Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0182j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/01/04 13:24:11
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - VISITANTES
Carlos Gomes: só após a morte

Mas o compositor também passou por Santos antes de iniciar sua carreira...

Embora um de seus teatros tradicionais tenha o nome de sua mais famosa peça, O Guarani, Santos não teve o privilégio de reverenciar em vida o maestro campineiro que tanto brilhou na Europa e tão injustiçado foi no Brasil.

Mas, após sua morte em Belém do Pará, o corpo de Carlos Gomes foi trasladado por via marítima para sua terra natal, passando por Santos, quando enfim a cidade rendeu homenagens a esse gênio musical, como citou em 1980 o pesquisador e jornalista Olao Rodrigues em sua Cartilha da História de Santos:

Maior gênio musical do Brasil, Carlos Gomes, já consagrado na Itália, com O Guarani e outras óperas, foi, porém, injustiçado e sofreu campanhas de sabotagem de artistas estrangeiros no Rio de Janeiro, o que muito o agastou e abateu. Lauro Sodré deu-lhe as mãos e levou-o para Belém, onde lhe arranjou emprego artístico que lhe assegurou vida digna. Viveu o resto da vida na capital paraense, onde sucumbiu a 16 de setembro de 1896.

Carlos Gomes
Um mês e cinco dias depois, ou seja, a 21 de outubro, o corpo do Príncipe da Música foi desembarcado em Santos, em trânsito para sua terra natal, a bela e pujante Campinas, trazido pelo transporte Itaipu. Por todas as camadas sociais, Santos tributou as mais carinhosas manifestações de saudade e respeito ao genial musicista.

Do Armazém nº 4, o féretro percorreu a Rua do Rosário (João Pessoa), Largo do Rosário (Praça Rui Barbosa), Rua XV de Novembro e Praça Barão do Rio Branco, ficando o corpo exposto na Igreja do Carmo. Durante o cortejo fúnebre tocaram a banda musical do 3º Batalhão da Brigada Policial e de corporações civis, enquanto praças da Milícia do Estado apresentaram armas em funeral. Os lampiões de iluminação pública estavam envoltos em crepe, havendo no Teatro Guarani, às 18 horas, sessão in memoriam do autor de O Guarani e tantas outras obras que imortalizaram Antônio Carlos Gomes e engrandeceram a cultura musical brasileira.

No dia seguinte, pela manhã, foi o corpo do grande maestro conduzido processionalmente para a estação da S.P.R., onde trem especial o transportou para Campinas, aí se dando a cerimônia de inumação.

Porém, ao sair de sua cidade natal, a caminho da Côrte, Carlos Gomes desceu a Serra do Mar no lombo de um burro, passando por Santos para embarcar no navio que o levaria ao Rio de Janeiro, como relata no "Documentário nº 168" a Trópico - Enciclopédia Ilustrada em Cores (volume IV, cerca de 1965, Livraria Martins Editora, São Paulo/SP):


Montado em um burro, Carlos Gomes, muito moço ainda, numa bela madrugada, 
seguiu para Santos, onde chegou, após dura travessia da Serra, hoje Via Anchieta. 
Da terra de Braz Cubas, embarcou para o Rio de Janeiro, rumo a seu glorioso destino.
"Só voltarei coroado de glória ou só voltarão meus ossos!", disse, ao partir
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico

"Sua bela figura lendária aureolou-se, além dos raios da glória, com os espinhos do martírio, criando em torno do esforçado trabalhador ambiente material e moral demasiadamente doloroso para um simples mortal, tocado embora pelo fulgor de um gênio" (Ítala Gomes Vaz de Carvalho)

O Nhô Tonico de Campinas

Carlos Gomes era conhecido, em Campinas, sua cidade natal, por Nhô Tonico, nome com que assinava, até, suas dedicatórias. Pertencia a uma família onde havia de tudo: relojoeiros, agricultores, marceneiros, encadernadores, farmacêuticos, rabequistas, trombonistas, flautistas e dois padres. Seus ancestrais eram espanhóis, e assinavam Gomez, com z. Seu bisavô, D. Antônio Gomez, fora bandeirante e casara-se com a filha de um cacique. Nasceu, o nosso maior operista, numa segunda-feira, em 11 de julho de 1836, numa casa humilde da Rua da Matriz Nova, na "cidade das andorinhas". Foram seus pais Manoel José Gomes (Maneco Músico) e d. Fabiana Jaguari Gomes.

