Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmfusos.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/08/09 11:54:10 .
Fusos horários e códigos (time zones & codes)


Este é o clássico mapa de fusos horários. Cada fuso corresponde a 15 graus angulares, de forma a que os 24 fusos totalizem os 360 graus da circunferência terrestre. Conveniências políticas e práticas (deixar toda a área de um país dentro de um mesmo fuso horário, por exemplo) levaram, ao longo dos anos, a ajustes nessa divisão. Um exemplo recente foi o Acre, no Brasil, que seguia o fuso horário UTC-5 horas, e desde junho de 2008, pela lei 11.662 (de 24/4/2008), passou a fazer parte do mesmo fuso UTC-4 horas, que compreende a Amazônia brasileira, o Paraguai, o Chile, Bolívia e Venezuela, entre outros lugares. Em 2009, o Congresso Brasileiro estuda a unificação da hora com base no UTC-3 horas (hora de Brasília), eliminando assim o UTC-2 e o UTC-4 no território nacional.

Alguns países utilizam ainda horários fracionados (diferença inferior ou superior a uma hora em relação ao fuso horário vizinho), fora do padrão internacional. Outros países usam em certas épocas (definidas a cada ano) o horário de verão.

Por essa razão, o Atlas Novo Milênio preferiu colocar um relógio na ficha de cada país, sempre que possível com o horário de sua capital neste momento (além de informações meteorológicas). Note-se, porém, que vários países têm mais de um fuso horário, devido à extensão de seu território, como Brasil e Estados Unidos.

Siglas - Eis as principais denominações e siglas de tipos de horário:

GMT - Greenwich Mean Time - Tempo Médio de Greenwich - refere-se à cidade inglesa e seu observatório astronômico que foram convencionados como base para os cálculos internacionais de horário. Usado principalmente na Europa, segue o padrão UTC.

ST - Standard Time - Tempo Padrão - Hora oficial em cada fuso horário.

DST - Daylight Saving Time ou Summer Time - Horário de verão - geralmente uma hora a mais que o tempo padrão (há registros de uso de adiantamentos de 20 ou 40 minutos e de duas horas). No dia marcado para o seu início, em cada pais que o adota, os relógios são adiantados geralmente de uma hora, voltando ao horário normal (com o correspondente atraso nos relógios) ao término do período especificado. A alteração nos relógios geralmente é feita no início da madrugada. Assim, o primeiro dia do ciclo tem 23 horas e o último, 25 horas. O método foi sugerido em 1784 por Benjamin Franklin e adotado pela primeira vez em países europeus em 1916, durante a I Guerra Mundial. Nos EUA, com o nome de War Time, foi usado de forma contínua desde 3/2/1942 até 30/9/1945, na II Guerra. Atualmente, é usado principalmente entre março e setembro no Hemisfério Norte e de outubro a fevereiro no Hemisfério Sul.

UTC - Universal Time Zone - Civil Time - Horário Universal - Tempo civil. Todas os fusos horários são relativos a ele. O UTC não inclui os horários de verão é algumas vezes é ajustado com as diferenças de segundos em relação ao tempo de rotação da Terra, de forma a não exceder 0,9 segundo. O ajuste entre UTC e o Tempo Atômico (TAI) é sempre feito em número inteiro de segundos. O último ajuste, adicionando um segundo ao UTC, ocorreu em 31/12/1998 às 23:59:60 UTC, de forma que 1998 teve um segundo extra, 23:59:61. Em 12/2001 deverá ser decidida a possível inclusão de um segundo extra no UTC em 6/2002. O nome Tempo Civil é citado por ser o UTC o mais usado pelas pessoas comuns, em contraposição aos horários astronômicos, por exemplo.

UT - Universal Time - Tempo Universal - baseado na rotação da Terra, é usado em astronomia.

TAI - International Atomic Time - Tempo Atômico Internacional - é baseado em relógios atômicos.

A.M./P.M. - Povos que consideram ciclos de 12 horas, como os ingleses, definem as horas antes do meio dia como Ante Meridian (A.M.) e as horas após o meio dia como Post Meridian (P.M.). Assim, 6h00 = 6:00 AM e 18h00 = 18:00 PM, por exemplo.

Hora Legal - Hora oficial de um país, geralmente a de sua capital, empregada como referência em documentos. No Brasil, a Hora Legal é a definida pelo relógio atômico do Observatório Nacional, embora o país use quatro fusos horários:UTC -2 no arquipélago de Fernando de Noronha, UTC-3 em todo o litoral atlântico, UTC-4 na Amazônia e no Centro-Oeste e UTC-5 no Acre. Clique aqui para abrir uma janela com a hora oficial brasileira.

