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HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE - AS PONTES (9)
Ponte Pênsil - a grande reforma

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Ao ser concluída uma reforma completa na Ponte Pênsil, o jornal paulistano O Estado de São Paulo publicou esta matéria, na edição de 7 de novembro de 1999:


Foto: Agência Estado (AE), publicada com a matéria

Ponte Pênsil reaberta após um ano

Mais antiga do gênero no País, ela recuperou capacidade de carga e ganhou nova iluminação

Cida Oliveira

SÃO VICENTE - Após um ano em reforma, a Ponte Pênsil, um dos mais importantes cartões-postais de São Vicente, será reaberta ao tráfego nesta segunda-feira. Para o prefeito Márcio França (PSB), a entrega da ponte "representa a devolução de um símbolo da cidade, que passa a funcionar de maneira segura".

França disse que a mais antiga ponte do Brasil no gênero, inaugurada em 1914, estava com apenas 30% da capacidade de suportar peso. Agora, voltará a funcionar com eficiência. A nova iluminação será semelhante à de pontes da Austrália, cujas cordas, quando acesas, dão a impressão de lábios sorrindo. "Os serviços foram realizados com verba do Estado (R$ 2,1 milhões), pela Concrejato, especializada na execução desse tipo de trabalho".

A ponte vai desafogar o tráfego de veículos sobre a Ponte do Mar Pequeno, facilitando o acesso à Praia Grande, principalmente dos moradores e turistas que se encontram nas demais cidades da Baixada e optam por um trajeto bucólico.

História - Tombada pelo patrimônio histórico, a ponte completou 85 anos, em maio. A idéia da construção surgiu em 1910, quando o engenheiro sanitarista Saturnino de Brito elaborou a planta de urbanização da cidade de Santos e um plano de esgotos por meio de estações elevatórias. A necessidade de conduzir os dejetos até a ponta do Morro do Itaipu levou o engenheiro a planejar a ponte entre os morros dos Barbosas e do Japuí.

Encomendada à Casa August Klenne, em Dortmund, na Alemanha, o material chegou ao porto de Santos entre 1911 e 1913. Antes de sua abertura, a produção rural da região era escoada por barcaças ou em lombo de burros que atravessavam picadas, que depois deram origem à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega.

 

Acesso à Praia Grande será mais fácil

 

Artesãos - A ponte será entregue às 23 horas, para que seja respeitado o prazo anunciado pela empreiteira há dois meses. A restauração foi feita por 60 operários especializados, "que trabalharam como artesãos", segundo o engenheiro Sérgio Evangelista, responsável pelo empreendimento, que teve supervisão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Segundo Evangelista, todas as peças que necessitaram de recuperação ou troca foram feitas, uma a uma, pela Concrejato e "testadas pelo IPT". O engenheiro afirmou que não foi necessária a troca dos cabos de aço. "Os que estavam rompidos foram tratados, ou seja, tiveram as pontas cortadas e lixadas".

A pintura foi feita em condições meteorológicas adequadas. O IPT recomendou que o trabalho não fosse executado com a umidade do ar superior a 85%. Foram trocadas as braçadeiras de sustentação do madeiramento, também recuperado.

A restauração começou em 10 de novembro de 1998 e foi interrompida no verão. A etapa mais complexa consistiu na troca das grades laterais de proteção aos pedestres, segundo o secretário municipal de Planejamento, Paulo de Souza. "Os perfis metálicos comprometidos também foram trocados".


A ponte, na cerimônia de sua inauguração
Foto: publicada com a matéria

Ruído de carros sobre tábuas fez falta a moradora

SÃO VICENTE - A Ponte Pênsil sempre foi um ponto de atração para os turistas. E, com ela, a Casa das Bananadas, inaugurada em 1921. A história do estabelecimento confunde-se com a da ligação entre a ilha e o continente. Criada por Maria Blume, ganhou impulso quando Júlia Blume mudou-se da capital para São Vicente. Ela pensou em ajudar o marido no orçamento doméstico, fazendo docinhos de banana. Agora com 85 anos, Júlia transferiu o segredo do sucesso das bananadas, vendidas até para o exterior, para a filha Osnilda, que está à frente do empreendimento.

"Antigamente, não havia doçarias e a casa tornou-se uma atração", explica Osnilda Blume, de 55 anos. "As pessoas vinham ver a ponte e depois ficavam por aqui para namorar nas mesinhas; hoje, trazem os filhos e até os netos".

Ela nasceu ouvindo o ruído dos pneus dos automóveis sobre as tábuas da ponte. Por isso, sentiu falta do movimento durante o tempo em que ficou interditada. "Parecia que tinha perdido um amigo, porque faltava o barulho". Entusiasmada com a reabertura, a partir desta semana, Osnilda, que acompanhou o teste da nova iluminação, garante que a ponte vai ficar muito mais bonita. "O prefeito merece nota mil: ele fez a cidade sorrir". (C.O.)


Foto: Agência Estado (AE), publicada com a matéria

As pontes, vistas do mar

O recorte da matéria de A Tribuna, acima, foi enviado a Novo Milênio por Mario Leitão, junto com as imagens abaixo, que ele explica: "Fotos que tirei durante um passeio que fiz com meu filho, a bordo de nosso barco, partindo do canal do porto de Santos, contornando a Ilha Porchat, adentrando a baía de São Vicente, passando sob a Ponte Pênsil, sob a nova ponte sobre o Mar Pequeno e retornando ao porto pelo mesmo trajeto.

"Este percurso só pode ser feito em barcos de pequeno porte, com mar calmo e maré alta, visto que há bancos de areia entre a Ilha Porchat e o continente. Há pontos assinalados na carta náutica cuja profundidade não passa de 2 m. Já sob a Ponte Pênsil a profundidade chega a 11 m.

"Outrossim, sob a ponte, com maré alta, calculei que a altura entre a água e a estrutura não chega a 4 m. Assim, esta passagem fica restrita a barcos pequenos ou aos modelos offshore que não possuam targa.

"E o que me levou a recortar  e guardar esta reportagem? Ora, desde que eu me conheço por gente eu atravessei esta ponte centenas de vezes, visto que era o único acesso rodoviário entre São Vicente e Praia Grande. Conseqüentemente ao Litoral Sul, até Peruíbe, rodando pelas praias quando a maré baixava.

"Naturalmente, uma reforma desta magnitude, veja a reportagem, só poderia ser executada após a inauguração de uma nova ponte, a qual agora atravessa o Mar Pequeno", completa Mario.


Aproximação da Ilha Porchat, para contorná-la

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Aproximação para passar sob a ponte

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Proximidades da Ponte do Mar Pequeno

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Baía de São Vicente Iate Clube, tendo ao fundo o Morro do Xixová

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Retorno ao Yacht Club de São Vicente

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Aproximação para passar sob a Ponte Pênsil no retorno

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011


Ilha Porchat vista do meio da Baía de São Vicente

Foto: Mario Leitão, feita em maio de 1998 e enviada por ele a Novo Milênio em 20/2/2011

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