A vida de Antônio Carlos Gomes foi, sempre, marcada pela dor. Muito criança ainda, perdeu a mãe, tragicamente. Seu pai vivia em dificuldades, com 26 filhos para sustentar. Com eles, formou uma banda musical, onde Carlos Gomes iniciou seus passos artísticos. Desde cedo, revelou seus pendores musicais, incentivado pelo pai e depois por seu irmão, José Pedro Santana Gomes, fiel companheiro das horas amargas.

Aos 18 anos, apresentou sua primeira "missa", em cuja execução cantou alguns solos. A emoção que lhe embargava a voz comoveu a todos os presentes, especialmente ao irmão mais velho, que lhe previa os triunfos.

Quando chegou aos 23 anos, já apresentara vários concertos, com o pai. Moço ainda, lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre, com afinco, ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Verdi. Era conhecido também em S. Paulo, onde realizava, freqüentemente, concertos, e onde compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito. Aqui, recebeu os mais amplos estímulos e todos, sem discrepância, apontavam-lhe o rumo da Côrte, em cujo Conservatório poderia aperfeiçoar-se. Mas como poderia Nhô Tonico fazer isso, se seu pai não possuía sequer recursos para uma viagem?

A fuga para o Rio

Certo dia, pretextando novos concertos em São Paulo, Carlos Gomes veio para cá, mas, em seu ânimo, estava planejada uma fuga para mais amplos horizontes. Arranjou um burro e disse ao irmão, José Pedro, que ia para Santos, onde embarcaria para o Rio de Janeiro. José Pedro riu e disse-lhe que voltaria de Santos mesmo, pois não teria coragem de abandonar sua terra natal.

- Qual! - respondeu o futuro maestro - Só voltarei coroado de glória ou só voltarão meus ossos!

E lá se foi ele, montado no burrinho, na sua penosa marcha pela Serra, até Santos, onde embarcou, no navio Piratininga, debaixo de fortes aclamações de estudantes e amigos, rumo à Corte, levando consigo uma carta de recomendação, que lhe facilitaria o acesso ao Paço de São Cristóvão e ao bondoso coração de D. Pedro II.

Os primeiros dias, no Rio, foram de tristeza e saudade. Hospedou-se na casa do pai de um estudante de S. Paulo. Sentia remorsos por haver abandonado o velho pai. Um dia, porém, escreveu-lhe pedindo perdão e revelando-lhe seus planos. O velho Maneco Músico comoveu-se ante o tom sincero da carta e não só perdoou ao rapaz, mas lhe estabeleceu uma pensão mensal, dizendo-lhe: "Que Deus te abençoe e te conduza, próspero, avante, pelo caminho da Glória. Trabalha e sê feliz! Teu pai". Com isso, Carlos Gomes sentiu-se mais disposto a enfrentar o futuro.

Apresentado ao Imperador, por intermédio da Condessa Barral, o monarca, sempre amigo e protetor dos artistas, encaminhou-o a Francisco Manuel da Silva, diretor do Conservatório de Música e também animador dos jovens músicos.

Carlos Gomes teve como primeiro mestre, em contraponto, Joaquim Giannini, famoso musicista italiano, que viveu muito tempo no Brasil. No ano seguinte, em 1860, na festa de encerramento dos cursos, Carlos Gomes apresentou uma sua composição. Mas caiu doente, atacado de febre amarela, impossibilitado de comparecer. Sua ausência foi muito lamentada. Eis, porém, que surge o imprevisto: quando o maestro ia dar início à "cantata", o jovem campineiro surge no estrado, olhos brilhando de febre, e pede a batuta para dirigir sua peça. Nada o demovera de ir dirigir. O resultado foi emocionante. Aplausos e mais aplausos, a que Carlos Gomes não pode resistir e desmaiou, sendo levado para casa, sem sentidos. Isso tudo chegou ao conhecimento do soberano, que mandou levar-lhe uma medalha de ouro, como recompensa a seu esforço e talento. Começou, então, a marcha triunfal do moço campineiro.

A primeira ópera

Em 4 de setembro de 1861, foi cantada, no Teatro da Ópera Nacional, Noite do Castelo, o primeiro trabalho de fôlego de Antônio Carlos Gomes, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho. Constituiu uma grande revelação e um êxito sem precedentes, nos meios musicais do País. Carlos Gomes foi levado para casa em triunfo por uma entusiástica multidão, que o aclamava sem cessar. O Imperador, também entusiasmado com o sucesso do jovem compositor, agraciou-o com a Ordem das Rosas.

