Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/sv/svh020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/16/03 22:45:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE
Flipper, do Oceanório ao oceano (1)

Já foi ponto de referência turística em São Vicente, mas acabou fechando logo após uma campanha dos ecologistas, que denunciaram as más condições dos animais marinhos ali mantidos e montaram grande operação para devolvê-los ao mar: era o Oceanório (também chamado de Oceanorium), instalado na praia do Itararé, onde o golfinho Flipper era o último de sua espécie ainda em cativeiro no País, até ser solto em 1993.


Espetáculo com golfinho no Oceanório
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979

A história de sua libertação foi contada em 18 de janeiro de 1993 pelo jornal O Estado de São Paulo, inclusive com chamada na primeira página:

DE VOLTA PARA CASA - Veterinários, biólogos e bombeiros retiram Flipper do Oceanorium, em São Vicente, para levá-lo, de helicóptero, para Santa Catarina, e devolvê-lo ao mar. Acostumado a receber alimentos dos tratadores, 
o golfinho terá de reaprender a lutar pela sobrevivência
Foto: Itamar Miranda/Agência Estado, publicada com a matéria

Flipper parte a caminho do mar

SÃO VICENTE - Um helicóptero Sikorski decolou ontem às 13h40 da praia de Itararé, em São Vicente, levando um passageiro especial: Flipper, o golfinho que nos últimos anos divertiu crianças e adultos no Oceanorium, um parque aquático da cidade. Flipper era até ontem o único exemplar de sua espécie em cativeiro no País. Ele foi levado para Laguna, em Santa Catarina, o mesmo lugar onde foi capturado há oito anos. Lá, ele passará cerca de três meses reaprendendo a viver no mar. Depois, ganhará liberdade total e definitiva.

Pela porta - Os bombeiros calcularam em cerca de 4 mil as pessoas que, desde as 11 horas, se juntaram para se despedir do golfinho. O embarque, no entanto, não foi fácil: a caixa especial preparada para levar Flipper era grande demais e não passava pela porta do helicóptero. Teve de ser serrada.

Flipper estava sedado e não reagiu quando foi retirado da água. Bateu, porém, com a cabeça na porta do tanque e sangrou um pouco. Mais de 20 pessoas trabalharam para retirá-lo. Numa maca, foi rapidamente transportado para o helicóptero e, às 12h42, já estava embarcado, junto com veterinários e biólogos da World Society for the Protection of Animals (WSPA).

Acostumado a comer nas mãos do tratador e a apresentar espetáculos para ganhar comida, Flipper terá de reaprender a comer peixe vivo, capturado por ele mesmo.


DE VOLTA ÀS ORIGENS - Flipper embarca no helicóptero:
golfinho terá de reaprender a comer peixe vivo
Foto: Itamar Miranda/Agência Estado, publicada com a matéria


Espetáculo no Oceanório, com focas amestradas
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979


Saltos do golfinho eram a grande atração
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979

O Oceanório foi citado assim em 1982 na obra Poliantéia Vicentina, de Fernando Martins Lichti (Editora Caudex Ltda., São Vicente/SP):

Este mamífero era o principal atrativo
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979

São Vicente possui o único Oceanorium existente na América Latina

Situado em nossa divisa com a Cidade de Santos, junto a parque de diversões, o Oceanorium possui 4 golfinhos amestrados, Tony, Brigit, Suzi e Tojo, em tanque de água salgada, de 5 metros de altura e cuidadosamente filtrada e temperada, por três filtros.

O Oceanorium é de propriedade do Sr. Roland Mac Degret, que projeta acrescentar focas amestradas e lontras, em tanques especiais.

O Oceanorium teve início em julho de 1967, e milhares de pessoas de todo o Brasil e do exterior já visitaram o local. O Oceanorium também ajuda as instituições de caridade, destinando uma parte de sua verba para o Hospital São José e o Lar de Assistência ao Menor (LAM).


Público podia se aproximar e brincar com os animais no intervalo dos espetáculos
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979


Espetáculo de São Vicente era semelhante ao encontrado 
em instalações recreativas em Miami (EUA) e outras cidades do mundo
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979


A principal atração
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979


Espetáculo no Oceanório, com focas amestradas
Foto: Carlos Pimentel Mendes, em 28/7/1979

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais