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SÃO VICENTE DE ANTIGAMENTE
O fim da estação dos trens da Sorocabana (2)

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Inaugurada em 1913, para atender à então Southern São Paulo Railway (que depois seria adquirida pela Estrada de Ferro Sorocabana), a estação ferroviária de São Vicente teve seu prédio mais recente edificado em 1957. Em 2006, foi demolida. A notícia de 14 de fevereiro de 2005 do jornal santista A Tribuna registra os planos (ou a falta deles), pouco antes da demolição:
 


Prédio fica em local estratégico, junto à Linha Amarela e perto do INSS, mas está abandonado
Foto: João Vieira, publicada com a matéria

INVESTIMENTO
Estado autoriza utilização de antiga estação

Área também dará espaço à ciclovia que interligará a praia à Área Continental

Da Sucursal

A Prefeitura de São Vicente poderá ocupar o prédio da estação de trem desativada, na Rua Campos Sales, esquina com a Linha Amarela, no Centro. A autorização foi dada pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e pelo diretor-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, durante audiência realizada com o vice-prefeito, Paulo de Souza, e o secretário municipal de Planejamento, Daniel Martines.

Segundo o vice-prefeito, o imóvel poderá ser usado para a instalação do Banco do Povo ou de outro projeto em parceria com o Governo do Estado. Ele lembrou que o lugar é estratégico porque fica perto da agência do INSS, da Linha Amarela e das principais vias do Centro, o que permite abrigar programas de cunho social, como o Projeto Guri.

O prédio da antiga estação possui 330 metros quadrados, com nove compartimentos e uma cobertura na parte externa, onde funcionava a plataforma de embarque e desembarque, até meados da década de 90 recebia os passageiros do Trem Intrametropolitano (TIM).

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Clóvis Vasconcellos, a idéia inicial de instalar o Restaurante Popular no local foi descartada tendo em vista os nove compartimentos do prédio, que dificultariam a movimentação das pessoas e funcionários.

Ciclovia - De acordo com a assessoria de imprensa da Administração Municipal, o secretário e o diretor-presidente da CPTM também confirmaram, oficialmente, a autorização para que a Prefeitura utilize a área paralela à linha férrea.

A idéia é utilizar parte do tereno para implantação da ciclovia que ligará a Praia de Itararé à Ponte A Tribuna, passando sobre o Canal dos Barreiros e interligando a Ilha de São Vicente à Área Continental.

Souza e Martines explicaram que os técnicos da CPTM e da Secretaria de Transportes Metropolitanos inspecionaram o trecho e viram que não há impedimento para a construção da ciclovia, que terá cerca de quatro quilômetros, conforme o projeto encaminhado ao Governo do Estado.

O custo estimado da obra é de R$ 800 mil, mas a Prefeitura ainda irá avaliá-lo para depois estipular uma data para o início dos trabalhos.

O Governo do Estado também autorizou a Prefeitura a usar a área para a duplicação do trecho que falta da Linha Amarela, entre a Rua Frei Gaspar e a Avenida Antônio Emmerich.

As fotos a seguir foram feitas em 23 de outubro de 2004 pelo historiador santista Waldir Rueda:






Fotos: acervo do historiador santista Waldir Rueda

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