Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/mapa48.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/12/08 09:46:15
Clique na imagem para voltar à página principal
MAPAS DE SANTOS
Santos, 1954

Este mapa tinha o objetivo de servir como guia de divulgação turística, tendo sido projetado, organizado e produzido por Francisco Martins dos Santos, que se notabilizou como historiador regional. No título, "Informações aos turistas, veranistas, visitantes e forasteiros em geral, fornecidas pelo Conselho Municipal de Turismo da Prefeitura Municipal de Santos - Paço Municipal, 5º andar - Administração Dr. Antonio Feliciano da Silva", sendo considerado uma "Planta turística (não cadastral), somente com localizações e nomenclatura urbana de interesse".

Assim, além da planta em si (apenas da Zona Leste de Santos, omitindo toda a Zona Noroeste), constavam da publicação de 1954: uma extensa lista de meios de hospedagem, com endereços e telefones, tabela de preços dos autos de aluguel e listagem das agências e postos desses automóveis; lista de garagens, postos e bombas de gasolina; agências de ônibus e expressos intermunicipais, agências de navegação marítima; horários e itinerários dos aviões (saindo da Base Aérea de Santos para Rio de Janeiro pela empresa Real; para Paranaguá, Curitiba, Joinvile, Itajaí, Florianópolis, Lajes e Porto Alegre, pela T.A.C.; e para São Paulo, Curitiba, Paranaguá, Cornélio Procópio, Londrina e Apucarana pela Varig); excursões aos morros de Santa Terezinha e Monte Serrate, passagens nas balsas de Santos a Guarujá e nas barcas para Bertioga, ônibus e trens para Itanhaém (pela Empresa Praiana de Passageiros Ltda.).

Fotos turísticas e uma lista de agências e organizações de turismo completam a obra, que tem ainda uma detalhada legenda do mapa (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda). Clique na imagem para ampliá-la:

Clique na imagem para ampliá-la
Guia: acervo do historiador santista Waldir Rueda

Informações e localizações da planta

Convenções (em vermelho): G - gasolina; O - objetivos turísticos mais importantes; I, II, III, IV e V - postos de salvamento

1 - Cruzamento da Via Anchieta (Estrada de Rodagem para S. Vicente, denominada neste trecho "Rua Nossa Senhora de Fátima".
2 - Cemitério do Saboó - inaugurado em 1892.
3 - Parque Infantil e Posto de Puericultura "Maria Patrícia" (Rua Visconde de São Leopoldo).
4 - Mosteiro de São Bento - fundado em 1650 - uma relíquia histórica e religiosa de Santos.
5 -Igreja e Convento de Santo Antonio do Valongo - iniciados em 1640/1642 - outra relíquia histórica e religiosa de Santos - (Largo Marquês de Monte Alegre).
6 - Estação da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (1860/1867) - No largo Marquês de Monte Alegre. No galpão interno desta Estação, acha-se exposto o vagão histórico que conduziu o Imperador D. Pedro II, em 1879.
7 - Telégrafo Inglês (Western Telegraph Co.) - Praça Azevedo Júnior.
8 - Bolsa Oficial de Café - com pinturas murais de Benedito Calixto - No outro extremo inferior da quadra, fica a Associação Comercial de Santos, fundada em 1870, instalada em 1874.
9 - PAÇO MUNICIPAL - Prefeitura Municipal e Câmara - Edifício monumental que constitui visita interessante, onde também se acham instalados a Biblioteca Pública e o Conselho Municipal de Turismo (Praça Mauá).
10 - Edifício dos Correios e Telégrafos (Telégrafo Nacional) ao lado do Paço.
11 - Monumento a Gaffrée e Guinle, fundadores da Companhia Docas de Santos, construtores do Porto da cidade e seus saneadores - Na Praça Barão do Rio Branco, no próprio local onde teve início aquela construção.
12 - PANTEON DE SANTOS ou DOS ANDRADAS, onde estão recolhidos os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência Brasileira. Monumento histórico e artístico (Praça Barão do Rio Branco, ao lado do Carmo).
13 - Igrejas DO CARMO e da ORDEM TERCEIRA DO CARMO - a primeira data de 1599, sendo a mais antiga da cidade - Monumento histórico e artístico.
