Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/04/07 22:06:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (20)

Leva para a página anterior
A inauguração do Cine Atlântico, na Praça da Independência, ocorreu em 1941, sendo assim registrada pelo jornal santista A Tribuna, em matéria publicada no dia 12 de outubro de 1941 (ortografia atualizada nesta transcrição):
 


Um aspecto do edifício onde funcionará o Cine Atlântico
Reprodução parcial da matéria original

Cine Atlântico

Inaugura-se quinta-feira, 16, a nova casa de espetáculos - A renda da avant-premiére reverterá em benefício de nossas instituições de caridade

Com o filme da Metro Goldwyin Mayer, Divino tormento, espetáculo musical em tecnicolor, com Jeannete Mac Donald e Nelson Eddy, realiza-se na quinta-feira próxima, dia 16, o espetáculo de avant-premiére que inaugurará o Cine Atlântico, o majestoso cinema que a Empresa Imobiliária Bandeirante Ltda. acaba de construir, confiando o trabalho à firma técnica Duarte e Cia, e a Empresa José B. Andrade incluiu em seu círculo exibidor.

Está a cidade de parabéns, pois conta agora com um cinema de luxo, desenhado em amplas e elegantes linhas, esplendidamente equipado no seu material técnico Western Eletric Mirrophonic, e guarnecido confortavelmente com poltronas estufadas, tapeçaria de qualidade, iluminação de grande efeito e ar condicionado.

Em todas as dependências do novo cinema nota-se o capricho que presidiu à construção, e o carinho com que se procederam as necessárias instalações.

Nos últimos três anos a Empresa José B. Andrade fez construir em Santos três casas de espetáculos para os bairros do Macuco, Vila Matias e Campo Grande, respectivamente os cines S. José, Carlos Gomes e Avenida. Esses cinemas corresponderam plenamente à expectativa do público a que se destinavam, pois são casas amplas e bem instaladas, dispondo de bom aparelhamento técnico e discreta e elegante ornamentação.

Agora, entregando à sociedade santista o belo cinema da Praça da Independência, as empresas Imobiliária Bandeirante Ltda. e José B. Andrade estão certas da aprovação do público, que saberá apreciar o que representa de boa vontade e real desejo de servir, a construção de uma casa nos moldes do cinema a ser inaugurado.

A renda total do espetáculo de avant-premiére é destinada a instituições beneficentes de Santos. Esse espetáculo, ansiosamente esperado pelos fãs de cinema, vai constituir, sem dúvida, um acontecimento festivo.

Para fazer entrega oficial da casa, as empresas citadas oferecem às autoridades e pessoas gradas um coquetel, às 16 horas e meia de quinta-feira, 16.

Leva para a página seguinte da série