Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0310o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/28/12 13:54:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - POLÍCIA E JUSTIÇA
Carvalho de Mendonça

Importante jurisconsulto santista... nascido no Recife
Leva para a página anterior
O jurisconsulto José Xavier Carvalho de Mendonça, nascido em 1861 no Recife (Pernambuco), filho do coronel engenheiro Trajano Alípio de Mendonça e de Maria Moura de Mendonça - como informou a Novo Milênio seu neto Paulo César Carvalho de Mendonça, em 6/9/2008 e 1/8/2011 -, viveu a maior parte de sua vida em Santos, tendo sido nomeado presidente do primeiro Conselho de Intendência do Município, que funcionou de 19 de fevereiro de 1890 a 18 de fevereiro de 1891. Foi juiz de Direito da Comarca, um dos fundadores e presidente da Associação Protetora da Infância Desvalida (Asilo de Órfãos) e por muitos anos advogado da Companhia Docas de Santos:

Sobre ele, registra esta nota na página 52 do Almanaque de Santos - 1969, editado por Roteiros Turísticos de Santos, de P. Bandeira Jr., e tendo como redator responsável Olao Rodrigues:

Um jurisconsulto que honrou Santos

O dr. José Xavier Carvalho de Mendonça foi advogado de grande saber jurídico e que durante anos militou no foro de Santos. O Palácio da Justiça, cuja pedra fundamental foi lançada durante o primeiro centenário da Cidade, a 26 de janeiro de 1939, e solenemente inaugurado a 22 de setembro de 1962, tem o nome do ilustre jurisconsulto, em cujo saguão se depara com o busto do seu patrono, com esta inscrição: "Dr. J. X. Carvalho de Mendonça, jurisconsulto e advogado que honrou o foro de Santos".

Na verdade, foi brilhante a vivência de Carvalho de Mendonça na cidade que o acolheu como filho e a que tanto enobreceu com a sua atividade profissional.

Conta o professor Passos Sobrinho que, em 1916, o major Álvaro Ramos Fontes, então superintendente da Companhia Docas de Santos, chamou o dr. Carvalho de Mendonça e ponderou-lhe que abandonaria o cargo se a empresa se visse derrotada numa disputa com a Alfândega, de que era inspetor Portugal de Albuquerque. Pois bem. O major Álvaro de Barros Fontes ficou no cargo, porque a Docas ganhou a questão, brilhantemente defendida por Carvalho de Mendonça, que invariavelmente era auxiliado pelo dr. João Nepomuceno Freire Júnior.

Esse episódio - apenas esse - marca a capacidade profissional de Carvalho de Mendonça, não bastassem tantos outros que definiram a sua alteada sabedoria jurídica.

Santos eterniza a memória do grande jurisconsulto, dando-lhe o honrado nome a uma das mais movimentadas ruas do Município.

E porque citamos a Companhia Docas de Santos é oportuno assinalar que um dos filhos de Carvalho de Mendonça, o engenheiro João Carvalho de Mendonça, é o atual (N.E.: em 1969) chefe da Divisão de Finanças da grande empresa portuária.


Foto: reprodução do livro Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, de Hélio Lobo,
Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 534-a

Leva para a página seguinte da série