14 - Edifício da Santa Casa Velha e Igreja de Santa Isabel e São Francisco de Paula (abandonados e em ruínas - Edifício de 1836, que fora o 3º hospital próprio da Misericórdia (veja o nº 54)
15 - TÚNEIS DE SANTOS, sob o Monte Serrate pequeno, antigo São Jerônimo Pequeno, ligando o centro da cidade (Praça dos Andradas) ao bairro de Jabaquara, caminho para as praias. (veja o nº 46).
16 - CADEIA PÚBLICA - construção de 1860/1870 (Praça dos Andradas).
17 - Teatro Guarani - construção de 1881 - Já foi o primeiro Teatro da cidade, de grande tradição artística e social; hoje é Cinema.
18 - Cine Paramount, um dos mais antigos da cidade.
19 - Igreja de Nª Sª do Rosário - construção do século XVIII (Praça Rui Barbosa).
20 - Monumento a Bartholomeu Lourenço de Gusmão, o famoso "Padre Voador", inventor dos balões e da navegação aérea, grande matemático, nascido em Santos em 1685, falecido em Toledo (na Espanha) a 18/11/1724.
21 - Redação, administração e oficinas de "O Diário", grande jornal fundado em 1936 (Rua do Comércio nº 9/15).
22 - Elevadores para o Monte Serrate, um dos mais afamados pontos de turismo da cidade (veja o nº 44). Em frente situa-se a Escola Barnabé (1903). Junto à Escola Barnabé vê-se o novo Edifício da Polícia e Cadeia, em construção. Ao lado esquerdo o edifício de Saneamento e ao lado direito situa-se o caminho (pedestre) para o mesmo morro, todo calçado e com os quadros da Via Sacra. (Rua S. Francisco e fim da Rua Bittencourt). 
23 - Estúdios e administração da Rádio Atlântica de Santos (P.R.G.5) - fundada em 1934.
24 - Redação, administração e oficinas do grande jornal "A Tribuna", o maior e mais antigo da cidade, fundado em 1894. (Rua General Câmara, 90).
25 - Estátua de Braz Cubas, um dos principais fundadores da cidade - inaugurada em 1908, por ocasião do 4º centenário de nascimento do ilustre colono e administrador português.
26 - Palácio da ALFÂNDEGA DE SANTOS, a principal do país, por sua renda. Edifício iniciado pouco depois de 1930, no mesmo local onde existiu a de 1550, que fôra a 2ª construída no Brasil. Neste mesmo local, no prédio existente em 1585, situou-se o primeiro Colégio dos Jesuítas, e atrás da Guarda-Moria, com frente para o porto, existiu até fins do século XIX o antigo Forte da Praça ou de Nª Sª do Monte Serrate.
27 - Estações flutuantes das barcas para a Bertioga e para o Guarujá (veja o nº 40) - Horários constantes das Informações deste Guia. Lugares históricos e pitorescos, de praias e belezas extraordinárias. Os mais belos passeios e excursões fora da cidade.
28 - CASA DO TREM (Trem de Guerra) ou antigo depósito de armas e munições da época colonial - Construção do século XVII (1652/1656), reconstruída em 1734, ao tempo do Conde de Sarzedas. Monumento histórico de Santos. Rua Visconde do Rio Branco (antiga Santa Catarina).
29 - Restos do histórico OUTEIRO DE SANTA CATARINA, em cujas faldas teve início a cidade de Santos (1532-1533-1543). As rochas remanescentes, onde existe uma Placa comemorativa, são o marco natural da fundação santista. (Fim da pequena rua Visconde do Rio Branco).
30 - Estúdios e administração da Rádio Cacique, a mais nova Transmissora da cidade. (R. General Câmara, 218).
31 - Cine-Teatro COLISEU SANTISTA, um dos mais antigos e ainda o melhor Teatro da cidade, de grande tradição artística. (Praça José Bonifácio).
32 - CATEDRAL DE SANTOS, em estilo gótico, iniciada há mais de quarenta anos e ainda inacabada. (Praça José Bonifácio) - ao lado, no outro extremo da quadra, o Palácio da Justiça (Fórum), em construção.
33 - MOINHO SANTISTA, uma das maiores e mais antigas indústrias locais.
34 - Escritórios da Companhia Docas de Santos (Serviços gerais). A sede da Administração situa-se à Avenida Cons. Rodrigues Alves.
35 - MOINHO PAULISTA (antigo Moinho Inglês) no local onde existiu o antigo Hospital da Beneficência Portuguesa (Paquetá) - Rua João Octávio.
