Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/23/06 12:21:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
A terra da Caridade

Inúmeras instituições dignificam o lema da cidade que ensinou à Pátria a caridade
Texto publicado na edição especial comemorativa do cinqüentenário do jornal santista A Tribuna, em 26 de março de 1944 (exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda - grafia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

Santos - terra onde a caridade é lei

As pias instituições de nossa cidade - Conjunto esplêndido de atividades em favor do conforto e do bem estar do próximo

Nesta oportunidade tão grata ao nosso jornal, abrimos espaço para assinalar as atividades benfazejas das pias instituições de nossa terra.

Nenhuma obra de benemerência falhou em nossa cidade, porque nosso povo, tradicionalmente bom, sempre amparou os cometimentos de entre-ajuda humana, prestigiando-os ao calor dos sentimentos de afetividade cristã.

Santos é a terra da Caridade por excelência.

Fazer o bem ao próximo constitui entre a gente santista imperativo de vontade, de ordem, de submissão. É olhar a obra conjuntiva das instituições filantrópicas de Santos. Obra esplêndida de expressão utilitária, que forma verdadeiro monumento de altruísmo e faz de Santos portentosa cidadela da Caridade.

Aqui, um hospital quadri-secular a receber e cuidar de quantos e quantos atrofiados físicos lhe batem à porta sempre aberta, porque é uma casa de Deus para os homens. Ali, um recolhimento de indigentes. Acolá, uma cozinha para os pobres. E um albergue. E uma casa para os inválidos. E creches. E asilos. E muitas outras portas abertas para acolher a quantos a sorte enxotou. São múltiplas as modalidades assistenciais do grande campo de filantropia e humanitarismo que é Santos.

Terra nobre, essencialmente generosa, em cuja legenda originária se assenta, luminosa, como expressão robusta da índole do seu povo, a palavra santa CARIDADE!

[01] Santa Casa da Misericórdia
[02] Asilo de Órfãos
[03] Asilo de Inválidos
[04] Orfanato Santista
[05] Associação "Casa do Senhor"
[06] Associação Creche Asilo Anália Franco
[07] Orfanato "Olavo Ferraz"
[08] Assistência ao Litoral de Anchieta
[09] Casa dos Pobres
[10] Sociedade de S. Vicente de Paulo
[11] Cruz Vermelha Brasileira (Filial de Santos)
[12] Albergue Noturno

Outras instituições de benemerência - Outras instituições completam o conjunto magnífico da obra de filantropia de Santos. Enumerá-las: Associação Auxílio aos Necessitados, instalada à Rua Conselheiro Nébias, 126; Natal e Amparo à Criança Aleijada, Cruzada das Senhoras Católicas, Associação das Mães Cristãs, Associação Profissional de Instrução e Trabalho para Cegos, Abrigo "Júlio Duran", Abrigo de Cegos Santa Cruz; Abrigo de Cegos Santa Luzia, Ambulatório Santos, Ambulatório Gaffrée e Guinle, Instituto Profissional Paulista para Cegos, Associação Brasileira Beneficente e Exército da Salvação.


Instituições de caridade de Santos. Vêem-se, por ordem, e a contar da esquerda, as fachadas dos edifícios do Orfanato Santista, Sociedade de São Vicente de Paulo, Cruz Vermelha, Associação Creche Asilo Anália Franco, Asilo de Inválidos, Asilo de Órfãos, Albergue Noturno e, finalmente, a Casa do Senhor (N.E.: ordem correta: Casa do Senhor e Orfanato Santista, Associação Creche Asilo Anália Franco e Cruz Vermelha, Asilo de Órfãos e Asilo de Inválidos, Sociedade de São Vicente de Paulo e Albergue Noturno)
Fotos publicadas com a matéria

Leva para a página seguinte da série