Carlos Gomes conquistou logo a Corte. Tornou-se uma figura querida e popular. Seus cabelos compridos eram motivo de comentários, e até ele ria das piadas. Certa vez, viu um anúncio, que fora emendado: de "Tônico para cabelos", fizeram "Tonico, apara os cabelos!". Virou-se para seu inseparável amigo Salvador de Mendonça e disse, sorrindo:

- Será comigo?

Francisco Manuel costumava dizer, a respeito do jovem musicista: "O que ele é, só a Deus e a si o deve!"

A saudade de sua querida Campinas e de seu velho pai atormentava-lhe o coração. Pensando também na sua amada Ambrosina, com quem namorava, moça da família Correa do Lago, Carlos Gomes escreveu essa jóia que se chama Quem sabe?, de uma poesia de Bittencourt Sampaio, cujos versos "Tão longe, de mim distante... " ainda são cantados pela nossa geração.

Dois anos depois desse memorável triunfo, Carlos Gomes apresenta sua segunda ópera Joana de Flandres, com libreto de Salvador de Mendonça, levada à cena em 15 de setembro de 1863.

Como corolário do êxito, na Congregação da Academia de Belas Artes, foi lido um ofício do diretor do Conservatório de Música, comunicando ter sido escolhido o aluno Antônio Carlos Gomes para ir à Europa, às expensas da Empresa de Ópera Lírica Nacional, conforme contrato com o Governo Imperial. Estava, assim, concretizada a velha aspiração do moço campineiro, que, mesmo comovido, ao ir agradecer ao Imperador a magnanimidade, ainda se lembrou do seu velho pai e solicitou para este o lugar de mestre da Capela Imperial. D. Pedro II, enternecido ante aquele gesto de amor filial, acedeu.


Passeando pela Praça del Duomo, em Milão, Carlos Gomes ouviu um garoto apregoando 
"Il Guarani! Il Guarani! Storia interessante dei selvaggi del Brasile!
Era uma péssima tradução do romance de Alencar, mas dali o jovem maestro extraiu 
sua imortal ópera, que, em breve, se tornou mundialmente conhecida
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico

Na Europa - a consagração

O Imperador preferia que Carlos Gomes fosse para a Alemanha, onde pontificava o grande Wagner, mas a Imperatriz, D. Teresa Cristina, italiana, sugeriu-lhe a Itália.

A 8 de novembro de 1863, o estudante partiu, a bordo do navio inglês Paraná, entre calorosos aplausos dos amigos e admiradores, que se comprimiam no cais. Levava consigo recomendações de D. Pedro II para o rei Fernando, de Portugal, pedindo que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão, Lauro Rossi. O jovem compositor passou por Paris, onde assistiu a alguns espetáculos líricos, mas seguiu logo para Milão.

Lauro Rossi, encantado com o talento do jovem aluno, passou a protegê-lo e a recomendá-lo aos amigos. Em 1866, Carlos Gomes recebia o diploma de mestre e compositor e os maiores elogios de todos os críticos e professores. A partir dessa data, passou a compor. Sua primeira peça musicada foi Se sa minga, em dialeto milanês, com libreto de Antônio Scalvini, estreada, em 1 de janeiro de 1867, no Teatro Fossetti. Um ano depois, surgia Nella Luna, com libreto do mesmo autor, levada à cena no Teatro Carcano.

Carlos Gomes já gozava de merecido renome na cidade de Milão, grande centro artístico, mas continuava saudoso da pátria e procurava um argumento que o projetasse definitivamente. Certa tarde, em 1867, passeando pela Praça del Duomo, ouviu um garoto apregoando: "Il Guarani! Il Guarani! Storia interessante dei selvaggi del Brasile!" Tratava-se de uma péssima tradução do romance de José de Alencar, mas aquilo interessou de súbito o maestro, que comprou o folheto e procurou logo Scalvini, que também se impressionou pela originalidade da história. E, assim, surgiu O Guarani, que apesar de não ser a sua maior nem a melhor obra, foi aquela que o imortalizou. A noite de estréia da nova ópera foi 19 de março de 1870.

Não há quem não conheça os maravilhosos acordes de sua estupenda abertura. A ópera ganhou logo enorme projeção, pois se tratava de música agradável, com sabor bem brasileiro, onde os índios tinham papel de primeira plana. Foi representada em toda a Europa e na América do Norte.

