Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b060512.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/13/06 10:55:19
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

A TRIBUNA, DE SANTOS - 12/MAI/2006


Dois dos 3 bondes doados por cidade portuguesa estão em reforma
Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

CENTRO
Linha turística terá dois bondes de Turim

Os veículos foram doados e devem estar na Cidade até o fim de 2007

Da Reportagem

Dois bondes fabricados na Itália irão reforçar a linha turística implantada no Centro até o final de 2007. A informação foi dada ontem pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, que recebeu a confirmação da cidade italiana de Turim.

De acordo com Papa, os dois bondes datam da década de 50 e foram doados pelo Grupo Turinense de Transportes (GTT), órgão responsável pelo serviço de transporte coletivo em Turim.

Um deles, da série 3.100, com 14 metros de comprimento e capacidade para 18 pessoas sentadas e 91 em pé, tem entrega programada para este ano. O equipamento estava em atividade até o final dos anos 90. "Cidades européias como Turim e Lisboa ainda conservam o bonde como atração turística e como meio de transporte coletivo. Isto só prova que Santos cometeu um erro histórico ao interromper o serviço no passado".

O outro é da série 2.800, possui 22 metros de comprimento e está previsto para ser entregue somente no próximo ano, uma vez que ainda continua sendo usado pelo GTT. O órgão aguarda somente a vinda do novo equipamento que irá substituí-lo.

Atualmente, a linha turística do Centro conta com dois bondes próprios que foram restaurados, além de mais três doados pela cidade portuguesa do Porto. Um deles já se encontra em operação na linha do Centro, enquanto que os outros dois continuam sendo recuperados na oficina da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

"Não há pressa nesse trabalho, pois nossa meta é colocá-los em funcionamento somente depois de ampliarmos a linha turística. Isso também vale para o primeiro que chegará da Itália", assinalou Papa.

Uma proposta que está sendo analisada é a transformação de um dos bondes italianos, o da série 2.800, em um restaurante. Um dos bondes portugueses também será preparado para eventos especiais, como comemorações do aniversário de Cidade.

O chefe de gabinete do prefeito, Luiz Dias Guimarães, já iniciou os contatos com empresas da iniciativa privada interessadas em viabilizar a vinda do primeiro bonde italiano. "Terá que ser feita uma parada na Holanda ou em Portugal antes de chegar ao Porto de Santos".

Exemplo - João Paulo Papa lembrou que a iniciativa de Santos já está servindo de exemplo para outras cidades brasileiras, como Belém (Pará), que está implantando uma linha turística em seu Centro Histórico. "O bonde deles foi restaurado em Santos, pela CET, cujo trabalho já é uma referência para o setor".