Tempo Internet - Internet Time - Biel Universal Time (BUT) - A fabricante suíça de relógios Swatch criou em 1999 uma forma diferente de contar o tempo que elimina os fusos horários e a base hexadecimal (60 segundos e minutos, 12/24 horas), estabelecendo uma hora mundial padrão em formato decimal, em que o dia é dividido unicamente em 1.000 Beats (cada Beat vale 1 minuto e 26,4 segundos). Cada local do planeta tem uma relação diferente com o tempo Internet (@0 ou beat 0 é a base, em Biel, na Suíça). Veja como Informática/NM noticiou em 9/3/1999 o surgimento desse padrão. Este será o tempo atual BUT, se estiver correto o relógio interno do seu computador: 

Abreviaturas regionais européias:

GMT - Greenwich Mean Time = UTC
BST - British Summer Time = UTC+1 hora
IST - Irish Summer Time = UTC+1 hora
WET - Western Europe Time = UTC
WEST - Western Europe Summer Time = UTC+1 hora
CET - Central Europe Time = UTC+1 hora
CEST - Central Europe Summer Time = UTC+2 horas
EET - Eastern Europe Time = UTC+2 horas
EEST - Eastern Europe Summer Time = UTC+3 horas
MSK - Moscow Time = UTC+3 horas
MSD - Moscow Summer Time = UTC+4 horas

Abreviaturas regionais da América do Norte:

ADT - Atlantic Daylight Time = UTC-3 horas
AST - Atlantic Standard Time = UTC-4 horas (*)
EDT - Eastern Daylight Saving Time = UTC-4 horas (*)
EST - Eastern Standard Time = UTC-5 horas (*)
ET - Eastern Time, equiparado a EST ou EDT, conforme o lugar e a época do ano, como em New York
CDT - Central Daylight Saving Time = UTC-5 horas (*)
CST - Central Standard Time = UTC-6 horas (*)
CT - Central Time, equiparado a CST ou CDT, conforme o lugar e a época do ano, como em Chicago
MDT - Mountain Daylight Saving Time, as UTC-6 horas
MST - Mountain Standard Time, as UTC-7 horas
MT - Mountain Time, equiparado a MST ou MDT, conforme o lugar e a época do ano, como em Denver
PDT - Pacific Daylight Saving Time, as UTC-7 horas
PST - Pacific Standard Time, as UTC-8 horas
PT - Pacific Time, equiparado a PST ou PDT, conforme o lugar e a época do ano, como em Los Angeles
AKDT - Alaska Standard Daylight Saving Time = UTC-8 horas
AKST - Alaska Standard Time = UTC-9 horas
HST - Hawaiian Standard Time = UTC-10 horas

(*) siglas EST, EDT, CST e CDT também podem designar horários na Austrália.

Abreviaturas regionais da Austrália:

AEST - Australian Eastern Standard Time = UTC+10 horas como em Brisbane
AEDT - Australian Eastern Daylight Time = UTC+11 horas como em Canberra no verão
ACST - Australian Central Standard Time = UTC+9.5 horas como em Darwin
ACDT - Australian Central Daylight Time = UTC+10.5 horas como em Adelaide no verão
AWST - Australian Western Standard Time = UTC+8 horas como em Perth
(Algumas siglas usadas localmente sem o "A" de "Australian" podem gerar confusão com as abreviações adotadas na América do Norte).

Letras para abreviação de zonas do tempo (time zone letter abreviations) -
Tendo como base a letra Z (Zulu Time ou Zero Meriditan Time ou Tempo do Meridiano Zero - que é o mesmo que o UTC), formam um código muito usado em telecomunicações, principalmente entre militares norte-americanos e participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Nato ou Otan). Os horários referidos são em base de 24 horas (isto é, usa-se 18 horas e não a forma inglesa 6 P.M., por exemplo). É também popularmente usada como referência a tempo nos filmes de cinema.

Cada meridiano é designado por uma letra, e essa letra é associada a uma palavra internacionalmente convencionada, para facilitar o entendimento entre os interlocutores, mesmo em condições adversas de transmissão pelo rádio:

Letra

Palavra

Diferença

Y

Yankee

UTC - 12 horas

X

Xray

UTC - 11 horas

W

Whiskey

UTC - 10 horas

V

Victor

UTC - 9 horas

U

Uniform

UTC - 8 horas

T

Tango

UTC - 7 horas

S

Sierra

UTC - 6 horas

R

Romeo

UTC - 5 horas

Q

Quebec

UTC - 4 horas

P

Papa

UTC - 3 horas

O

Oscar

UTC - 2 horas

N

November

UTC - 1 hora

Z

Zulu

mesmo que o UTC

A

Alpha

UTC + 1 hora

B

Bravo

UTC + 2 horas

C

Charlie

UTC + 3 horas

D

Delta

UTC + 4 horas

E

Echo

UTC + 5 horas

F

Foxtrot

UTC + 6 horas

G

Golf

UTC + 7 horas

H

Hotel

UTC + 8 horas

I

India

UTC + 9 horas

K

Kilo

UTC + 10 horas

L

Lima

UTC + 11 horas

M

Mike

UTC + 12 horas

A Linha Internacional da Data está situada entre as zonas do tempo M e Y, com diferença de 24 horas/1 dia.
A letra "J", com a palavra "Juliet", é usada como referência ao horário local do observador.

Clique na imagem para ir ao Atlas Interativo<<---  O Atlas Interativo Novo Milênio permite consultar a hora local atualizada de cada país ou região do mundo