O grande Verdi, já glorioso e consagrado, disse de Carlos Gomes, nessa noite memorável: "Questo giovane comincia dove finisco io!"

E, na noite de 2 de dezembro de 1870, aniversário do Imperador D. Pedro II, em grande gala, foi estreada a ópera no Teatro Lírico Provisório, no Rio de Janeiro. Os principais trechos foram cantados por amadores da Sociedade Filarmônica. O maestro viveu horas de intensa consagração e emoção. Depois, O Guarani foi levado à cena nos dias 3 e 7 de dezembro, sendo que, nesta última noite, em benefício do autor. Nesta data, o maestro ficou conhecendo André Rebouças. Após o espetáculo, houve uma alegre marche au flambeaux, com música, até ao Largo da Carioca, onde estava hospedado Carlos Gomes, em casa de seu amigo Júlio de Freitas. Por intermédio de André Rebouças, o compositor foi apresentado ao ministro do Império, João Alfredo Correia de Oliveira, em sua casa, nas Laranjeiras.

Em 1871, a 1º de janeiro, Carlos Gomes vai a Campinas, visitar seu irmão e protetor José Pedro Santana Gomes. Em 18 de fevereiro, com André Rebouças, despede-se do Imperador, em São Cristóvão. E, no dia 23, segue para a Europa novamente.


Na Corte, distante de sua querida Campinas, enlanguescendo de saudades, Carlos Gomes recebe a notícia do casamento de sua amada Ambrosina. E recordou, com mágoa, os versos que lhe dedicara, a melodia que ainda hoje todos cantam: "Tão longe, de mim distante... onde irá... onde irá teu pensamento?..." Foi um rude golpe para o jovem e já consagrado artista
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico

Outras óperas, outros triunfos

Na Itália, Carlos Gomes casou-se com Adelina Péri, que devotou toda sua vida ao maestro. Desse consórcio, nasceram cinco filhos, muito amados pelo compositor. Todavia, um a um foram morrendo em tenra idade, tendo restado somente Ítala Gomes Vaz de Carvalho, que escreveu um livro, em que honrou a memória do seu glorioso pai.

Na península, Carlos Gomes escreveu, a seguir, Fosca, considerada por ele sua melhor obra, Salvador Rosa e Maria Tudor.

Em 1866, recebeu Carlos Gomes, de novo no Brasil, uma justa consagração na Bahia, onde, a pedido do grande pianista português, Artur Napoleão, compôs Hino a Camões, para o centenário camoniano, executado simultaneamente, ali e no Distrito Federal, com grande sucesso.

Carlos Gomes, porém, não mais perseguia somente a glória. Abalado por seguidos e profundos desgostos, doente, desiludido, procurava uma situação que lhe permitisse viver em sua pátria e ser-lhe útil. Seu estado, contudo, era mais grave do que supunha.

De volta à Itália, compôs a grande ópera O Escravo, que entretanto, por vários motivos, não pôde ser representada ali. Foi levada à cena, pela primeira vez, em 27 de setembro de 1867, no Rio de Janeiro, em homenagem à Princesa Isabel, a Redentora, com esplêndido sucesso.


 Morte de Carlos Gomes, inspirada num quadro de De Angelis pertencente à Prefeitura de Belém. Ao lado do leito, vêem-se Lauro Sodré, governador do Pará, grande amigo e protetor do maestro, além de Gentil Bittencourt, vice-governador, D. Macedo Costa, arcebispo do Pará, senador Antônio Lemos, o Visconde de S. Domingos,
e outros ilustres personagens do grande Estado
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico

Os últimos e dolorosos anos

Em 3 de fevereiro, outra vez na Itália, Carlos Gomes estréia, no Scala de Milão, Condor, com grande êxito, pois, nessa peça, apresentara uma nova forma, muito mais próxima do recitativo moderno.

O mal que o levaria ao túmulo, nessa época, fazia-o sofrer dolorosamente. Todavia, as desilusões, as decepções, a ingratidão de seus compatriotas e as dores físicas ainda não lhe haviam quebrado a resistência. Ainda estava à espera de sua nomeação para o cargo de diretor do Conservatório de Música, no Brasil. Nesse tempo, infelizmente, foi proclamada a República, e seu garnde amigo e protetor, Dom Pedro II, é exilado, com grande mágoa de Carlos Gomes. Compôs, ainda, Colombo, poema sinfônico que, incompreendido pelo grande público, não obteve êxito.

