Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0172p.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/22/13 17:25:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TRANSPORTES
Os primeiros ônibus para São Vicente

Leva para a página anterior

O ano de 1937 marcou o início da ligação por ônibus entre as áreas insulares de Santos e São Vicente, fato que foi assim registrado pelo jornal santista A Tribuna em 19 de setembro de 1937 (página 9 - ortografia atualizada nestas transcrições): 


Foto publicada com a matéria

S.VICENTE

Será inaugurado depois de amanhã o tráfego de ônibus para a nossa cidade

Damos, hoje, em primeira mão, uma notícia que alegrará os vicentinos: na terça-feira próxima, teremos novamente o trânsito dos ônibus. Quatro carros confortáveis farão a carreira Santos-S. Vicente, sob a direção da firma Gonzalez e Cia. Ltd., proprietária da Agência Ford, em Santos.

Aqueles ônibus passaram por uma reforma radical, cuja despesa orçou, aproximadamente, em 40:000$000, estando, por isso, em condições de prestar ao público um ótimo serviço de transporte, com todo o conforto e máxima segurança.

A nova empresa, para poder atender ás exigências do público, contratou um corpo de empregados competentes. Com uma nova organização a ser adotada, a firma Gonzalez e Cia. Ltd. espera conservar a linha de ônibus Santos-São Vicente, com toda regularidade, e ampliar futuramente, o que será uma necessidade, o número de veículos.

O horário estabelecido, ao que nos consta, satisfaz plenamente, pois as saídas e chegadas serão em curto espaço de tempo. A primeira partida em S. Vicente será às 6,30 horas e a última à meia noite.

É pensamento da empresa levar, aos domingos, os ônibus à Biquinha e, possivelmente, fazê-los contornar o Morro dos Barbosas, passando pela Ponte Pênsil e Porto Tumiaru. Com esta iniciativa muito lucraria a cidade. Os forasteiros conheceriam melhor os belos recantos vicentinos e os moradores do Porto Tumiaru seriam beneficiados com mais este importante melhoramento.

Aproveitamos o ensejo, ao traçarmos prazerosamente estas linhas, para fazer um apelo à esforçada empresa: a necessidade de condução em que se encontram os moradores do Parque S. Vicente, Voturuá, Vila Melo, Japuí, Guamium e Mato N. Senhora. Esses bairros crescem assustadoramente e os seus habitantes, sem meios de transporte, enfrentam, muitas das vezes, as intempéries em longas caminhadas a pé. Seria uma lacuna sanada, se os novos empresários olhassem a esta deferência de transporte.

Está de parabéns o povo vicentino com a renovação de sua linha de auto-ônibus.

Este melhoramento, já há muito ansiosamente esperad3o por todos, é indispensável a qualquer cidade moderna.

(Do correspondente)

 Veja e ouça:

Vídeo divulgado no YouTube em 1/7/2010, reproduzindo anúncio exibido na TV Litoral entre fins de 1993 e início de 1994, sobre a entrada em circulação dos novos ônibus da Expresso Santos-São Vicente. As fotos são de João Manoel da Silva e o áudio é do arquivo pessoal do internauta que se identifica como Willian5281. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo, em formato MP4, com 0'34" e 1,47 MB:

Clique na imagem para obter o vídeo correspondente, em formato MP4

Imagem: fotograma do vídeo

 

O mesmo Willian5281 postou no Youtube outro arquivo, em 28/11/2010, com o som original de um anúncio comercial da Viação Santos-São Vicente Litoral Ltda. (VSSVLL) em 1993, exibido na TV Litoral. Ele montou o vídeo com imagens de um comercial da VSSVLL e de outras cidades. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo de áudio, em formato MP3, com 0'32" e 506 KB:

Clique na imagem para obter o áudio correspondente, em formato MP3

Imagem: fotograma do vídeo

 

Este comercial da VSSVLL foi exibido em 1992, no intervalo do programa da apresentadora Isabel Machado, na TV Litoral (vista no primeiro quadro do filme). Foi postado no Youtube também por Willian5281, em 8/4/2010, e informa sobre ter a empresa de ônibus "adotado" a manutenção do canteiro central da Avenida Capitão-mor Aguiar, em São Vicente. Clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo de vídeo, em formato MP4, com 0'42" e 1,56 MB:

 

Clique na imagem para obter o vídeo correspondente, em formato MP4

Imagem: fotograma do vídeo

Leva para a página seguinte da série