Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9809acha.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 1/9/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/10/00 10:37:07
COMDEX-98
Comdex’98 promove guerras em São Paulo 

Batalhas pelo mercado são entre fabricantes de chips, de monitores e placas combo

Os comandantes das empresas estão a postos, a guerra já está declarada, e a luta está começando, prosseguindo até sexta-feira. O campo de batalha é a Comdex-Sucesu/SP, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e entre os contendores estão os fabricantes de processadores Intel e AMD, os produtores de placas combo para transformar o monitor do micro em televisor, e os próprios fabricantes de monitores. Cada grupo vem com alguma novidade em equipamento, seja ele maior, mais avançado tecnologicamente, mais rápido ou com mais recursos.

Intel e AMD duelam pelo mercado de processadores: Xeon e Celeron ou AMD K6? Placas combo (que agregam funções à placa de vídeo, como sintonia de TV e FM, compressão MPEG, captura de vídeo estática ou dinâmica, videoconferência) acrescentam mais funções ainda, agora até o uso da mídia DVD. 

Os monitores crescem no tamanho da tela e afinam na profundidade do tubo de imagem: modelos slim e com tela plana, de 17, 19, 21 polegadas, ou então com 32 polegadas e dispensando computador para acessar a Internet ao mesmo tempo que mostram a programação da TV. Da mesma forma que as placas combo, também os equipamentos multifunção (basicamente impressora, scanner e telefax) agregam novas funcionalidades e melhoram de qualidade e/ou se tornam mais compactos.

A Comdex em 1998 também mostra a competição entre os produtores de equipamentos e softwares para redes, com ênfase no gerenciamento dos sistemas e na montagem de intranets e ligação com a Internet. Termos como datawarehouse (armazenamento de dados) estão presentes nas descrições de muitos dos produtos expostos, não esquecido também o Bug do Milênio, cada vez mais próximo.

Por fim, nas palestras do congresso paralelo à exposição, o tema é o computador do próximo século, e já há quem afirme que, dentro de cinco anos, o leitor poderá adquirir no mercado nacional um computador para acesso à Internet por menos de US$ 200,00...

Veja mais:
Comdex’98 promove guerras em São Paulo
Mais novidades são apresentadas ao público na exposição paulistana
Processador Xeon enfrenta o K6-2
Visitantes verão uma guerra de monitores
Agora o computador vira TV!
Um computador por US$ 200 com acesso à Internet
Computação do século XXI é o tema da Comdex-98