36 - Cemitério do Paquetá - Inaugurado em 1853. (Rua Dr. Cóchrane).
37 - Grande e antiga escola José Bonifácio e Faculdade de Ciências Econômicas - (Av. Conselheiro Nébias nºs. 219 e 221).
38 - Mercado Municipal e Bacia do Mercado - Um dos pontos mais pitorescos e peculiares da cidade, onde chegam pequenas embarcações fluviais e costeiras. (Praça Iguatemi Martins). TÁXI MARÍTIMO (no canto esquerdo, inferior, da Bacia do Mercado) - Serviço de condução de passageiros (a táxi) para todos os pontos do Porto e dos rios que nele saem. Uma grande e permanente oportunidade em favor dos visitantes e turistas, para passeios e excursões a baixo preço.
39 - Forte Colonial de Vera Cruz do Itapema (muralhas remanescentes), do século XVI - Monumento histórico, situado na Ilha de Santo Amaro (Município de Guarujá), hoje ocupado pelo Serviço de Fiscalização do Porto (Alfândega).
40 - Estação das barcas e dos trens do Guarujá (chegada das barcas e partida dos trens elétricos). Segunda e última etapa da viagem para a grande estância balneária do Guarujá, onde há lindas praias e grandes belezas naturais, para deleite dos visitantes.
41 - ARMAZÉM DE BAGAGENS - Chegada de viajantes marítimos internacionais e serviço de desembaraço de suas bagagens.
42 - Igreja do Sagrado Coração de Jesus - um dos mais belos templos católicos da cidade, inaugurado em 1903 - Pinturas do grande pintor Eliseu Visconti e bela decoração. Ao lado esquerdo o grande Colégio Santista, dos Irmãos Maristas.
43 - Corpo de Bombeiros - Quartel e comando.
44 - Alto do Monte Serrate - Capela histórica de Nossa Senhora do Monte Serrate, construída em 1603/1605, por iniciativa do Governador Dom Francisco de Sousa; sede da Padroeira da Cidade, cuja festa se realiza a 18 de dezembro e constitui uma das velhas tradições locais - A pouca distância, existe o edifício do Cassino de Jogos e Diversões e chegada dos elevadores, com serviço de Bar e Restaurante - Grande panorama e um dos pontos altos do turismo santista; visita obrigatória de forasteiros e turistas nacionais e estrangeiros.
45 - Estação dos Bondes do S.M.T.C. (Serviço Municipal de Transportes Coletivos). Na Vila Matias, ao pé do Monte Serrate, ao lado: estátua de Rui Barbosa e nova fonte luminosa (Praça Belmiro Ribeiro).
46 - Local histórico do famoso QUILOMBO DO JABAQUARA, onde muitos milhares de negros cativos encontraram sua liberdade, entre 1882 e 1897, muito antes da Lei Imperial de 13 de maio de 1888. Ponto de grande tradição cívica, social, sentimental e moral, à saída dos Túneis recém-abertos.
47 - Subida para o arrabalde de Nova Cintra (veja o nº 49), lugar pitoresco e de bons ares, onde existe a poética lagoa da Saudade (veja nº 50) - Dá acesso a veículos de qualquer natureza.
48 - Horto Botânico Municipal, em reorganização.
49 - NOVA CINTRA - pitoresco arrabalde, situado num vale, entre os montes santistas, fundado pelo português Luiz de Matos, depois de 1890. É servido de estradas, por enquanto más, e caminhos carroçáveis (veja o nº 50).
50 - Pequeno Lago ou Lagoa da Saudade, lugar ameno e poético situado no arrabalde da Nova Cintra. Ótimo passeio esportivo ou excursão pedestre, ainda não incluído no Turismo Regular.
51 - Praça de Esportes do Santos Futebol Clube ("Estádio Urbano Caldeira"), com ginásio atlético. (Vila Belmiro). Ao lado direito a Praça de Esportes "Alfeu Paim", da Associação Atlética Americana, um dos grandes clubes amadores de Santos.
52 - Praça de Esportes da Associação Atlética Portuguesa, entidade profissional de futebol.
53 - Hospital da Beneficência Portuguesa, grande edifício em estilo colonial, que é a segunda instalação própria da instituição fundada em 1859. O primeiro hospital situou-se no Paquetá (veja o nº 35).
