Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0175d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/24/06 21:53:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - INDEPENDÊNCIA
As festas, um século depois

No sesquicentenário, a lembrança das comemorações de 50 anos antes
Leva para a página anterior
Na sua edição especial de 7 de setembro de 1972, comemorativa do sesquicentenário da Independência do Brasil - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda -, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria:
 


Reprodução parcial da matéria original

No centenário do Grito, Santos ganha monumentos

Santos, a terra dos Andradas, de onde o príncipe D. Pedro partira, na manhã do dia 7 de setembro de 1822, em viagem de retorno à Capital, e durante a qual ocorreria o histórico "Grito do Ipiranga", ao se completar o primeiro centenário do acontecimento, organizou programa dos mais extensos para assinalar a data.

Nesse dia, 7 de setembro de 1922, os santistas receberam dois importantes monumentos, ambos relembrando feitos de filhos da terra de Braz Cubas: o primeiro aos Andradas, no Gonzaga, e o segundo no então Largo do Rosário (atual Praça Rui Barbosa), ao padre Bartolomeu de Gusmão "O Voador", o homem que pela primeira vez tentou a conquista dos ares. Além desses monumentos, Santos assistia, festivamente, à abertura da Bolsa Oficial de Café, antiga aspiração dos que negociavam com a preciosa rubiácea, já então o esteio de nosso comércio com o Exterior.


Foto publicada com a matéria

O programa das comemorações do I Centenário da Independência em Santos foi o seguinte:

Alvorada, às 5 horas, e salva de morteiros no Monte Serrate.

Às 8 horas - Missa campal a grande orquestra, no local da fundação da Cidade, atual Praça da República, em frente à estátua de Braz Cubas, fundador da Cidade. O clero, sacerdotes e celebrantes paramentados, acompanhados das irmandades e associações religiosas, sairão da Igreja da Ordem 3ª do Carmo, em demanda do local da missa, às 7,45 horas, precisamente. Finda a solenidade religiosa, realiza-se uma procissão cívica ao túmulo de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência, no Convento do Carmo, sendo aí depositadas coroas de flores pelo presidente da Câmara, prefeito municipal, Comissão Executiva do Monumento aos Andradas, em nome do povo e cidade de Santos.

Às 9 horas - Juramento à Bandeira, no Grupo Escolar "Dr. Cesário Bastos", pelos escoteiros de Santos.

Das 12 às 13 horas - Paço Municipal - Os srs. presidente da Câmara, prefeito municipal e vereadores receberão, no Paço Municipal, cônsules, autoridades e pessoas gradas, representantes de associações etc.

Às 13 horas - Desfile militar e escolas dos Tiros nºs. 11 e 598, companhia da Escola de Aprendizes Marinheiros, escoteiros de Santos, companhia de guerra da Escola de Comércio "José Bonifácio", alunos do Liceu Feminino Santista, comissões de alunos de escolas, que, com os respectivos diretores e professores, formarão na Praça da Independência.

Às 14 horas - Inauguração do Monumento aos Andradas: - Discurso do sr. dr. Eugênio Egas, orador oficial da Comissão Executiva do Monumento, fazendo entrega do monumento ao governo da cidade. O sr. coronel Joaquim Montenegro, prefeito municipal, agradece a entrega e confia o monumento à guarda do povo.

Hinos da Independência e Nacional, cantados por alunos da Escola de Comércio "José Bonifácio" e do Liceu Feminino Santista.

Às 14,30 horas - Visita à herma de Xavier da Silveira, na Praça Mauá.

Às 14,40 horas - Inauguração da Bolsa Oficial do Café.

Às 15,10 horas - Inauguração do monumento ao padre Bartolomeu de Gusmão, no Largo do Rosário. No monumento são prestadas homenagens ao rei D. João V, de Portugal; Santos Dumont, Gago Coutinho e Sacadura Cabral e à Academia Aeronáutica "Bartholomeu de Gusmão", de Paris; Aero Clube de Portugal, de Lisboa, e Aero Clube Brasileiro, do Rio de Janeiro.

Discurso oficial pelo sr. comendador João Manuel Alfaya Rodrigues, vice-presidente da Câmara Municipal, alusivo ao ato.

No Largo do Rosário, formarão os alunos dos ginásios Santista e 28 de Setembro, Colégio N. Sra. do Carmo, Instituto D. Escolástica Rosa, com a respectiva banda de música, e associações esportivas (cada clube se fará representar por onze associados, com os seus respectivos uniformes).

As cerimônias das inaugurações serão honradas com a presença do exmo. sr. presidente do Estado, findas as quais Sua Exa. regressará a São Paulo, pela Estrada Vergueiro, sendo acompanhado até as divisas da cidade pelas autoridades municipais.

Às 19 horas - Iluminação das praças, avenidas e ruas centrais e concertos musicais nas seguintes praças:

Praça da Independência, banda do Corpo de Bombeiros;
Praça José Bonifácio, S. M. Colonial Portuguesa;
Praça Mauá, S.M.R. "Companhia Construtora";
Largo do Rosário, S.M. União Portuguesa;
Praça da República, Tiro de Guerra nº 593.

Às 20 horas - Banquete no Parque Balneário Hotel, oferecido pelo corpo consular de Santos à municipalidade.

Às 23 horas - Grande baile no Clube XV, oferecido às famílias santistas, em homenagem à Câmara Municipal.

(Departamento de Pesquisas)


Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série