Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa94a2g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/05/06 11:17:19
Clique na imagem para voltar à página principal
MAPAS DE SANTOS
Costa Sul-Sudeste em 1719 (a2)

"Demonstração da Costa desde a Conceição athé a Barra de Bertioga"

Um conjunto de dez mapas foi encontrado pelo jornalista Miguel Netto nos arquivos da Biblioteca Nacional, capeados com o título geral "Demonstração da costa desde Buenos Ayres athê a villa de Santos - de - Bertholomeu Pays de Abreu - era - 1719". Como lembra o jornalista, o citado Bartolomeu Pais de Abreu era genro de Pedro Taques, este por sua vez pai de Pedro Taques de Almeida Pais Leme, o grande genealogista que descreveu as famílias brasileiras.

No rodapé e no verso do primeiro dos mapas, há um texto descritivo manuscrito (clique nas imagens para reduzi-las):

Clique na imagem para reduzi-la
Imagem enviada por Miguel Netto a Novo Milênio em 29/10/2006

Clique na imagem para reduzi-la
Imagem enviada por Miguel Netto a Novo Milênio em 29/10/2006


Eis o texto, até onde foi possível decifrar (entre aspas as partes não suficientemente compreendidas):

Doação de Martim Afº = 55 leg. em chão de 12 leg. ao Norte de Cabo Frio, vem acabar no Rio Curpácê, vindo sempre estas 55 leg. ao Longo da costa"p.a" banda do Norte; no fim destas 55 leg. se porá um Padrão das Armas Reaes; e se lançará u'a linha pelo rumo de Noroeste até a altura de 21 graos, e desta da. altura se lançará outra linha que virá direita-"me." a Leste, e se porá outro Padrão da banda do Norte do Rio Curpácê; e se lançará u'a linha pelo rumo de "Nordeste" até altura de 23 gr. Nesta altura cortará a linha direita-"me." a Leste.=/ "A" 5 lg. do marco do Rio S. Vicente acabarão 12 lg. ao Sul da Ilha da Cananea, e no cabo]

[e no cabo destas 12 leg. ao Sul de Cananéa se porá um Padram com as Armas Reaes; e se lançará u'a linha, que vá direita-"me.' pa. Leste do do. Rio de S. Vicente, e no braço da banda do Norte se porá um padrão, e se lançará u'a linha, que corra direita-"me." a Leste.

Entendo, por este mapa, que o Rio de S. Vte, braço do Norte, é o mesmo que dizermos no prezte. tempo Bertioga; no braço do do. R. V. S. Vte. da pte. do Sul é o mesmo que dizermos agora Barra Grande, pela qual entramos até a Ilha "da. ge." Stos. que está dentro da Ilha da Vila de S. Vicente e note-se que esta Vila de S. Vte. não tem Rio algum que se liga a S. Vte. por que Rio deste nome é o que diremos Bertioga é do Norte, e Barra Grande é do Sul.

O Rio Curupacé q. é o termo, onde principião as dez légoas da Capitania de Santo Amaro de Guaîbe, de Pedro Lopes de Souza, até o Rio de S. Vicente no braço do Norte exclusive, acha-se na terra firme na banda do Nordeste, e se há de topar com o ditto Rio defronte da enseada da Ilha dos Porcos. Esta notícia se acha em u'a carta de data de terra, que deo Antonio Roiz de Almeida, cap. m. e Ouvidor, com alçada, na Capitania de Sto. Amaro de Guaîbe de Pedro Lopes de Souza, como Procurador bastante da Sra. D. Izabel de Gamboa, como Tutora e Administradora de seo filho Martim Affonso de Souza, o Moço, depois da morte de seo Pay dto. Pedro Lopes de Souza, aqual Carta foi dada em 17 de julho de 1567 (está registrada no Livro de registros das Sesmarias N.o 1.o anno de 1562 até 1580 no Cartório da Provedoria da Fazenda Real de S. Paulo no Maço dos 17 Livros do do. registo "L60.7.0") a Pascoal "Frz." e na da. carta se diz o seguinte: Haja por bem de Hedar de Sesmaria um pedaço de terra q. está alem da Ilha de S. Sebastião da banda da terra firme antes de chegar a enceada, que foi fazer na terra firme de fronte da Ilha dos Porcos athé chegar ao Rio de Curupacé, q. começa da Ilha dos Porcos, e com as mais q. estiverem de fronte da da. demarcação indo correndo pela costa do mar adentro qto. em direito deve ver, com as mais agoas q. nella houver, e começará a partir da banda do Sudoeste, com u'a Ilhazinha pequena q. está chegada a terra antes de chegar a Ilha dos Porcos; e da banda do Nordeste, com o d.o Rio de Curupacé, as quaes terras lhe desse pelos poderes que da da. Sra. tinha; e por qto. ao preze. as terras estavão em guerra, lhe desse tempo conveniente pa. as aproveitar e lhe dou e hei por dada em nome da da. Sra. as das. terras e Ilhas conteudas em suas demarcações pa. elle e todos seos herdeiros pa. q. as aproveite dentro em 5 annos depois das terras serem pacíficas dos contrarios com a condição de sesmaria com todas as suas entradas e sahidas. Dada sub meu sinal e sello, nesta Fortaleza de  S. Philippe da Bertioga. Antonio de "Siqsa." Escrivão das datas a fez a 17 dias do mez de junho anno do Nascimto. de N. Sr. "Iezu Xrto." de 1567 anno. Antonio Roiz de Almeida.

Visto q agora se descobre a onde está o Rio Curupacé, deve-se mandar examinar este Rio desde a sua barra pela terra firme até se topar com o marco q nelle se meteo conforme determinou o Sr. Rey D. João 3º na Carta de doação que fez a Martim Affonso de Souza, assignada em Evora a 20 de Janro. de 1535. Este mesmo Rio é baliza onde tem principio as "20" Legoas do "2º" Donatário Pedro Loeps de Souza até o Rio de S. Vicente no braço de Norte, onde a da. doação manda pôr hum Padrão com as Armas Reais. Este braço do Norte do Rio de S. Vicente, é o q. nos dizemos no preze. tempo "Barra da Britioga".

Abreviaturas usadas:
da., dta., do. = dita, dito
leg. ou lg. = léguas
Afo. = Afonso
q. = que
direita-"me." = direitamente?
Vte. = Vicente
Siqsa. = Souza?
preze., prezte. = presente
"Iezu Xrto." = Jesus Cristo?
Curpácê = atual Rio Juqueriquerê