Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0087d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/09/12 13:10:44
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Prestes em Santos: o presidente que não foi-E

Leva para a página anterior da série

A partida do presidente não empossado da República Júlio Prestes de Albuquerque rumo aos Estados Unidos, logo após a eleição, foi registrada pelo jornal paulistano O Estado de São Paulo, na página 5 de sua edição de 23 de maio de 1930 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução parcial da página com a matéria (Acervo Estadão)

EM SANTOS

A viagem do dr. Julio Prestes

Os preparativos do Almirante Jaceguay - A chegada da divisão de cruzadores - O embarque do sr. presidente e comitiva

SANTOS, 22

Conforme noticiamos, entrou ontem neste porto, às 15 horas, o paquete Almirante Jaceguay, navio do Lloyd Brasileiro designado para transportar o dr. Julio Prestes em sua viagem aos Estados Unidos.

Atracando ao armazém 15 da Companhia Docas, prosseguiram os trabalhos de limpeza do navio, quer interna quer externamente, empregando-se neste mister cerca de 300 operários. De ontem para hoje foi grande a azáfama a bordo, com o intuito de concluir os trabalhos de adaptação.

Internamente, o Almirante Jaceguay apresenta um aspecto agradável, bem asseado e ornamentado, especialmente o salão de jantar e o jardim de inverno, cujo mobiliário foi todo substituído por outro de fino acabamento e apurado bom gosto.

A instalação elétrica é toda de emergência e a variedade de lâmpadas de cores amarelas, verdes e vermelhas, quebra a austeridade do ambiente.

O Almirante Jaceguay terminou o seu aparelhamento neste porto, adquirindo gêneros e utensílios diversos.

Comanda aquele paquete nacional o capitão Miller dos Reis, seguindo a bordo como representante da Companhia o capitão-de-fragata Romeu Braga, diretor técnico do Lloyd Brasileiro. Na qualidade de oficial de ligação entre o dr. Julio Prestes e o comando da divisão de cruzadores, segue o capitão-tenente Oswaldo Alvarenga, e como encarregado do serviço de transmissão, o primeiro-tenente Adalberto Nunes Filho, auxiliado por quatro sinaleiros.

O Almirante Jaceguay recebeu neste porto 36.000 sacas de café, que servirão de lastro ao navio.

Os cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul, que vão comboiar o Almirante Jaceguay em toda a sua viagem, chegaram hoje a este porto, às 10 horas e meia, fundeando em frente ao Paquetá.

Às 12 horas, esteve no Paço Municipal o capitão-de-mar-e-guerra Ricardo G. Barreto, que ali foi cumprimentar o sr. presidente da Câmara e prefeito da cidade, em nome do comandante da divisão de cruzadores.

Às 13 horas, o contra-almirante Belfort seguiu para essa capital, a fim de se apresentar ao sr. presidente do Estado.

O embarque do dr. Julio Prestes e comitiva foi bastante concorrido, tendo comparecido ao bota-fora todas as autoridades locais, civis e militares. No cais formou a companhia do 6º batalhão, com bandas de música, estando presente também a banda do Corpo de Bombeiros. O serviço de policiamento externo foi feito pela guarda civil e o interno pela política marítima.

O comboio especial não entrou na estação da S. Paulo Railway, tendo seguido diretamente para o cais, indo parar junto ao costado do Almirante Jaceguay. À chegada do especial, as bandas de música executaram o Hino Nacional, prestando a Força Pública a devida continência.

Desembarcando, o dr. Julio Prestes e sua comitiva, composta dos srs. secretários de Estado, senadores, deputados e pessoas gradas, dirigiram-se para bordo do Almirante Jaceguay.

No portaló daquele vapor o sr. presidente foi recebido pelo almirante Heraclito Belfort, comandante da divisão de cruzadores, que apresentou os seus cumprimentos ao dr. Julio Prestes.

No salão principal do vapor, o sr. presidente do Estado recebeu os votos de boa viagem das autoridades locais, políticos e pessoas de destaque. À sra. Julio Prestes foram oferecidas muitas cestas de flores naturais.

Às 20 horas e meia, o comboio especial regressou para essa capital, levando as pessoas que acompanharam o dr. Julio Prestes.

Dez minutos depois, o Almirante Jaceguay desatracava e às 21 horas já navegava rumo do canal, em direção à barra. Por ocasião da desatracação do vapor, as bandas de música tocaram novamente o Hino Nacional.

Os cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul fizeram funcionar seus holofotes, iluminando a baía, tendo em seguida levantado ferros para acompanhar o Almirante Jaceguay.