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EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - PISCICULTURA (1)
Piscicultura na escola, um projeto pioneiro

Capa do anteprojeto, entregue oficialmente às autoridades cubatenses em 1º/12/2003
 
MEU PEIXE, MINHA VIDA

CONSCIENTIZAÇÃO

A questão da água é ponto central e vital para existência da Humanidade. Entretanto, centenas de pontos do planeta sofrem pela escassez da água com qualidade. O mundo está em alerta para esse problema: a ONU declarou 2003 como o Ano Internacional da Água Doce e pretende, até 2015, reduzir pela metade o número de habitantes sem acesso a água potável. Mas, a própria ONU faz previsões sombrias para o ano 2025, com 4 bilhões de pessoas sem água de qualidade. A OMS já informou que doenças medievais como cólera, tifo, e hepatite estão retornando, devido a má qualidade da água.

A escassez deste bem natural, tão precioso, não se limita obviamente à simples, porém essencial, prática de aliviarmos a sede do corpo. Além de ser um problema sanitário, ela é uma questão de abastecimento alimentar - ou seja, a escassez de alimento está intimamente relacionada à escassez de água.

Desta forma, o uso inteligente de cada gota d’água disponível se faz necessário para se obter resultados cada vez mais positivos com cada vez menos água. Assim, lutar contra a pobreza, pela vida, pela saúde e pela comida para todos, necessariamente é preservar a qualidade e a quantidade da água, como elemento vital para se garantir o funcionamento básico de uma sociedade.

APRESENTAÇÃO

Partindo da conscientização do corpo docente e da direção deste estabelecimento de ensino, sensibilizados pela crescente escassez de água, freqüentemente divulgada pelos meios de comunicação, a E.M.E.F. "Bernardo José Maria de Lorena" inicia em 2004 um trabalho pioneiro na área da Educação: a implantação de um criadouro de peixes, de múltiplos usos como instrumento de contribuição para se formar uma consciência cidadã - que vai muito além da mera consciência ambiental.

Entendemos que a piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes) é uma excelente ferramenta para alertamos nossos alunos sobre a ameaça do desabastecimento de água potável e, conseqüentemente, do colapso generalizado de uma sociedade baseada no uso irracional do produto mais precioso do mundo. Esse é, aliás, um problema que infelizmente poucos conseguem reconhecer, perdido no cotidiano, tão próximo e vital que se torna invisível como o ar (outro elemento natural que o homem tanto maltrata).

Com a piscicultura na escola, além da exposição da problemática relacionada ao tema, também será apresentada uma gama de soluções inteligentes para se estabelecer o uso racional da água, sem prejudicar a evolução da Humanidade, de forma sustentável.

OBJETIVOS

O projeto Meu Peixe, Minha Vida, a ser desenvolvido neste ambiente escolar, vislumbra vários aspectos pedagógicos essenciais para a boa formação intelectual e acima de tudo crítica do aluno. Temas como Ciências, Meio-Ambiente, Higiene, Ética e Cidadania, são aspectos contemplados pelo projeto, que tem os seguintes objetivos:

Conscientizar, através da piscicultura, sobre a importância da água para a vida, apresentando sua biodiversidade no Brasil e na região estuarina da Baixada Santista. A taxionomia (ciência das classificações) pode ser explorada neste projeto.

Alertar sobre a pesca predatória e indiscriminada e os impactos ambientais que põem em risco o abastecimento de peixe no Brasil e no mundo.

Abastecer periodicamente a cozinha da escola com peixes advindos da piscicultura desenvolvida pelas crianças e funcionários, reforçando a merenda e incutindo no aluno o hábito sadio de consumir peixe. Basta lembrar que a população brasileira produz e consome menos peixe que a de países mediterrâneos.

Demonstrar a importância da água no planeta como essencial à própria existência do homem, ensinando a usar racionalmente a água, buscando sempre o desenvolvimento sustentável e a consciência sócio-ambiental.

EMPREENDIMENTO

Este anteprojeto deve ser considerado como uma carta de intenções, um sumário de idéias, pois é necessária uma gama de levantamentos, já iniciados, para verificar a viabilidade econômica e capacitação técnica para consolidação deste empreendimento.

O fator elementar deste projeto, acima de tudo, é a sensibilização sobre o tema (Água é vida) nesta escola, que há muito tempo persegue este sonho de implantação da piscicultura inspirada nas idéias do nosso célebre escritor Afonso Schmidt, que imaginava que as escolas do futuro produziriam o alimento para a população.

Diversos contatos estão sendo estabelecidos com órgãos públicos e privados, com o intuito de formar parcerias. Acreditamos que, na hora adequada, a E.M.E.F. "Bernardo José Maria de Lorena", através da Prefeitura Municipal de Cubatão, demonstrará que é possível realizar feitos que amenizem os efeitos globais maléficos da falta de água.

"PROBLEMA GLOBAL, SOLUÇÃO LOCAL"

Prof. César Cunha Ferreira
Coordenador do projeto

Profª. Zilda P. S. Gonçalves
Diretora e autora do projeto