Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0259b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/27/10 11:35:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Aqui surgiu o Racionalismo Cristão (2)

Leva para a página anterior

Texto publicado no jornal santista A Tribuna, em 23 de janeiro de 2010, página A-7:


Racionalismo Cristão, uma filosofia que completa 100 anos
Foto: Luiz Fernando Menezes, publicada com a matéria, na primeira página

COMEMORAÇÃO

Racionalismo Cristão faz 100 anos

Filosofia criada em Santos, sem qualquer atrelamento a religiões, tem a razão como sua principal característica

Fabiana Honorato

Da Redação

Ao invés da fé, convicção. No lugar da imposição, livre arbítrio. Ao contrário da espera, realização. Longe de dogmas religiosos, a razão é a principal característica do Racionalismo Cristão, filosofia criada em Santos e que comemora o primeiro centenário a partir de hoje.

A escola espiritualista incentiva a melhor compreensão da vida e o enfrentamento dos problemas sob outro prisma. "A doutrina explica as questões fundamentais racionalmente, sem misticismos", comentou o diretor da Casa Chefe no Rio de Janeiro, Wilson Carnevalli.

No ano do centenário, a Casa Berço do Racionalismo Cristão, na Avenida Ana Costa, 67, terá papel importante na programação, que será concentrada na Cidade.

Importância, aliás, que começou a ganhar força antes mesmo dos tijolinhos, que são a marca do casarão. Como lembra um dos militantes da filosofia, Cyd Barroca, as histórias do desenvolvimento de Santos e do Racionalismo Cristão se misturam nas mãos de seus fundadores: os portugueses Luiz José de Mattos Chaves e Luiz Alves Thomaz.

Comerciante de café, Luiz de Mattos era vice-cônsul, foi eleito deputado estadual - mas não exerceu o cargo - e chegou a ser dono de quase todo o Morro da Nova Cintra. Já Luiz Thomaz mantinha comércio de secos e molhados e foi um dos homens mais ricos do Brasil.

Início - Em 26 de janeiro de 1910, foi realizada a primeira sessão do então recém-fundado Centro Amor e Caridade de Santos, sediado na Rua Amador Bueno, 190, ao lado do Centro Português, no Centro.

Em pouco tempo, o imóvel alugado ficou pequeno para tantos freqüentadores. "Nos primeiros nove meses, houve um aumento grande de público e foi necessário um outro espaço", relatou Barroca.

No ano seguinte, o sonho de uma sede própria começou a sair do papel e em 21 de junho de 1912, a casa da Ana Costa foi inaugurada. Na época, funcionava como hospital psiquiátrico e passou a chamar-se Espiritismo Racional e Científico Cristão.

Era o local onde muitas pessoas encontravam respostas que a medicina convencional não oferecia. "Luiz de Mattos foi muito criticado porque via os males dos pacientes de uma outra forma, através da espiritualidade", acrescentou o presidente da Casa Berço, o nefrologista Jorge Alexandre Fares.

Ele explicou que foram necessários seis anos de estudo para Luiz de Mattos codificar o Racionalismo Cristão da forma como é praticado hoje. "A filosofia se livrou de alguns dogmas, deixando o kardecismo de lado, e a doutrina foi depurada", complementou Carnevalli.

Com o fim da atividade hospitalar nas casas da Ana Costa e do Rio de Janeiro, a doutrina passou a orientar as pessoas sobre como viver e favorecer a evolução do espírito.

"Houve uma preocupação de manter os documentos preservados, como atas de reuniões e prontuários. Eles trazem uma riqueza de detalhes sobre aquele tempo", frisou Barroca.

Sessões - Atualmente, há 170 casas espalhadas pelo Brasil, Europa, Estados Unidos e África. São realizadas três sessões semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, pontualmente às 20 horas.

Nestes encontros, abertos ao público e gratuitos, os freqüentadores participam da limpeza psíquica e da doutrinação. "A primeira parte trata o espírito para fortalecer as pessoas. Na segunda parte, são passadas orientações a partir de exemplos do dia-a-dia e de depoimentos", disse Carnevalli.

O público engloba desde curiosos que depois se identificam com a filosofia até quem se desapontou com outras religiões. "Aqui se explica racionalmente porque cada um tem o que tem hoje, mas que não precisa continuar assim para sempre"< comentou Fares.

TOMBAMENTO

Em 13 de fevereiro passado, A Tribuna publicou matéria sobre o pedido de tombamento do casarão da Avenida Ana Costa, 67, feito pelo historiador Waldir Rueda. O imóvel, em excelente estado de conservação, é o único no Litoral Paulista com arquitetura eclética religiosa baseada no Gótico Vermelho. O estilo, que expõe os tijolinhos vermelhos, surgiu no século 19, com a revalorização da Idade Média (476-1453). O pedido aguarda avaliação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa)

 

Programação festiva prevê vários eventos

A programação do centenário do Racionalismo Cristão começa hoje e se estende até o dia 30, em Santos. Ao longo de todo o ano, eventos semelhantes serão realizados em todo o mundo, culminando com as comemorações no Rio, em dezembro.

A organização espera a presença de 1.000 pessoas, do Brasil e de outros países, durante os festejos em Santos.

Hoje, a partir das 14 horas, será aberta a Exposição do Centenário, na Casa berço da Avenida Ana Costa, 67. A mostra reunirá fotos e textos que relatam a história da doutrina, traçando um paralelo com a história da Cidade.

A exposição é gratuita e pode ser vistas até o dia 6 de fevereiro, das 14 às 17 horas, aos sábados e domingos, e das 16 às 19 horas, durante a semana.

Na sexta-feira, a partir das 20 horas, haverá uma reunião pública na Casa Berço com transmissão simultânea no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, à Avenida Ana Costa, 55.

No dia seguinte, a partir das 15 horas, será promovido um seminário no Salão Diamante do Mendes Plaza Hotel, à Avenida Floriano Peixoto, 42. O evento debaterá temas como Racionalismo Cristão e Ciência e Racionalismo Cristão e Religiões.

Dentro do seminário, haverá o lançamento da 44ª edição do livro Racionalismo Cristão e da biografia de Luiz de Mattos, de autoria de Galdino Rodrigues.

À noite, a partir das 20h30, no mesmo local, será realizada uma sessão solene com jantar de encerramento.

Para participar do seminário, é necessário se inscrever pelo site www.racionalismo-cristao.org ou pelo telefone (21) 2132-7026. A taxa é R$ 13,00 para adultos ou adolescentes com mais de 16 anos.


Inaugurado em 1912, o vistoso prédio da Avenida Ana Costa, em Santos, é único do litoral paulista com arquitetura baseada no Gótico Vermelho
Foto: Luiz Fernando Menezes, publicada com a matéria