Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0087c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/20/09 13:20:58
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Prestes em Santos: o presidente que não foi-D

Leva para a página anterior da série

A situação política na Paraíba de 1930 está por diversas formas ligada com a história santista. Primeiro, porque o principal personagem, João Pessoa, além de dar seu nome à capital daquele estado nordestino, também foi usado para rebatizar a Rua do Rosário, em Santos, em função de um movimento popular que assim o exigiu. Está igualmente ligada à história do governador paulista e presidente não empossado da República Júlio Prestes de Albuquerque. Por fim, os dias conflituosos de 1930 naquele estado foram amplamente acompanhados pela imprensa santista, que assim registrou (ortografia atualizada nesta transcrição):

Reprodução parcial da página principal do Jornal Commercio de Santos, de 30 de maio de 1930

Exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda

Jornal Commercio de Santos, sexta-feira, 30/5/1930, página 1

A luta na Paraíba parece ter atingido a fase decisiva

Como as tropas do sr. João Pessoa conseguiram munições - Os últimos encontros e escaramuças

PARAÍBA, 29 (A) - Seguiu para Recife o jornalista Godofredo Costa, representante da A Noite, do RIo de Janeiro, que esteve preso pela polícia e na iminência de sofrer vexames, por ter comunicado a notícia de sua prisão àquele jornal.

PARAÍBA, 29 (A) - Consta que a família do sr. João Suassuna, temendo desacatos por parte dos adeptos exaltados do governo, vai retirar-se para o Rio Grande do Norte.

PARAÍBA, 29 (A) - Notícias de Princesa dizem que a cidade e seus arredores se mantiveram calmos nas últimas 24 horas.

Os últimos comunicados dali chegados dizem que a coluna do capitão Costa, arranchada em Tavares, fez nos últimos dias tentativas para desalojar as forças pereiristas colocadas em Sítio, a 18 quilômetros daquela cidade, nada, porém, conseguindo.

PARAÍBA, 29 (A) - Telegrama de Campina Grande diz que chegaram àquela cidade 50 homens armados de rifles, constando terem sido enviados por um membro da família Pessoa, de nome José da Silva Pessoa, e que ocupa o lugar de coletor federal de Umbuzeiro.

A chegada desses homens armados estava fazendo pânico na população, e muitas famílias preparavam malas para se dirigir a Recife e outras cidades pernambucanas.

PARAÍBA, 29 (A) - Dizem de Piancó, que o sr. José Americo, secretário da Segurança Pública, continua isolado naquela cidade, permanecendo recolhido ao hotel em que está hospedado, com receio dali sair.

Há poucos dias - segundo acrescentam as notícias - o sr. José Americo foi acometido de forte crise nervosa, ao saber que Piancó estava cercado pelas tropas de José Pereira.

Socorrido por pessoas de sua amizade, foi-lhe aconselhado retirar-se para (...)os.

RECIFE, 29 (A) - Chega da Paraíba a notícia de que o posto fiscal do Riacho de Sto. Antonio foi atacado por um grupo de soldados da polícia desertores, que levaram consigo selos e valores daquela estação arrecadadora.

A situação da localidade era de absoluta intranqüilidade.

PARAÍBA, 29 (A) - Comunicam de Alagoa de Monteiro:

"A situação deste município permanece na mesma.

"O prefeito, o presidente do Conselho Municipal e os demais conselheiros, continuam ausentes da cidade".

RECIFE, 29 (A) - Graças à habilidade e atividade do inspetor de polícia Ramos Freitas, estão sendo descobertas as pessoas que desviaram a munição para fuzil Mauser nas repartições federais.

O chofer implicado continua preso, sabendo-se ainda que estão implicados José Primo e Pedro Muniz, ex-capitães da Polícia Militar; Antonio Spinola e o capitão Ayston Piasant.

Este último esteve na chefatura de polícia até as 20 horas de ontem.

A polícia continua ainda nas investigações para descobrir o paradeiro de mais 8.000 tiros de fuzil, que se destinavam à Paraíba.

Consta que a saída de munição com destino à Paraíba vem sendo efetuada desde algum tempo, em grande escala.

RECIFE, 29 (A) - O inspetor geral de polícia foi cientificado de que um indivíduo oferecia 8.000 balas para fuzil Mauser a um chofer da Paraíba que se achava aqui.

Investigando, a polícia descobriu que o chofer, de nome João Ramalho, hospedado no Hotel Comercial, havia fechado a compra de 300 balas.

Não estava, porém, no hotel o referido motorista. A polícia, procurando-o, encontrou o seu carro estacionado na Praça Barão de Lucena, em preparativos para viagem.

Intimado a comparecer na polícia, João Ramalho aquiesceu, mas, em caminho, acompanhado de três investigadores, imprimiu velocidade ao carro, abandonando-o a seguir, para penetrar no hotel.

Perseguido, João Ramalho homiziou-se no quarto em que residia o capitão de exército Ayrton Plaisant, que impediu que os investigadores prendessem o motorista.

A polícia cercou o hotel imediatamente, dando ciência do ocorrido ao inspetor geral, o qual se dirigiu para aquela casa, realizando então a prisão de Ramalho.

Procedida a busca no quarto daquele paraibano, foram encontradas 300 balas de fuzil, além de três revólveres com a respectiva munição e 30 baralhos, sem selos, etc.

O inquérito provou que as balas haviam sido vendidas por Severino Teixeira, agente do Hotel Comercial, o qual, depondo perante as autoridades, caiu em sérias contradições.

