
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Interior do carro, em janeiro de 2008, mostrando a boa conservação e os lustres aparentemente da época em que o carro circulava no Guarujá
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Trucks originais dos vagões transferidos de Guarujá para a EFCJ, cerca de 2008
Foto de Marcelo Gomes, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


O Tramway do Guarujá também teve um tipo de carro de passageiros sem lanternin, de segunda classe, visto na foto acima (é o carro imediatamente atrás da locomotiva elétrica Siemens)
Foto: detalhe de reprodução do relatório Serviços Públicos do Guarujá, enviado por Wanderley Duck ao site Tramway do Guarujá


Um desses carros foi vendido pela empresa de Guarujá à EFCJ, onde não está mais em operação
Foto de Kelso Médici, em 1984, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Em 2002, esse carro é visto em uso, transformado no Restaurante "O Bonde"
Foto de Marcello Tálamo, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Rara foto obtida em 1921, com uma típica composição de passageiros do Tramway do Guarujá, usando apenas carros fechados
Foto: acervo de Octávio Luís Bertacin, neto do engenheiro Ettore Bertacin, enviada a Antônio Gorni e disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Carro de passageiros misto (1ª e 2ª classes, com 40 assentos) nº 2. Foto de 1921
Detalhe de foto enviada Otávio Bertacin a Antônio Gorni, disponibilizada no site Tramway do Guarujá


Outra foto possivelmente do mesmo carro nº 2, visto pelo outro lado. Dois carros desses foram vendidos pelo Tramway do Guarujá à ferrovia de Campos do Jordão
Detalhe de foto enviada Otávio Bertacin a Antônio Gorni, disponibilizada no site Tramway do Guarujá

 


No detalhe de uma foto de 1905, obtida desde a varanda do Grande Hotel, uma locomotiva a vapor tracionando dois carros fechados de passageiros de primeira classe, na estação Guarujá
Foto: livro Lembranças de São Paulo-II, de Gerodetti/Cornejo, no site Tramway do Guarujá

 

À direita, plataforma da estação do Guarujá em 1915 (Foto: livro 'Lembranças de São Paulo-II', de Gerodetti/Cornejo)
À direita, plataforma da estação do Guarujá em 1915 
Foto: livro Lembranças de São Paulo-II, de Gerodetti/Cornejo


A mesma foto, com outro recorte, com a plataforma da estação do Guarujá em 1915
Foto: livro Lembranças de São Paulo-II, de Gerodetti/Cornejo, no site Tramway do Guarujá


Em detalhe dessa foto, vê-se uma locomotiva a vapor tracionando uma composição com quatro carros abertos de passageiros
Foto: livro Lembranças de São Paulo-II, de Gerodetti/Cornejo, no site Tramway do Guarujá

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