Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden49.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/02/11 23:38:35
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO BRASIL
Sepetiba/RJ

Clique na foto para ver a imagem original
Bonde de Sepetiba, em foto de Augusto Malta, datada de 24/8/1910

Foto: Augusto Malta, no acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ, referência MT37

No dia 17 de outubro de 1882, pelo Decreto 8.711, foi concedido o privilégio para a construção de um ferro-carril entre a estação de Santa Cruz da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a localidade de Sepetiba, sendo a linha inaugurada em 28 de julho de 1884.

A linha terminava no cais de Sepetiba, de onde partiam pequenos barcos a vapor para Parati, com escalas em Mangaratiba e Angra dos Reis. Tanto o bonde quanto os barcos eram explorados pela mesma companhia.

A linha tinha 11 km de extensão, com bitola de 0,82 metro. No trecho, em 1908, eram realizadas 3 viagens/dia/sentido. A linha foi extinta em novembro de 1910.

Clique na foto para ver a imagem original
A mesma imagem, em preto-e-branco, em 1910

Foto: Augusto Malta, no acervo do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ, referência MT37


 
 

A viagem pelos trilhos do Brasil continua em breve...

Carlos Pimentel Mendes