54 - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA - um dos maiores e melhores hospitais do Brasil. Este é o 4º edifício próprio da Irmandade da Misericórdia, fundada em 1543, a primeira criada na América, cuja história se confunde com a própria história da cidade, datando como data dos seus primeiros tempos.
55 - Igreja do Imaculado Coração de Maria, matriz do bairro de Vila Matias.
56 - Cine Carlos Gomes.
57 - Cine Bandeirantes.
58 - Grupo Escolar Cesário Bastos (estadual), onde tem sede a Delegacia Regional de Ensino.
59 - Mercadinho Municipal da Vila Matias.
60 - Ginásio do Clube Atlético Santista, um dos grandes clubes amadores da cidade, que nele mantém ao lado das atividades esportivas, atividades artísticas e teatrais (Avenida Washington Luiz nº 103).
61 - Edifício da "Gota de Leite" (Assistência à Infância desvalida) e, ao lado, o "Hospital Infantil", uma organização que honra a cidade.
62 - Casa dos Pobres - grande instituição de assistência à pobreza (Rua Campos Mello).
63 - Igreja de São José, matriz do bairro do Macuco.
64 - Monumento à Nossa Senhora de Fátima - ao fim dos Armazéns Externos da Companhia Docas (Porto).
65 - Frigoríficos e Silos da Companhia Docas (Aparelhamento do porto).
66 - Casa da Criança, antigo Asilo de Órfãos, o mais antigo da cidade, fundado em 1888, em conseqüência da Abolição da Escravatura. (Av. Rodrigues Alves nº 120).
67 - Bacia do Macuco (Praça Guilherme Aralhe), fundeadouro de pequenas embarcações fluviais e costeiras de transporte e comércio. Um dos lugares pitorescos e característicos da cidade, semelhante à Bacia do Mercado.
68 - Entreposto de Pesca (em construção) - Obra estadual.
69 - "Ferry-Boat" ou Pontão das Balsas que fazem a ligação entre Santos e Guarujá, conduzindo veículos de toda natureza. Este é um dos mais belos e pitorescos passeios que o visitante pode fazer fora da cidade. Não há horário para as Balsas, que funcionam ininterruptamente ou quando necessário. Ao lado esquerdo do "Ferry-Boat", a uma distância de 60 ou 70 metros, está a Ponte dos Pescadores, destinada ao desembarque do pescado. Este ponto do estuário é um verdadeiro porto pesqueiro, onde fundeia toda a frota pesqueira de Santos, representada por centenas de lanchas, lanchões, rebocadores, iates etc., e constitui por isso mesmo um dos lugares mais curiosos, pitorescos e característicos da cidade. (Fim das Avenidas Almirante Saldanha da Gama e Rei Alberto I).
70 - Estação do "Ferry-Boat" da Ilha de Santo Amaro (Município de Guarujá), que faz o complemento da anteriormente descrita.
71 - Estaleiros navais "Jafet".
72 - Capela de Nossa Senhora dos Navegantes (ou "dos pescadores").
73 - Clube de Regatas Saldanha da Gama, com ginásio, piscina e campo de esportes. É um dos maiores e mais antigos da cidade. (Av. Almirante Saldanha da Gama, 44).
74 - Clube de Regatas Vasco da Gama, com ginásio, campo de esportes e serviço público de bar e restaurante. Grande e antiga organização esportiva (Avenida Almirante Saldanha da Gama, 33).
75 - Clube de Regatas Santista - Sede nova, em construção - É a mais antiga das sociedades de remo e natação em Santos (ao lado do anterior).
76 - Clube Internacional de Regatas, com ginásio, piscina e campo de esportes. É um dos maiores e mais antigos da cidade. (Avenida Almirante Saldanha da Gama, 5).
77 - MUSEU DE PESCA MARÍTIMA e Escola de Pesca - um dos mais interessentes e proveitosos objetivos turísticos da cidade. Notáveis exemplares e coleções de objetos, peixes, molucos e crustáceos conservados. Aberto à visitação pública. (Avenida Bartolomeu de Gusmão 192 - telefone: 4-1952).
78 - Ponte dos Práticos - onde os práticos do porto, que conduzem os vapores até fora dele, têm e mantêm a sua base. Lugar de onde se assiste comodamente a entrada dos grandes transatlânticos, o que constitui um dos grandes atrativos turísticos constantes oferecidos pela cidade. Ao lado desta Ponte situa-se o interessante Monumento ao Remador.
