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HISTÓRIAS E LENDAS DE GUARUJÁ - BONDES
Os bondes de Guarujá


Um dos bonde elétricos que circularam de 1925 a 1956. A foto parece ter sido feita logo após a inauguração da linha, para compor material de divulgação da empresa
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York

Uma ferrovia de 9 km foi criada em 1893 ligando Itapema (atual distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá) ao Grande Hotel. A Companhia Balneária, que também operou o ferry-boat que fazia conexão com a ferrovia, se tornou a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro em 1896 e a Companhia Guarujá em 1901.


A estação da praia de Pitangueiras
Foto: autor não identificado

Um serviço alternativo de ferry para automóveis foi aberto em 1918 desde um ponto próximo à Ponta da Praia, em Santos, fazendo a ligação com a Ilha de Santo Amaro.


A estação da praia de Pitangueiras
Foto: autor não identificado

A linha férrea de bitola métrica foi eletrificada em 11/1/1925, passando a usar locomotiva de 104 HP e dois bondes de 106 HP construídos pela firma M.A.N. de Nürnberg, na Alemanha. A Serviços Públicos do Guarujá encomendou em 1927 outro bonde da M.A.N. e construiu uma linha para veículos de carga até Cachoeira.


Bonde 5, ainda com o letreiro de um dos lados indicando o destino Itapema, 
pouco antes de ser enviado a Campos do Jordão
Foto: coleção Oswaldo Cáfaro, de Guarujá

Em 21/12/1935, a estação de passageiros foi transferida para duas quadras mais longe da praia, sendo extinto o antigo depósito de cargas junto ao Grande Hotel. A linha foi fechada em 13/7/1956 e o equipamento foi vendido à Estrada de Ferro Campos do Jordão. Os bondes 5 e 7 de Guarujá, construídos em 1924, e o de prefixo 9, construído em 1930, passaram a rodar em Campos do Jordão como bondes A-5, A-7 e A-6, respectivamente.


Um dos bondes, em Campos do Jordão
Foto: Wilson Toledo, no Cartão Postal Brasil Turístico 04

Desde 13 de julho de 1956, quando começou a trafegar no balneário paulista de Campos do Jordão, o Bonde Urbano é uma das grandes atrações dessa região montanhosa do estado de São Paulo, conhecida como "a Suíça Brasileira". O bonde turístico é operado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Segundo o especialista norte-americano Allen Morrison, o bonde visto nestas imagens, A-6, foi construído em 1930 e circulou em Guarujá/SP com o número 9. Já os veículos A-5 e A-7 foram construídos em 1924 e circularam no Guarujá com os números 5 e 7, sendo adquiridos quando a linha litorânea foi extinta em 1956.

Allen relata no livro The Tramways of Brazil que, em 28/10/1911, Emílio Ribas e Victor Godinho obtiveram a concessão para construir a ferrovia de Campos do Jordão até a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Pindamonhangaba. A construção começou no ano seguinte e a estrada de 47 km foi inaugurada em 15/11/1914, sendo considerada a de maior altitude no Brasil (atinge o nível de 1.743 m de altura no Alto do Lageado).


Um dos bondes, em Campos do Jordão
Foto de Nadir da Motta, no cartão número 29 da Postal Cultural, produzido em Piracicaba/SP

Nota publicada no jornal santista A Tribuna, em 11 de maio de 1952:


Imagem: reprodução parcial da página, com a matéria

Reformados dois carros dos serviços públicos do Guarujá

A Repartição de Saneamento de Santos, que administra os Serviços Públicos de Guarujá, está desenvolvendo uma série de trabalhos com o objetivo de beneficiar aquela bela estância balneária, apresentando maior conforto não só aos munícipes como ao grande número de veranistas que ali vai.

Dessa maneira, a repartição chefiada pelo dr. Antônio José Freitas Guimarães está atualmente tratando da ampliação do abastecimento de água ao Guarujá e de melhoramentos nos serviços de transporte para aquela estância.

Ontem, à tarde, foram postos em tráfego dois carros do tramway elétrico daquela cidade, completamente reformados nas oficinas dos Serviços Públicos do Guarujá, pelo próprio pessoal.

Ao ato estiveram presentes, além do dr. Antônio José Freitas Guimarães, os srs. dr. Aarão Maslawsky, engenheiro chefe da Seção Industrial; dr. Francisco Moura, engenheiro chefe do S. P. G.; sr. Jaime Daige, presidente da Câmara Municipal de Guarujá; Antônio Juliano Neto, encarregado geral dos S. P. G.; Davi Ruas, chefe das oficinas; Rolando de Paiva, José de Campos, Manoel Penelas Filho e José da Silva Rainha Filho.

-- No clichê, os carros ontem postos em tráfego e as pessoas que assistiram ao ato.

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