Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0238c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/20/05 23:39:12
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Túnel Leste/Noroeste
Um túnel difícil de sair (3)

Leva para a página anterior
Um dia sai. Mas quando? Entra governo, sai governo, promessas e mais promessas, e o túnel ligando as zonas Leste e Noroeste de Santos vai ficando para as calendas, apesar da incessante cobrança pela população. Enquanto não sai, vai virando lenda. Mas fica o registro na imprensa. Como na edição de 20 de outubro de 2004 do Diário Oficial de Santos:
 


Tem início levantamento topográfico do túnel da ZNO
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

OBRAS
Começa levantamento topográfico do túnel da ZNO

Prazo para a conclusão dos serviços é de 30 dias

Em 30 dias, todo o levantamento topográfico para a implementação do sistema viário do túnel ligando a Zona Noroeste à Leste de Santos deverá estar concluído. Técnicos da empresa L.A. Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Ltda., vencedora da licitação, iniciaram ontem os trabalhos, na Rua Haroldo de Camargo, no Jardim Castelo. Os trabalhos irão dimensionar para a Prefeitura o número de desapropriações necessárias para a construção do complexo viário na região. O prazo para a conclusão dos serviços é de 30 dias.

A escolha da Rua Haroldo de Camargo, que tem uma extensão de 1.200 metros, para o início do levantamento topográfico, deve-se a uma série de obras que serão realizadas no local, desde a sua duplicação, que passará a ter duas pistas até a ligação com a Rua Barão de Penedo, em São Vicente, como também a construção de uma rede de drenagem com sistema de comporta e bombeamento das águas.

Sem a conclusão dos estudos, a Prefeitura ainda não pode prever quantos e quais terrenos e imóveis serão desapropriados para que o túnel e o complexo viário sejam construídos. O túnel terá duas pistas com 1.350 metros de extensão e com duas embocaduras. Uma na altura da Rua D. Duarte Leopoldo e Silva, no Marapé, Zona Leste, e outra no bairro do São Jorge, nas proximidades do conjunto dos Estivadores. A obra está orçada em R$ 147 milhões e deverá estar concluída em 28 meses.


Técnicos da empresa L.A. Falcão Bauer iniciaram os trabalhos
na Rua Haroldo de Camargo, confluência com a Av. Nossa Senhora de Fátima
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

Com a informação de mais um adiamento - de 30 dias, no prazo para conclusão do levantamento topográfico e definição das desapropriações necessárias - foi publicada no jornal santista A Tribuna uma foto da área de acesso ao túnel pelo bairro do Marapé, em 22 de janeiro de 2005:


Acesso ao futuro túnel pela Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro santista do Marapé
Foto: Raimundo Rosa, publicada em A Tribuna de 22/1/2005

Em abril de 2005, recursos estaduais destinados ao túnel foram desviados para outras obras, face à negativa das autoridades ambientais quanto ao deferimento das obras. Embora, segundo a Prefeitura, as questões que motivaram essa negativa sejam simples de responder, haveria um atraso de mais alguns meses até ser possível iniciar as obras, daí a opção pela transferência dos recursos para outros projetos, como o da ampliação da linha turística de bondes e de reforma de um ginásio municipal na Zona Noroeste.

Leva para a página seguinte da série