Foram detidos também o indivíduo João Vieira, vulgo China, e um outro, Autonomasio Toinha. Este, vendera balas e fechara negócio para mais 8.000 cartuchos que entregaria ontem.

Toda a munição apreendida, e as que estavam negociadas, destinavam-se à Paraíba e seriam conduzidas pelo referido motorista preso.

A polícia está de posse de dados que evidenciam haver pessoas de responsabilidade envolvidas na compra de munições para o referido estado vizinho.

Ainda a respeito do caso, o chefe de polícia oficiou ao comandante da Região Militar, relatando a estranha atitude do cap. Plaisant.

Ficou, por outro lado, averiguado que João Ramalho vinha duas vezes por semana a Recife, entregar-se ao negócio clandestino de compra de balas.

Sabe também a polícia que há outros agentes encarregados do mesmo mister, nesta capital.

Conhece-se, por exemplo, que o sr. Manoel Candido, delegado regional na Paraíba e um dos chefes provisórios, comprou munição em Buique, Pedra e Rio Branco, trazendo-a para esta capital, de onde seguiu para Paraíba, via Goiana, Itabaiana e Mubuzeiros.

A polícia recebeu também denúncia de que um auto do governo paraibano tem vindo a este estado. Diz-se, na mesma denúncia, que o auto em questão possui fundos falsos, nos quais carrega a munição adquirida clandestinamente..

Trecho de notícia sobre a viagem de Júlio Prestes aos Estados Unidos, na página principal do Jornal Commercio de Santos, de 30 de maio de 1930

Exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda

 

Jornal Commercio de Santos, sexta-feira, 30/5/1930, página 1

Boletim do Partido Republicano Paulista

Pelo governo do Estado foi designado o dia 30 do corrente para proceder-se à eleição de dois senadores e de dois deputados pelo 1º Distrito ao Congresso do Estado, nas vagas dos srs. drs. Antonio Martins Fontes Junior, José Alves Guimarães Junior, Armando da Silva Prado e Carlos Cyrillo Junior, para preenchimento das quais foram respectivamente indicados, pela Comissão Diretora do Partido Republicano Paulista os seguintes candidatos:

PARA SENADORES ESTADUAIS

Dr. Mario Tavares, advogado, residente na Capital.

Dr. José Augusto Pereira de Rezende, lavrador residente na Capital.

PARA DEPUTADOS ESTADUAIS

Dr. Raul Jordão de Magalhães, advogado, residente na Capital.

Antonio Simões de Carvalho, funcionário-bancário, residente na Capital.

Pelo exmo. sr. presidente da Câmara Municipal de Santos foi designado o mesmo dia 30 do corrente para proceder-se à eleição de um vereador à Câmara, na vaga verificada com a renúncia do sr. dr. Heitor de Moraes. Para essa vaga foi lembrado o nome do dr. Ignacio Pascoal Bastos, advogado, residente em Santos.

Para o nosso antigo e dedicado companheiro, um dos elementos de maior destaque no Foro e na sociedade de Santos, bem como para os dignos candidatos indicados a preenchimento das vagas de senadores, deputados estaduais, o Diretório político local pede os sufrágios de seus amigos correligionários, no pleito do dia 30, solicitando, com empenho, o comparecimento de todos, como significativa homenagem aos candidatos que, por muitos e brilhantes atributos, se recomendam à admiração e estima de seus concidadãos.

Santos, 23 de maio de 1930

J. Carvalhal Filho

Albertino Moreira

Victor de Lamare

Adelson Nogueira Barreto

Alberto Cintra

Renato Pinho

João Manoel Alfaya Rodrigues.

Boletim do Partido Republicano Paulista (PRP) de Santos, na página principal do Jornal Commercio de Santos, de 30 de maio de 1930

Exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda


Jornal Commercio de Santos, sexta-feira, 26/6/1930, página 1:

Coisas do sr. João Pessoa

Na Paraíba, os detentos andam pela rua!

PARAÍBA, 25 (A) - Continua despertando vivos comentários o fato de perambularem pelas ruas centrais da cidade e tomarem bondes, para mais de 100 detentos da cadeia pública, completamente desacompanhados de qualquer vigilância.

Acresce mais que os referidos detentos ostentam lenços encarnados, que são também usados pelos adeptos da Aliança Liberal.

Notícia no jornal Commercio de Santos, de 26 de junho de 1930, página 1

Exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda

 

Jornal Folha de Santos, sexta-feira, 26/6/1930, página 8:

A situação na Paraíba

Cogita-se de um acordo para restabelecer a ordem no estado nordestino

RIO, 26 - Logo às primeiras horas da manhã, tivemos, ontem, a informação de que, efetivamente, se tenta um acordo em torno dos acontecimentos da Paraíba e que a questão se resolverá dentro destes mais próximos oito dias.

Ou o acordo se faz e tudo ficará em ordem, voltando os revoltosos aos seus lares e retomando a administração paraibana o seu curso normal, ou a situação se agravará, pois o deputado José Pereira, nesse caso, organizará seis ou oito colunas, de 200 homens cada uma, espalhando-as pelo estado e marchando sobre a capital.

Estas notícias são-nos fornecidas por pessoa autorizada e somente por isso nos animamos a transmiti-las. - (D.T.M.)

Notícia no jornal Folha de Santos, de 26 de junho de 1930, página 8

Exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda

Leva para a página seguinte da série