Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0310p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/08/12 13:15:28
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - POLÍCIA E JUSTIÇA
2ª Companhia de Trânsito

Quartel na Avenida Ana Costa sediava os "Recreios de Férias" desde 1976
Leva para a página anterior
Uma guarita deteriorada pelo tempo é o que resta, em 2013, do antigo quartel da 2ª Companhia de Trânsito da Polícia Militar, na Avenida Ana Costa, 389, no Gonzaga, ao lado de instalações do Corpo de Bombeiros que ocuparam parte de seu terreno em 2004. Ali, muitos santistas recordam saudosos do "Recreio de Férias da PM", que teve sua primeira edição em 12 de dezembro de 1976, reunindo em cada período de férias cerca de 150 crianças previamente inscritas na promoção, para atividades físicas e recreativas organizadas por professores de Educação Física e policiais militares.

A guarita e a edificação policial em obras que substitui o antigo quartel da 2ª Companhia de Trânsito, em fotos de 7/4/2013 feitas pelo internauta Eduardo Fernandes:


Foto enviada a Novo Milênio pelo autor, Eduardo Fernandes, em 8/4/2013


Foto enviada a Novo Milênio pelo autor, Eduardo Fernandes, em 8/4/2013

Mesmo depois de desativado o quartel da Avenida Ana Costa, a promoção "Recreio de Férias" continuou, abrangendo outras instalações da PM e de órgãos públicos, com a participação também da Prefeitura Municipal, como registra o Diário Oficial de Santos em sua edição 2.394/Ano X, da terça-feira, 12 de janeiro de 1999:

Recreio de Férias da 2ª Cia. de Trânsito da PM é aberto no Teatro Municipal

A chuva intermitente que caiu durante toda a manhã de ontem acabou transferindo a abertura do 28º Recreio de Férias, da 2ª Cia de Trânsito de Polícia Militar, para as dependências do Teatro Municipal de Santos. A mudança de local, prervisto inicialmente para a sede da 2ª Cia, não tirou o brilho do evento, que reuniu 240 crianças na faixa etária de cinco a 12 anos e que, até o dia 29 de janeiro, estarão participando diariamente de uma série de atividades culturais, esportivas e recreativas. A Prefeitura, por intermédio da CET, está tomando parte na organização do Recreio, fornecendo uma equipe de monitores do Programa de Educação para o Trânsito, além de transporte para levar as crianças aos locais de atividades.

Ontem, como o tradicional banho de espuma não pôde ser feito pelo Corpo de Bombeiros, as crianças, acompanhadas dos pais, ganharam camisetas e bonés e assistiram à execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar. Depois, foram convidadas a conhecer todas as dependências do teatro e seus anexos. A abertura oficial foi feita pelo coronel Roberto Torres Barreto, criador do Recreio de Férias, à época em que era comandante do policiamento da Baixada Santista, e pelo coronel Oscar Pereira da Silva, atual comandante da Guarda Municipal. O tenente-coronel Eduardo Beserra de Melo, comandante do 6º BPMI salientou a importância da integração entre a comunidade e a Polícia Militar, bem como a parceria com instituições civis como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Sesi e a Secretaria de Cultura (Secult). "É saudável esta integração, já que a comunidade deve ver o militar como um guardião e amigo".

Já o capitão Luiz Carlos Tavares, comandante da 2ª Cia de Trânsito, ressaltou que neste ano a principal mudança no evento foi a ênfase dada para a instrução das crianças. "Além do lazer, elas também vão receber noções de trânsito, drogas e higiene e saúde". As demais atividades previstas para o recreio são futebol, vôlei, basquete, corridas, queimada, piscina, apresentação de grupos de teatro infantil, exibição de filmes, passeios turísticos e uma visita ao Paço Municipal.

A maior parte da programação será desenvolvida no no Sesi da Zona Noroeste, das 7h30 às 12h30. Na cerimônia de abertura, também estiveram presentes o secretário de Cultura, José Gondim Alencar, que representou o prefeito Beto Mansur; os diretores da CET-Santos, Márcio Lara e Eduardo Di Gregório; o diretor da 16ª Ciretran, José Paulo Spagna; o diretor local do Sesi, Lauro Antoninho Gotardi e a diretora do Centro Social dos Cabos e Soldados, Tânia Simões.