79 - Lugar do antigo Porto de São Vicente, onde fundeavam as Armadas da época do descobrimento, fundação e colonização do Brasil, e onde aportou a Armada de Martim Afonso de Souza, no dia 22 de janeiro de 1932. (N.E.: SIC: correto é 1532. Além disso, pesquisas mais recentes indicam que o desembarque ali não ocorreu nesse primeiro dia da chegada de Martim Afonso, pois este desembarcou na Praia do Itararé, em São Vicente). Foi fundado por André Gonçalves e Américo Vespúcio a 22 de janeiro de 1502 e sua extinção ou transferência para a enseada de Enguaguassu (junto à Alfândega atual) foi realizada por Braz Cubas em 1540. É o mais histórico dos lugares conhecidos do Brasil. (Avenida Saldanha da Gama, em frente ao Clube Internacional de Regatas), onde existiu o antigo Forte Augusto.
80 - Antigo e histórico "PORTO DAS NAUS" da Capitania de São Vicente (o verdadeiro, transatlântico, ou de calado), onde fundeavam as Armadas ao tempo do descobrimento, fundação e colonização do Brasil, e onde fundearam André Gonçalves e Américo Vespúcio a 22 de janeiro de 1502 e Martim Afonso de Souza, com seu irmão Pero Lopes, na tarde de 21 de janeiro de 1532. Forma este lugar, com o anterior, o ponto mais histórico do Brasil.
81 - Capelinha de São Pedro ou da Santa Cruz dos Navegantes (Pescadores).
82 - Velha Fortaleza da Barra Grande ou de Santo Amaro, o maior monumento histórico-militar de Santos, da região e do Estado de S. Paulo. Esta fortaleza, de tão grande tradição, foi construída no ano de 1583/1584, por ordem do almirante espanhol Diogo Flores Valdez, após o combate contra os navios do corsário inglês Almirante Edward Fenton e a derrota infligida aos invasores. No presente ocupa esta Fortaleza, de tão bela história, o Círculo Militar de Santos, que zela por ela e mantém um serviço de lanchas para sua visitação pública e turística, partindo da Ponte dos Práticos (veja o nº 78). Esta visita, de grande interesse histórico e artístico, permite extensão a outros pontos pitorescos da Ilha de Santo Amaro, como o velho corredor estratégico, a prisão, o portão espanhol, a prainha da Cortadura, o Forte da Praia do Góis, construído no século XVIII, e a bela Praia do Góis.
83 - AQUÁRIO MUNICIPAL - um dos pontos altos do turismo da cidade, e um dos lugares mais visitados pelos forasteiros. Conheça as centenas de exemplares da nossa fauna marítima ali reunidos, vivos, e instalados em ambiente próprio. (Ponta da Praia - Av. Bartolomeu de Gusmão).
84 - Escola Profissional "Dona Escolástica Rosa".
85 - Monumento ao Pescador.
86 - Fonte Luminosa "22 de Março", inaugurada recentemente.
87 - Igreja de Santo Antonio de Embaré, um dos mais belos templos modernos da cidade - Matriz do bairro do mesmo nome.
88 - Praia do Embaré - Vai do Canal 4 à Ponta da Praia. Esse era o nome antigo, original, de toda a praia de Santos, toda ela excelente para banhos.
89 - Monumento a Vicente de Carvalho, grande jornalista, homem público, jurista, escritor, poeta, abolicionista e republicano histórico, nascido em Santos a 5/4/1866 e falecido a 22/4/1924 (Saída da Av. Conselheiro Nébias).
90 - Praia do Boqueirão - entre os canais 3 e 4 - uma das quatro denominações em que se desdobra a praia de Santos.
91 - Cine CAIÇARA, um dos melhores e mais modernos da cidade.
92 - Colégio "Stella Maris", das freiras de "Les oiseaux" - Um dos grandes colégios de Santos, só para moças.
93 - Tennis Club de Santos, com piscina - Uma das mais aristocráticas organizações esportivas e sociais da cidade.
94 - Instituto Histórico e Geográfico de Santos - com boa biblioteca especializada e diversos pequenos museus. Instituição científica e cultural fundada em 1938.
95 - Colégio Canadá, antigo Ginásio do Estado - Escola oficial mista, do Estado. (Rua Mato Grosso - Praça Voluntários Santistas).
