Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0211c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/28/04 10:37:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ORQUIDÁRIO
Do Parque Indígena ao Orquidário (3)

Chácara de Júlio Conceição já foi o maior orquidário ao ar livre do mundo
Leva para a página anterior
Bem no final da Avenida Conselheiro Nébias, junto à praia do Boqueirão, funcionou por muito tempo uma bem cuidada chácara, com fama internacional: o Parque Indígena, mantido por Júlio Conceição. Perto de sua morte, as orquídeas ali mantidas foram adquiridas pela Municipalidade, que formou com elas o Orquidário Municipal.
 

Aves e plantas em exposição no Orquidário Municipal
Fotos: Prefeitura Municipal de Santos

Esse assunto foi tratado em 2003 em página Web da Prefeitura Municipal de Santos:

Interior do Orquidário Municipal
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Orquidário Municipal

Parque zoobotânico que mistura características de jardim com aspectos de mata natural em seus 22.240m², plantados principalmente com exemplares da Mata Atlântica. Tem árvores frutíferas e medicinais, espécies raras como pau-brasil e cedro e estufa com 1.600 mudas de orquídeas, que podem ser apreciadas em seu esplendor em novembro, quando acontece uma exposição nacional.

Originou-se de mais de 600 espécies diferentes e cerca de mil mudas de epífitos que o colecionador Júlio Conceição cultivava, no quintal de sua casa. Conhecida como Parque Indígena, a área era aberta à visitação pública e localizava-se no Boqueirão, bem próximo à Av. Conselheiro Nébias. Quando Júlio Conceição faleceu, a família doou o acervo para a Prefeitura, que mantém seu busto na entrada do parque.

A abundância da vegetação atrai inúmeros pássaros, que vivem em liberdade entre animais silvestres como cotias, jabutis e macucos. Um lago de 1.180 m² abriga carpas, tartarugas e recebe aves aquáticas migratórias. Num viveiro interativo, as pessoas têm contato direto com tucanos, marrecos, gralhas, anus, garças e atobás. Existem ainda araras, papagaios e corujas e algumas espécies ameaçadas de extinção, como macacos-aranhas, micos-leões-dourados, micos-leões-de-cara-dourada e jacarés-de-papo-amarelo.

Em 2000 recebeu um viveiro com um casal de cervídeos, que já se reproduziram. O parque mantém o Setor de Zoologia, que cuida dos animais; o Setor de Botânica, responsável pela coleção de orquídeas e da flora em geral; e o Setor Ambiental, que promove atividades sobre temas relacionados ao acervo, destinadas a estudantes e ao público em geral. Praça Washington, s/nº.
[...]


Interior do Orquidário Municipal
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Leva para a página seguinte da série