O prefeito Beto Mansur foi representado na solenidade de abertura pelo secretário de Cultura, José Gondim

Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

Em uma quinta-feira, 16 de dezembro de 1999, o Diário Oficial de Santos voltava a noticiar, na edição 2.622/Ano X:

Fundo Social

Grupo 'Karametade' participa de jogo de futebol beneficente na Portuguesa

Quem quiser ver de perto os artistas do grupo Karametade e ainda colaborar com o Natal de crianças carentes tem, hoje, esta rara oportunidade. É que os pagodeiros santistas estarão disputando uma partida de futebol com o time da 2ª Companhia de Trânsito da Polícia Militar, no Estádio Ulrico Mursa, da Associação Atlética Portuguesa (Av. Pinheiro Machado, 240). O ingresso será trocado por um brinquedo novo para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura, que estará repassando as doações a instituições filantrópicas. Ontem pela manhã, dois componentes do Karametade - Mury e Samir - acertaram detalhes do jogo com o comandante da unidade militar, capitão PM Sérgio Del Bel Júnior, e a diretora do FSS, Maria Cristina Nobre Teixeira, no quartel da Companhia.

Os portões serão abertos, às 9 horas, quando voluntários do Fundo estarão recebendo os brinquedos na entrada do estádio. Ao som dos sucessos do Karametade, palhaços animarão o público até o início da partida, às 10 horas. Em clima de Natal, o juiz estará vestido de Papai Noel. Mury contou que esta é mais uma parceria do grupo com o Fundo Social, lembrando que já atuaram juntos na Campanha do Agasalho e outros eventos beneficentes. Segundo Cristina, este trabalho conjunto, envolvendo agora também a Polícia Militar, atende a uma das principais metas do FSS, que é unir a sociedade civil na busca de melhor qualidade de vida.

Para o capitão Del Bel, a participação dos policiais na partida é um verdadeiro presente: "Neste aniversário da PM, que comemoramos hoje (ontem), todos se sentem homenageados em poder participar de um jogo como este, que colabora com o Fundo Social e ainda propicia um estreitamento na nossa relação solidária com a comunidade".


Componentes do Karametade estiveram ontem no quartel da 2ª Cia. de Trânsito da PM acertando detalhes da partida

Foto: José Herrera Arrais, publicada com a matéria

Na rede social Orkut, duas comunidades de internautas criaram páginas para compartilhar lembranças e fotos do Recreio de Férias da PM, que começou em 12/12/1976 com o nome de "Recreio de Férias da Associação Desportiva da Polícia Militar (núcleo 2ª Cia. de Trânsito)":

RECREIO DE FERIAS / INICIO 1976 - 24/03/2011
GILVAN NASCIMENTO FALA DO RECREIO DE FÉRIAS/1976
NO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 1976, TEVE INÍCIO O 1ª RECREIO DE FÉRIAS DA POLÍCIA MILITAR / SP.
Um grupo de recém-formados, da Faculdade de Educação Física de Santos, resolveram colocar em prática um programa de recreação planejada.
Matéria do Professor Godofredo Casatti, que deu como trabalho, atividades de recreação, contendo um grupo de trabalho, equipe de monitores, para um grupo de 150 crianças.

O programa tinha como objetivo, manter as crianças durante suas férias escolares ocupadas em um convívio sadio, fazendo novas amizades e praticando esporte, tirando-os da rua, porém, havia necessidade de um bom espaço físico para colocá-los em prática, daí a importância da área da 2ª Cia. Trânsito; Além do bom relacionamento com á Polícia Militar, também havia local para jogos, aulas de trânsito,viagens, palestras, cinema, etc.