96 - VILA DOS PÁSSAROS - grande parque ornitológico particular, que abriga centenas de aves, pássaros e passarinhos, de todos os tamanhos, de todas as cores e de todos os cantos, nacionais e estrangeiros, em gaiolas e em viveiros de vários tamanhos. É uma das maiores curiosidades turísticas de Santos. Aberto à freqüência pública, com pagamento de ingresso. (Avenida Conselheiro Nébias, 630 - entrada pelos fundos, Rua Dr. Armando Salles de Oliveira).
97 - Hospital dos Tuberculosos (Antigo Hospital do Isolamento, instalado em 1913).
98 - Faculdade de Direito de Santos (Av. Conselheiro Nébias, 589).
99 - MUSEU SANTISTA, de propriedade particular. Grande coleção numismática - galerias de cerâmica, de arte em marfim - milhares de objetos curiosos, históricos e artísticos. Uma das boas atrações turísticas locais. (Av. Conselheiro Nébias, 553 - telefone 2.4833 - entrada pelo lado esquerdo). Entrada gratuita.
100 - Educandário "Anália Franco".
101 - Estrada de Ferro Sorocabana - Estação, armazéns, pátio e desvios - Dois percursos, um de Santos a Juquiá (sertão-litorâneo), outro de Santos a Mayrink, no interior do Estado. Belas viagens de algumas horas, por naturezas diferentes, com vistas e paisagens admiráveis - Av. Ana Costa, 340.
102 - Colégio "São José" - com Escola Normal - para moças - Um dos grandes estabelecimentos de ensino da cidade. Ao lado a Igreja do Colégio.
103 - Cine ROXY (Av. Ana Costa, 443).
104 - Cine Iporanga - o mais moderno e maior cinema da cidade.
105 - RÁDIO CLUBE DE SANTOS - P. R. B. 4 - a mais antiga Transmissora de Santos, fundada em 1926 (Rua Jossé Caballero, 60 - atrás do Cine Iporanga).
106 - Cine Atlântico (Gonzaga - Praça da Independência). Ao lado direito, na Avenida Marechal Deodoro, 24, o RITZ HOTEL.
107 - HOTEL GIRONDA, no edifício do mesmo nome - Rua Jorge Tibiriçá, 44 (Gonzaga). PONTO DE ÔNIBUS PARA O MORRO DE SANTA TEREZINHA, perto deste hotel, na rua Galeão Carvalhal, junto à Avenida Ana Costa e Praça da Independência.
108 - MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA ou DOS ANDRADAS, o maior da cidade - inaugurado a 7 de setembro de 1922 (no centro da Praça da Independência).
109 -  Edifício Independência, com o TEATRO do mesmo nome, em construção.
110 - GRANDE HOTEL PARQUE BALNEÁRIO, um dos mais antigos e o maior da cidade. Junto à praia do Gonzaga.
111 - Cine Gonzaga (junto ao Atlântico Hotel). Pouco acima, à direita, o Grill ou Teatro do Atlântico (Av. Ana Costa, 554).
112 - ATLÂNTICO HOTEL, junto à praia do Gonzaga - Um dos melhores e maiores da cidade. Ao lado dele, na praia ficam, a seguir, os hotéis: "Dos Bandeirantes", "Belvedere" e "Palace-Avenida".
113 - PRAIA DO GONZAGA - a mais freqüentada da cidade - entre os canais nºs. 2 e 3. Há ocasiões em que de 20.000 a 30.000 pessoas se reúnem nesta parte da praia santista, para banhar-se, expor-se ao sol, descansar ou praticar todos os esportes e jogos de praia em voga, principalmente o ciclismo, o tamboréu e o volley-ball, num grande espetáculo de alegria, de vida e de mocidade, em que todas as idades se confundem.
114 - Fonte luminosa "9 de Julho" - um ornamento para o Gonzaga, completando a graça dos jardins laterais, sempre melhorados, agora com grandes floreiras e vasos iluminados, de belo efeito noturno.
115 - Clube XV - sociedade dançante e recreativa, a mais antiga da cidade, fundada em 1869. (Av. Presidente Wilson, 13 - Gonzaga).
116 - Praia Hotel.
117 - Hotel e Restaurante Bongiovani - Praia do Gonzaga.
118 - Hotel Brickmann (junto à Praia do Gonzaga).
119 - Herma do grande poeta, conferencista e médico humanitário Martins Fontes, nascido em Santos a 23 de junho de 1884, falecido em Santos a 25 de junho dde 1937. Prestes a ser removida.
