Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0030d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/23/02 19:51:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TÚNEIS SECRETOS
Uma gruta escondida no monte...

A outra ponta do túnel também tem seus mistérios
Leva para a página anterior
Na encosta do morro da Nova Cintra, pelo lado da Caneleira, existe uma cachoeira, junto à qual se acredita esteja a outra ponta do túnel escavado na encosta entre o Monte Serrat e o São Bento nos tempos coloniais. Ele é descrito em matéria de 1980 do jornal santista A Tribuna. O citado ermitão foi posteriormente encontrado pela reportagem do jornal, que até conseguiu fotografá-lo de longe (em 20/1/1980).
 
O esconderijo do Tachinho (*)
Foto de Carlos Marques em 1980 mostra a cachoeira da Nova Cintra, 
no ponto descrito como saída do lendário túnel

Foto de Carlos Marques em 1980 mostra a cachoeira da Nova Cintra, no ponto descrito como saída do lendário túnelContam-se histórias: há em Santos uma incrível rede de túneis, interligados, que data dos tempos coloniais. Muitas pessoas ouviram alguma coisa a respeito destes mistérios, como muitos dos moradores do Morro da Nova Cintra. Como o seu Eduardo, fabricante de cachaça, que diz que desde menino ouve falar do túnel que ligaria o morro ao Mosteiro de São Bento. Mas ele diz que, hoje, não acredita na existência desta passagem, pois já chegou até a procurar, sem encontrar nada.

O nome original do morro é Tachy, palavra indígena que significa escarpa, barreira escorregadia. O nome Nova Cintra foi dado por Luís de Matos, português que se fixou no local e já faz parte da história santista. No Tachinho, como era conhecido o morro, existiria um túnel, que seria, segundo as hipóteses levantadas por estudiosos, a saída da passagem construída por Bartolomeu Fernandes, o filho.

O historiador Francisco Meira escreveu: "O Tachinho está assinalado na nossa poranduba pelo célebre refúgio da Nova Cintra, entrosado com a não desvendada Gruta da Nossa Senhora do Desterro, dos tempos coloniais. A topografia local nos dá o que pensar. A nascente, formando pequeno salto, despenha-se por penedias tenebrosas juncadas de furnas, lugar propício ao mais seguro refúgio, perdido no dédalo inacessível de frondosa mata".

Em seu trabalho Santos de Ontem, Meira apresenta fotografias de um antigo paredão emparedado, existente junto à cachoeira da Nova Cintra, além de uma porta de pedra, "a lhe servir de verga uma pesada pedra". Segundo estudiosos, esta passagem seria o início - ou final - do célebre túnel de que tanto se fala.

Alguns moradores do morro conhecem bem o local, e dizem que lá vive um homem, chamado de Eremita. A provável entrada do túnel fica ao lado da cachoeira, no lado esquerdo de quem desce o morro em direção à Caneleira, escondida entre a vegetação, "em lugar velado, sem aparente justificativa e no sentido da corrente...", como descrevia Francisco Meira.

(*) Extraído da matéria Os subterrâneos de Santos, de Lane Valiengo, com foto de Carlos Marques, publicada em 6/1/1980 no jornal A Tribuna, de Santos/SP.

***

Nova Cintra

As imagens a seguir foram publicadas no suplemento infantil A Escolinha, do Diário Oficial de Santos, em 9 de outubro de 1971. A primeira mostra um paredão colonial na cachoeira da Nova Cintra, no sentido da correnteza:

Nesse paredão, em plena cascata, há uma porta bem definida e uma pesada pedra servindo de verga. Alguns estudiosos dizem que talvez a passagem fosse o início do célebre túnel misterioso:

Leva para a página seguinte da série