Finalmente, após tanto sofrimento, chegou-lhe um convite. Lauro Sodré, então governador do Pará, pediu-lhe para organizar e dirigir o Conservatório daquele Estado. Carlos Gomes volta para a Itália, a fim de pôr em ordem suas coisas, despedir-se dos filhos e reunir elementos para uma obra grandiosa que, apesar de seu estado, sempre mais grave, ainda conseguiu realizar. Amigos aconselharam-no a fazer uma estação em Salso Maggiore, mas ele desejava partir, quanto antes, para sua pátria. Chegou a Lisboa, por estrada de ferro, e recebeu comovedora homenagem. A 8 de abril de 1895, nessa mesma cidade, sofre a primeira intervenção cirúrgica na língua, sem resultados animadores. Embarca, no vapor Óbidos, para o Brasil. De passagem por Funchal, tem o prazer de reabraçar seu velho amigo Rebouças, ali exilado.

Em 14 de maio, foi recebido pelo povo paraense com enternecedoras manifestações de apreço. Sua vida, contudo, estava no fim. Lança-se ao trabalho, prodigiosamente, mas tomba justamente quando o povo de sua terra lhe retribuía o amor e a glória que ele granjeara no exterior.

Diante de seu estado, o governo de São Paulo autoriza uma pensão mensal de dois contos de réis (dois mil cruzeiros, importância vultosa para a época), enquanto ele vivesse e, por sua morte, de quinhentos mil réis, aos seus filhos, até completarem a idade de 25 anos. Nessa ocasião, existiam somente dois filhos do glorioso maestro.

Dias antes de morrer, Carlos Gomes dizia, fatalista: "Qual, o mano Juca não chega... eu sou mesmo o mais caipora dos caipiras..."

Em 16 de setembro de 1896, o Brasil enlutava-se, com a morte do grande artista, do filho que tanto honrara o nome de sua pátria no estrangeiro. O governo paulista solicitou ao do Pará os gloriosos despojos, que hoje se encontram no magnífico monumento-túmulo, em Campinas, sua terra natal, na Praça Antônio Pompeu. Em 1936, em todo o País, foi comemorado o centenário de seu nascimento, com grandes solenidades.


Cena do último ato do Guarani. Em princípios do século XVII, D. Antônio de Mariz, fidalgo português, estabeleceu-se na Serra dos Órgãos, às margens do Paquequer, onde vivia em luta contra aventureiros e índios inimigos dos portugueses, os ferozes Aimorés. Peri, índio goitacá, ama dedicadamente Ceci, filha do nobre lusitano, protegendo-a de todos os perigos. Após forte ataque, em que tudo foi incendiado e perdido, D. Antônio confia a filha a Peri, que a conduz a salvo. Destacam-se, na ópera, sua inigualável sinfonia, o Coro dos Aventureiros, a balada de Ceci, e belos e inspirados duetos entre Peri e Ceci.
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico

Carlos Gomes faz jus também ao nosso reconhecimento pelo seu grande espírito de brasilidade, que sempre conservou, mesmo no estrangeiro. Quando da estréia o Guarani, em Milão, o famoso tenor italiano Villani, escolhido para o papel de Peri, criou um problema: ele usava barbas, e recusava-se a raspá-las. Carlos Gomes protestou: "Onde se vira índio brasileiro barbado?" Mas, afinal, tudo se acomodou. O tenor era um dos grandes cartazes da época e não podia ser dispensado. Assim, acabou cantando, após disfarçar os pelos, com pomadas e outros ingredientes.

A procura de instrumentos indígenas foi outro tormento para o maestro. Em certos trechos de música bárbara e nativa, eram necessários borés, tembis, maracás ou inúbias. Andou por toda a Itália, mas não os encontrou, e foi preciso mandar fazê-los, sob sua direção, numa afamada fábrica de órgãos, em Bérgamo.

Com ele era assim, queria tudo bem brasileiro, à moda da terra...

A imortal música do Nhô Tonico de Campinas continua, por isso, bastante viva no coração de todos os brasileiros, e as melodias de sua magistral "abertura" do Guarani ainda emocionam todos quantos as ouvem.


Um dos últimos retratos de Antônio Carlos Gomes.
O "Tonico de Campinas", graças a seu gênio e tenacidade, conseguiu triunfar em Milão, 
o maior centro musical do mundo, na época, onde se reuniam os grandes autores de óperas
Legenda original e ilustração publicadas com o texto em Trópico