120 - Igreja de Nossa Senhora da Pompéia (Praça Benedito Calixto - Rua Euclides da Cunha) - em frente, o Palácio do Bispado e Cúria Diocesana.
121 - Hotel-Pensão Paulista, na praia do José Menino.
122 - PALACE HOTEL - um dos mais antigos e dos maiores da cidade.
123 - Hotel Metrópole (no José Menino).
124 - ORQUIDÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL - um grande e maravilhoso parque florístico, aberto ao público todos os dias. Milhares de orquídeas de todas as espécies; um pavilhão de exposições anuais (março e novembro de cada ano) e exposições permanentes; lagoa com palmípedes diversos; alamedas, caramanchões, pérgulas e latadas em flor. Um dos pontos altos do turismo santista, visitado por milhares de forasteiros e pessoas de bom gosto. (Praça George Washington) - Ao fundo do Orquidário fica o Parque das Águas.
125 - Campo do Santos Atlético Clube (Santos Atletic Club) para a prática do Golf. (Rua Santa Catarina, 21).
126 - Grande Hotel Martini - um dos mais novos e maiores hotéis da praia.
127 - Hotel Internacional - o mais antigo da cidade, atualmente uma espécie de filial do Grande Hotel Martini.
128 - Ilha de URUBUQUIÇABA - formosa ilhota junto à praia do José Menino, que marca o limite da cidade de Santos com a cidade de São Vicente (divisa municipal).
129 - Marco divisório (de pedra) que separa as duas cidades de Santos e São Vicente - onde terminam a Avenida Presidente Wilson (de Santos) e a Avenida Antonio Rodrigues (de São Vicente) - onde termina ainda a Praia do José Menino (de Santos) e onde começa a Praia de Itararé (de São Vicente).
130 - Entrada da histórica cidade de São Vicente, a mais antiga do Brasil, onde há vários passeios e excursões a fazer: lugares belíssimos, pitorescos ou de grande encanto, como a Ilha Porchat, a praia de Itararé, a praia da Boa Vista, a Ponte Pênsil, o porto velho de Tumiaru, o Japuí, e seus estaleiros com barcos de aluguel, a prainha, a Praia de Parnapuan (ou "das Vacas"), os costões de Itapeva e Quitanduba, o Jockey Club, com corridas às 4ªs. e sábados, e finalmente a extraordinária Praia Grande, uma das maiores praias do mundo.
131 - Subida para o morro de Santa Terezinha. (Ingresso: $2,00 por pessoa ou $10,00 por automóvel). Belo passeio.
132 - Fonte de Santa Terezinha, na subida do morro - com belo painel de azulejos.
133 - Alto do MORRO DE SANTA TEREZINHA - um dos mais belos e mais completos lugares de turismo em Santos - Paisagens maravilhosas, diurnas e noturnas; Capela da Santa - Grande bar e restaurante moderno, com mirantes e terraços para contemplação das paisagens - Televisão gratuita - grande estacionamento para automóveis - É servido por ônibus próprios, que saem da Rua Galeão Carvalhal, quase esquina com a Praça Independência (Gonzaga) - Conforme indicação no nº 107.
134 - Subida do caminho do Marapé, para o arrabalde de Nova Cintra - Só praticável por pedestres. (Veja os nºs. 49 e 50).
135 - Ruínas históricas do antigo ENGENHO DE SÃO JORGE DOS ERASMOS ou DO GOVERNADOR e também DO TRATO, que passa por ser o mais antigo da Capitania de São Vicente e do Brasil, embora haja dúvidas. Pertenceu a Martim Afonso de Sousa e mais alguns partidistas, em seu início, entre os anos de 1534/1536. Vai-se até lá pelo Caminho do Matadouro-Nova Cintra. Existe nas ruínas uma placa comemorativa, organizada pelo pintor-historiador Benedito Calixto.
136 - Subida do Caminho do Matadouro para o arrabalde de Nova Cintra, no alto dos morros. (Veja os nºs. 49 e 50).
137 - Matadouro Municipal (na Estrada para São Vicente - Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Antonio Emmerich).
138 - Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na base do morro de Santa Maria, junto à Avenida daquele mesmo nome (Estrada para São Vicente). Pouco abaixo desta Igreja, na mesma Avenida, encontra-se uma curiosa Capela de Umbanda.