Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho51.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/21/07 15:37:23
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
TRILHOS (51)
Os bondes belgas
Além dos bondes escoceses, circularam em Santos veículos construídos na Bélgica em 1928 nos Ateliers Métallurgiques de Nivelles, de Bruxelas, e numerados em Santos como 212, 214 e 216. Eram semelhantes aos desta imagem, enviada de New York pelo pesquisador Allen Morrison:


Imagem: coleção Allen Morrison, de New York/EUA

Allen comenta, sobre essa página: "Notar a Voie 1m350 = essa bitola única no mundo, que existia só em Santos. Acho que os três bondes belgas da AMN estabeleceram mais ou menos o estilo dos bondes construídos depois e dos bondes reconstruídos".

Ele continua: "Bélgica foi grande construtora de bondes, a terceira do mundo depois dos Estados Unidos e da Inglaterra. E as suas companhias tinham nomes complicados. Neste caso, pode-se dizer que o construtor era Ateliers Métallurgiques de Nivelles".


O bonde prefixo 212, da linha 3, em 1930, circulando pela praia santista
Foto: coleção Allen Morrison, de New York/EUA, enviado por Arsenio Fornaro, de New Jersey/EUA


Bonde belga da City of Santos Improvements Company (CSIC ou City), na linha santista 22
Foto: coleção Allen Morrison, de New York/EUA, enviado por Arsenio Fornaro, de New Jersey/EUA

Em 1911 a AMN construiu os 29 primeiros bondes elétricos para Curitiba. A cidade de São Carlos obteve os seus bondes elétricos do construtor belga Société Franco-Belge em La Croyère, Bélgica. O carro 7, muito elegante, está (ou estava . . .) preservado pelo Rotary Clube em São Carlos.

O pesquisador cita ainda que todos os bondes de passageiros construídos para Santos - escoceses, ingleses, belgas - eram originalmente modelos abertos. Muitos foram fechados mais tarde em Santos.

A seguir, uma questão sobre o percurso dos bondes em São Vicente...

Carlos Pimentel Mendes