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TRILHOS (16)
Os bondes em São Vicente

Registra a Poliantéia Vicentina (Editora Caudex, São Vicente/SP,1982) um capítulo sobre os bondes em São Vicente, "Dos bondes de tração animal aos bondes elétricos", a seguir reproduzido:


Os bondes com tração animal (aqui vistos saindo do Largo do Rosário, em Santos)
começaram a circular no centro de São Vicente em 1902
Foto: Poliantéia Vicentina

Em 7 de julho de 1873, circulou o primeiro bonde puxado por burros, ligando São Vicente a Santos. Esta linha foi mantida até 1909, quando passaram a circular os bondes elétricos.


Passe de bonde de 500 réis da Carris de Ferro da Villa de S. Vicente
Foto enviada a Novo Milênio por Arsenio Fornaro, de New Jersey/EUA

Em 10 de novembro de 1873, foi assinado contrato, entre o Governo da Província e Jacob Emmerich e Henrique Ablas, para o estabelecimento de uma linha de bondes, de tração animal, sobre trilhos de ferro, entre a Cidade de Santos e a Vila de São Vicente.


Bonde duplo passa pela Av. Manoel da Nóbrega, esquina com Quintino Bocaiúva, em S.Vicente
Foto: Poliantéia Vicentina

Em 24 de outubro de 1875, a firma Emmerich e Ablas inaugurava uma linha de bitola larga para São Vicente, no Centro de Santos (esquina das ruas Itororó e Amador Bueno) até Santa Maria. Os bondes eram puxados por burros, daí em diante, seguiam engatados numa máquina a vapor.

Estação de bondes da Cia. City em São Vicente, entre as ruas 
Frei Gaspar e Jacob Emmerich,  com fundos para a Praça B.Rio Branco
Foto: Poliantéia Vicentina

Em 1902, o Dr. João Éboli instala uma linha de bondes urbanos em São Vicente. Em 29 de março de 1905, a Câmara Municipal de São Vicente concede à Cia. Carril Vicentina a instalação de uma linha de bondes de tração animal, entre o Porto Tumiaru e o José Menino.

Curioso que nessa época corriam bondes especiais, para festas e casamentos; os carros eram enfeitados de cetim branco e flores de laranjeira, eram puxados por parelhas de cavalos normandos. Para enterros, os carros levavam crepe negro e eram conduzidos por dois ou três parelhas de cavalos também negros, empenhachados e cobertos por xaréis igualmente da cor do luto. Havia ainda carros de cargas e encomendas.


Montagem dos trilhos de bonde na Av. Manoel da Nóbrega, na S.Vicente de 1932
Foto: Poliantéia Vicentina

Em 10 de março de 1908, é inaugurada a Linha 1 de bondes da City of Santos Improvements Co. (que nesta época já dominava o transporte coletivo da Baixada Santista), via Matadouro.


Bonde prefixo 314 circulando em São Vicente pela linha 1 em 1963
Foto: coleção do grupo alemão Blickpunkt Strassenbahn, de Berlim/revista Tramway,
enviada a Novo Milênio por Arsenio Fornaro, de New Jersey/EUA

Bonde elétrico - A 28 de abril de 1909 circulou o primeiro carro elétrico, que, transportando o prefeito municipal, o secretário da Agricultura de São Paulo, o gerente da City e outros convidados especiais, saiu às 10 horas da Rua São Leopoldo, em Santos (esquina da Rua São Bento) e, dirigido pelo sr. Augusto Batista, foi até o Porto do Tumiaru, em São Vicente, via Av. Ana Costa e praias do José Menino e Itararé.


Bonde prefixo 230, circulando em São Vicente pela linha 1
Foto: Poliantéia Vicentina

A 28 de maio de 1923, é inaugurada uma linha de bondes da Boa Vista, em frente à Ilha Porchat, até a Ponta da Praia.


Avenida Capitão-mor Aguiar em 1934, vendo-se ao centro a linha do bonde
Foto: Poliantéia Vicentina

Apesar de conhecido por "democracia de rodas", o fato é que viajar de "tranvia" era "chic", merecendo citação nas colunas sociais.


Porto Tumiaru e Av. Capitão-mor Aguiar (final da linha do bonde 2), na S.Vicente de 1956
Foto: acervo de Emílio Cid e Samir Zaitoune

Em 15 de novembro de 1964 circularam, pela última vez, os bondes das linhas "via praias": 2, 13, 22 e 32, implantando-se o serviço de ônibus, que já serviam São Vicente desde a década de 30. Continua porém circulando a linha de bondes nº 1 (via Matadouro) até junho de 1966, quando circula o último bonde dessa linha.

Termina com ele toda a história dos bondes em São Vicente, que a partir de então passa a utilizar exclusivamente ônibus para o transporte de passageiros.

Veja também o texto "O tramway dos Emmerich", com mais detalhes e imagens históricas.

Veja agora alguns bondes muito especiais...

Carlos Pimentel Mendes