À idéia foi levada ao conhecimento do Capitão Nelson Afonso Prado( Cmt. Da 2ª Cia.Trânsito ), que achou interessante a idéia e levou ao conhecimento do Comandante do 6º BPM/I (Ten. Coronel Luiz Sebastião Malvasio, que em reunião específica com o Capitão Nelson A. Prado ( Cmt. Da 2ª Cia.), foi dado o “OK.”.
No início, foi usado o nome da (ADPM/NÚCLEO 2ª Cia.); Com autorização do seu Presidente, Tenente Gerson Douglas de Almeida, porque o Cmt. do 6º BPM/I, achava prematuro, usar o nome da PM. nesta programação, inclusive, às primeiras camisetas e carteirinhas, tinha o nome e distintivo da “ADPM”, e a prioridade, era para os filhos dos PMs..

EQUIPE PIONEIRA:
Responsável e Chefe da Equipe: Tenente Gerson Douglas de Almeida.
Professores de Educação Física: PM. Professor de Educação Física: Ariovaldo Vanderlei Benedito Salome, Outros Professores de Educação Física: Maria da Graça Hoyer, Jair Cestari, Renato Dascanio.
Burocracia: Monitor PM. Gilvan Nascimento.

“O VERDADEIRO ÍCONE” de tudo isso, é o PM. Prof. Salome, pois somente ele fazia parte dos dois lados, ou seja, “FEFIS” e PM.


Imagem: reprodução de página da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

Gilvan e Marina Nascimento's - 09/01/2011
CORONEL DOUGLAS FALA DO RECREIO DE FÉRIAS

CORONEL GERSON DOUGLAS DE ALMEIDA

Caro amigo Gilvan, li a história que relata a realidade, só vou falar de alguns detalhes que você já conhece . A idéia foi de um grupo de alunos da faculdade de educação física de Santos, entre eles, Ariovaldo B. Salomé, Maria da Graça Hoyer, Renato, entre outros... Foi em um dia que eu estava de Oficial de dia e compareceram ao Quartel, os estudantes citados e me falaram de um trabalho que faziam no Saldanha da Gama(clube)com crianças ; Daí a idéia de fazer algo parecido na PM.; Falei com o então Cmt.da 2ª Cia. Cap. Nelson Afonso Prado , que me deu "carta branca" ; E assim visando o interesse da corporação(PM) e uma integração com a comunidade, Foi dado início ao primeiro Recreio de Férias do modo em que è feito até hoje, contando com os alunos da faculdade de educação física e PMs. - "COORDENEI OS PRIMEIROS RECREIOS DE FÉRIAS",que mais tarde contou com a valorosa colaboração de vários monitores: Prata, Bozo, Regina,Albert,Nunes e outros no decorrer do tempo, cujo nomes não lembro no momento. Portanto, "existe sim um grupo pioneiro criador do Recreio de Férias". A maneira como é feito até hoje, é o fato que motivou o começo.


Imagem: reprodução de página da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)


Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)


Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)


Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)


Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)


Acampamento no quartel em janeiro de 1977

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Acampamento no quartel em janeiro de 1977

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Nas instalações havia até um mini-zoológico. Duas das crianças participantes do Recreio de Férias (Marcelo e Charles Moraes do Nascimento) posam para foto nesse local, em janeiro/1977

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Charles e Marcelo M. do Nascimento, tendo ao fundo a área de recreação nos fundos do quartel

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Acampamento no quartel em junho de 1980, com abertura da programação pela Banda do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos (Camps)

Fotos publicadas em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Abertura da programação do 1º Recreio de Férias/1976 pela Banda do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos (Camps)

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Jogo de futebol infantil, na quadra da 2ª Cia. de Trânsito, na Avenida Ana Costa

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Carnaval no encerramento da programação de um Recreio de Férias

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Desfile dos participantes, para noticiário da televisão

Fotos publicadas em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


Saída do quartel para um passeio no Forte de Itaipu. Ao fundo, o Parquinho "Antonio Calçada"

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

 


O tradicional banho de espuma, diversão final do Recreio, para crianças como Camila Chiara

Foto publicada em álbum fotográfico da comunidade na rede social Orkut (acesso: 8/4/2013)

Leva para a página seguinte da série