Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano96/9601eifl.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos/SP, em 30 de janeiro de 1996
Publicado em Novo Milênio em (mês/dia/ano/horário): 11/26/00 23:52:46
INFORMÁTICA FÁCIL: Ligue seu micro com o mundo... (4)
Característica Fax

Completando a fase relacionada à compra do modem, nesta série, será analisada a característica fax que alguns modems antigos já possuíam e que é incorporada automaticamente nos modems atuais a partir da velocidade 14.400 bps.

Os protocolos V.27ter (para velocidades de 2.400 e 4.800 bps), V.29 (velocidades de 7.200 e 9.600 bps) e o novo V.17 (para velocidades até 14.400 bps) são específicos para operação de fax. Aproveitando, lembremos que virtualmente todas as máquinas de fax atuais são compatíveis com o chamado Grupo 3 (já existiram os grupos 1 e 2, inferiores), um padrão internacional do setor, para aparelhos que possam transmitir  uma página em cerca de 20 segundos a 9.600 bps em modo normal (203x98 pontos por polegada ou dot pitch/inch - dpi). Eles também possuem o modo Fino (203x196 dpi).

Nas placas fax-modem, antes da transmissão ou recepção do fax é necessário configurar os modems com determinados comandos Hayes, que são transmitidos automaticamente pelo programa usado na comunicação de fax. 

Existem dois padrões básicos definidos pela Electronic Industries Association/Telecommunications Industry Association (EIA/TIA): o Classe 1 prevê suporte mínimo de hardware; o Classe 2 dá um suporte maior, ampliando a lista de comandos Hayes disponíveis, mas por ter sofrido algumas descaraterizações não teve ainda maior predomínio. A Intel e a DCA, por sua vez, também desenvolveram o padrão Communications Application Specification (CAS), para comando das placas fax-modem, igualmente menos conhecido.

Vantagens/desvantagens - A vantagem do fax-modem interno é eliminar a impressão/escanerização de um documento que já esteja no computador (com ganhos na qualidade da transmissão, portanto) e poder escolher quais os faxes recebidos que interessa imprimir (os programas normalmente têm uma função de visualização na tela dos arquivos de fax), além do fato de normalmente as impressoras usarem papel comum. 

WinFax é um dos programas mais conhecidos de fax por computador. Na imagem da versão 3.0, um dos segredos escondidos no programa: as fotos do grupo que desenvolveu o software
WinFax é um dos programas mais conhecidos de fax por computador.
Na imagem da versão 3.0, um dos segredos escondidos no programa: as fotos do grupo que desenvolveu o software

Os programas de fax costumam também oferecer, entre outros recursos, a função de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), mas por enquanto não espere muito, principalmente de programas estrangeiros que tenham de enfrentar cedilhas e acentuação. Normalmente, esses programas permitem transmissão/recepção de fax sem interromper o uso do computador para outras atividades (ou seja, a chamada operação em background). 

Mas, lembre-se de que é necessário o computador ficar em funcionamento e ligado à linha telefônica, para receber os faxes que possam chegar. Além disso, pode haver a necessidade de um scanner para a cópia de documentos a transmitir que não estejam digitalizados e de uma impressora para imprimir os faxes recebidos. Conforme suas necessidades, considere portanto a compra também de um aparelho de fax independente.

Dicas - Os usuários da linha Macintosh devem exigir do vendedor do modem o cabo de ligação correspondente. Já os usuários da linha PC que estejam comprando modems externos com padrão V.32 Bis ou superior devem atentar para a interface serial em seus computadores, que deve ter o componente UART do tipo NS16550AF. Os  computadores mais modernos costumam possuir esse componente, no lugar dos antigos 16450 e 8250. 

Para verificar isso, use o programa MSD.EXE que vem com as versões mais modernas do sistema operacional DOS: na linha de comando, sem o Windows ativado, carregue o MSD e, depois que ele examinar seu sistema, clique no item relativo às portas COM (de comunicação). Aparecerá a descrição, inclusive do UART existente em cada porta serial.

Já existem os modems Courier, com uma EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory - Memória de Leitura Apagável e Programável), que permitem alterar sua velocidade máxima por meio do software. Vendidos como 28.800 bps, podem chegar a 33.600 ou mais, conforme o soft for sendo atualizado. Fique atento ainda aos novos modelos Plug & Play, que podem ser instalados automaticamente pelo Windows-95, se a placa-mãe (motherboard) do computador também for Plug & Play.

Colaboram nesta série o Renato “Snake” Ferreira Ribeiro, da Snake BBS, e o Christian Rodrigues Barbosa, da Blue Eagle Consulting, encarregado da estruturação de A Tribuna como provedora Internet.