Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342k11.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/08 11:53:55
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (21)

Álbum mostra o perfil da colônia portuguesa em Santos e no Brasil, em 1929
Leva para a página anterior
Organizado para representar a colônia luso-brasileira na Exposição Ibero-AmericanaClique na imagem para voltar ao início deste álbum realizada em Sevilha em 1929, este Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil, com cerca de 600 páginas, foi encontrado incompleto no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Editado no próprio ano de 1929 por Teófilo Carinhas, e confeccionado nas oficinas gráficas da publicação Numero..., de Carinhas & Cia. Ltda., no Rio de Janeiro, é parcialmente reproduzido nestas páginas, com ortografia atualizada:
 


Imagem: reprodução da página 402 do álbum

Centro Republicano Português de Santos

O Centro Republicano Português de Santos é hoje uma das maiores e das mais poderosas agremiações republicanas, das muitas instituídas por portugueses em diversos pontos do Brasil.

Já pelos serviços prestados, já pela orientação acertada e pelo critério altamente patriótico, impresso com inexcedível justiça em todos os atos da sua longa vida associativa.

Fundou-se esta agremiação no ano de 1909, no período áureo do apostolado propagandista das grandes idéias republicanas em Portugal.

Os elementos republicanos da colônia portuguesa de Santos não podiam conservar-se indiferentes à corrente democrática dos novos ideais que naquela época vibravam nos ouvidos dos crentes como clarins anunciadores da hora próxima da redenção e da liberdade.

E assim, os republicanos de Santos, enlevados na palavra mágica e avassaladora de António José de Almeida, na destreza grandiosa e patriótica de Alexandre Braga, na justiça carinhosa de João de Menezes, na força habilidosa de Afonso Costa, João Chagas, Bernardino Machado e tantos outros, cumpriram política e patrioticamente a sua missão em terras do Brasil com a fundação do Centro Republicano Português.

Após 20 anos de existência benéfica e prestigiada, quatro lustros de legítimos orgulhos e merecidas considerações, é de toda a justiça afirmar-se que o Centro Republicano Português de Santos representa legitimamente as tradições republicanas da pátria gloriosa de Camões e de Junqueiro.

Os nomes dos sinceros e devotados fundadores do Centro são os seguintes: Alexandre de Sousa Machado, Alfredo Fernandes, Augusto Pinto de Figueiredo, Cesar Augusto do Nascimento, Diamílio Cerveira dos Santos, Eurico S. Marques, João Ferreira de Macedo, José Henrique dos Santos, José Joaquim da Silva, Manuel Cabral Guedes, Mariano da Camara e Benjamim Alves dos Santos.

É seu presidente de honra o sr. dr. Bernardino Machado e dentre os sócios beneméritos que figuram no seu quadro social destacam-se os nomes de: dr. Abel Botelho, dr. Nilo Peçanha, dr. Júlio Dantas, dr. Paulo Manano, dr. Ricardo Severo e Tomaz Vieira dos Santos, sendo que estes três últimos pelos relevantíssimos serviços prestados pessoalmente à coletividade.


Diretoria do Centro Republicano de Santos

Imagem: reprodução da página 402 do álbum

Leva para a página seguinte da série